quinta-feira, 30 de abril de 2015

Curiosidades

Religião Amish


São um grupo religioso cristão anabatista, sobretudo nos EUA e Canadá.

São conhecidos pelos seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrónicos, como telefones e carros.

São descendentes dos grupos suíços de anabatistas chamados de Reforma Radical. Estes, também conhecidos como "os irmãos suíços" tiveram as suas origens com Felix Manz e Conrad Grebel.
Felix Manz
Conrad Grebel

O movimento Amish começou com Jacob Amman, um líder suíço dos Mennonitas que acreditava que estes estavam a afastar-se dos ensinamentos de Simons (padre católico holandês que se converteu ao Anabatismo).
Jacob Amman
Os primeiros Amish começaram a ir para os EUA no século XVIII, para evitar perseguições e o serviço militar obrigatório. Os primeiros imigrantes foram para o condado de Berks, na Pensilvânia.
Pensilvânia
No início do século XXI apontava-se a existência de 198 mil membros da comunidade Amish no mundo, sendo 47 mil apenas na Pensilvânia.

Os Amish preferem viver afastados da restante sociedade. Eles não fazem serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do Governo.

A maioria fala um dialeto alemão conhecido como "Alemão da Pensilvânia".

Dividem-se em irmandades, que por sua vez se divide em distritos e congregações. Cada distrito é independente e tem as suas próprias regras de convivência.

Não gostam de ser fotografados, interpretam segundo a Bíblia, que um cristão não deve manter a sua própria imagem gravada.

O culto Amish é praticado da mesma forma desde a conceção do Anabatismo na época da Reforma. O culto é voltado a Deus e não tem o carácter evangelizador.

Não constroem igrejas, assim reúnem-se em casas privadas ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu.

O modelo dos vestuários, a carroça e o lampião tornaram-se os símbolos dos Amish e provavelmente não vão mudar. O modelo do vestuário enfatiza que a pessoa Amish é separada do mundo não-Amish, mas é também parte de uma comunidade de iguais.

Os homens vestem ternos pretos sem lapelas ou botões, as camisas são brancas ou azuis, suspensórios pretos, sapatos ou botas pretas, chapéus de aba larga em feltro preto ou palha natural. Usam os cabelos aparados e barba (se for casado), mas não bigodes, por serem associados a oficiais militares.

As mulheres usam um vestido largo de couro fino até ao tornozelo com meias pretas, um avental, sapatos ou botas pretas, manto preto ou branco. São usadas apenas cores pesadas, as mais escuras são as preferidas, mas nunca estampadas. Não cortam os cabelos, mas os mantém soltos e sempre cobertos se forem batizadas.

Normalmente fazem as suas próprias roupas, em geral compram o tecido e a linha numa loja. Objetos como chapéus, sapatos e suspensórios podem ser comprados já feitos.

A ideia é que o guarda-roupa limitado elimine o orgulho e a inveja que vêm com a moda, além do desperdício de tempo e dinheiro.

A carroça, do mesmo modo, promove a igualdade e limita as viagens, mantendo as comunidades juntas.

O lampião, uma luz não-elétrica, não necessita de conexões exteriores da comunidade.

Os Amish não estão de facto "parados no tempo", embora a vida social e caseira permaneça essencialmente inalterável, os Amish adotam novas tecnologias que passam por um exame rigoroso para serem aceites. Uma tecnologia pode ser aceite, por razões práticas ou comerciais, mas nunca por desejo ou divertimento.

Uma tecnologia é provavelmente rejeitada se é radicalmente diferente ou possa ter implicações sociais. Ouvir rádio enquanto são feitos os trabalhos domésticos seria considerado uma distração desnecessária. Qualquer tecnologia que é vista como degradação da vida espiritual ou familiar é rejeitada de imediato. A televisão está definitivamente fora de questão, pois traz valores questionáveis para casa.

A casa dos Amish é algo que não sofreu grandes alterações desde o século XVIII, mas é contudo, um refúgio do mundo. Os móveis e decoração são de estilo funcional e simples. Alguns dos utensílios domésticos, como um fogão, talvez seja um pouco mais novo, mas não há eletricidade para trabalhar com utensílios modernos.

