terça-feira, 7 de abril de 2015

Curiosidades

Dicas sobre como Visitar um Museu


Eu adoro visitar museus e dos que mais tenho pena de não ter conseguido ver totalmente é o Louvre, sendo que terei que lá voltar pelo menos mais uma vez na vida.
Hoje deixo aqui dicas para saber como deve visitar um museu para aproveitá-lo ao máximo.
Museu do Louvre
Antes de ir ao museu deverá fazer uma breve pesquisa sobre a exposição que irá visitar. Por exemplo, vai ao Louvre para a ver a Mona Lisa mas nem sequer sabe quem a pintou ou as curiosidades em torno desta, deixa a sua visita menos interessante e passa a ser um quadro de uma senhora sentada onde fazem fila para a ver.

Deverá ir com tempo para a visita, quando se vai fazer uma visita seja a um museu ou outra instituição, como um palácio, há a opção (na maioria das vezes) de ter uma visita guiada ou não.

  • No caso de optar por uma visita guiada, deverá aproveitar ao máximo as informações dadas e fazer perguntas a quem vos acompanha, essa pessoa terá (ou espera-se que terá) os conhecimentos para todos os tipos de dúvida que suscitem durante a visita.
  • No caso de fazer a visita sem guia, terá o tempo todo do mundo para ver o local, ou seja poderá ocupar o tempo que tem a ver todos os pormenores do museu, para isto conta com as informações adicionais que normalmente os locais disponibilizam.
  • Nunca deve estar mais do que três horas, porque a pessoa fica cansada e acaba por não absorver mais informações. Como nem tudo é possível, há museus que tem que se passar quase uma semana para ver completo, logo passa-se facilmente um dia lá como o museu do Louvre (Paris - França), Metropolitan (Nova Iorque - EUA) ou British Museum (Londres - Inglaterra).
Deverá visitar o museu de manhã, quando está mais desperto e não cansado com a atividade do dia. No resto do dia, faça algo diferente, de preferência ao ar livre.

Crianças em museus por vezes não é boa ideia, ou seja, na grande parte das vezes. Eles não percebem o que estão a ver e acabam por se aborrecer e aborrecer quem as acompanha. No entanto, há alguns locais que para as crianças podem ser bastante divertidos, também depende se a visita é de uma forma interativa ou não. No entanto deverá-se estimular a que as crianças se interesse por obras de arte, através de livros de pintura para crianças.

Deverá evitar a ida a museus durante o fim de semana, porque é quando todos decidem ir, claro que também é quando as pessoas demonstram mais disponibilidade. Tente ir durante a semana, nas férias ou em algum dia de folga. Assim evita, as grandes filas.

Para ir a museu não precisa ir propriamente formal, mas também não vamos de calções e chinelos de enfiar o dedo. Leve sapatos e roupas confortáveis, umas calças de ganga e uns ténis é o mínimo. Deixe as malas e os casacos mais pesados de fora e vá de mãos livres.


Em grande parte dos museus é proibido fotografar, pois pode prejudicar as obras que lá estão expostas. Deve evitar os estímulos de agarrar na máquina/telemóvel para fotografar, irá evitar o embaraçoso chamar de atenção dos seguranças. Se quer uma recordação desse museu deverá dirigir-se à loja do museu.
Correr, falar alto, discutir ou tocar nas obras é de todo o oposto daquilo que se espera quando se vai a um museu. Se estiver cheio, não fique nervoso nem tente disputar espaço com outras pessoas. Ande devagar, com os pés bem colocados no chão, respire com consciência, relaxe os braços, os ombros, o rosto... Concentre-se no momento.

Quanto mais calmo estiver, mais aberto para assimilar a experiência proposta e perceber os pensamentos e as emoções estará.

Procure decifrar a obra. A arte tem um poder de estimular todo um processo de questionamento. O que o autor quer dizer com isto? O que esta obra provoca? O que me faz sentir? Quando uma obra lhe chamar a sua atenção, dedique-lhe um tempo maior.

Mary

Sem comentários:

Enviar um comentário