Toda a iluminação é à base de velas ou óleo e gás. Botijas de gás são aceites, embora a botija possa ser cara, pouco mais é necessário num lugar onde se vai comer, dormir, ler, estudar a Bíblia e socializar com a família.

É permitido o uso de motores a gás nos equipamentos da fazenda, mas todos os equipamentos devem usar cavalos para locomoção. Vento, água e energia solar são também permitidas como fontes de energia porque promovem o isolamento.

É permitido que um Amish use um transporte moderno, no entanto, desde que não o faça por curiosidade ou o guie. Algumas viagens são uma necessidade com o crescimento das comunidades. Os Amish têm vindo para o oeste para comprar terras para os jovens casais. Algumas das mais novas comunidades Amish estão em Utah.
Utah
No comércio, os Amish preferem lidar com algumas pessoas confiáveis. Lojas familiares são mais a sua preferência do que uma grande cadeia de lojas. As lojas gerais ou familiares com carroças do lado de fora são uma atração natural para os turistas. Um pequeno negociante que queira fazer negócio com os Amish deve encontrar alguém que o apresente e, dependendo do caso, levar um documento de apresentação assinado.

Os Amish solteiros escolhem os seus próprios maridos e mulheres, e a mulher está muito envolvida no processo. O namoro começa sempre com um jovem levando e trazendo a rapariga para muitos eventos de canto ou domingos de culto. É permitido aos casais passar um tempo juntos a sós, mas passar este tempo sozinhos atrás de portas fechadas seria um escândalo. Mas como é possível namorar em todo o lado, os casais gostam de ficar juntos longe da vista e ouvidos dos outros. As varandas são adequadas e serão sempre vistos em carroças abertas.

O casamento é um dos maiores passos da sociedade Amish, a preparação e a execução são muito envolventes.
Os casamentos ocorrem depois da colheita do Outono. Novembro é o mês favorito, porque o tempo frio do Inverno não começou ainda.
16 Anos é a idade que o namoro começa, mas os casais provavelmente estarão com 20 ou mais quando se casam. As duas partes devem ser membros da igreja.

Embora seja óbvio para todos quando o namoro fica sério, a intenção de casar é mantida em segredo até julho ou agosto. O homem dá à mulher um presente prático (nenhuma jóia) e a mulher informa a família. Duas semanas depois da comunhão do Outono, aqueles casais que forneceram as credenciais apropriadas, tornam-se público, isto é, no fim do serviço religioso do domingo, o diácono lê os nomes das mulheres que pretendem casar-se e o homem com quem se irão casar. Os casais não assistem a este culto, estes estarão em casa da noiva almoçando a sós.

O casamento e a "receção" acontecem na casa da mulher. Ela e a sua família trabalham para fazer os preparativos. O homem está fora a distribuir convites pessoalmente. A lista de convidados estende-se a centenas de pessoas.

A cor do vestido de noiva predileto é o azul. Deve ser novo, mas será usado em futuras ocasiões formais. O vestido é sem laços ou calda. A noiva e o noivo usam sapatos pomposos e os homens podem usar laços. Os recém-casados passam a primeira noite na casa dos pais da noiva.

A "lua-de-mel" consiste em visitas noturnas no fim-de-semana para vários parentes, enquanto novos amigos são feitos e presentes de casamento são recebidos. Os recém-casados vivem com os pais da mulher até à Primavera, quando vão estabelecer a sua própria casa.

Mary

terça-feira, 28 de abril de 2015

Sexo é Tabu?

Estou de volta, decidi publicar os resultados de um estudo que foram realizados sobre o Sexo no Casamento. Espero que gostem



A Verdade Sobre o Sexo no Casamento



Se o amor ainda não é suficiente para que esteja confiante, estes fatos científicos sobre o casamento e sexo podem reforçar a sua confiança.



De acordo com investigadores do Centro de Promoção da Saúde Sexual da Escola de Saúde, Educação Física e Recreação da Universidade do Indiana, as pessoas casadas estão fazer mais sexo do que pessoas solteiras! As estatísticas mostram que o ano passado, 61 por cento dos solteiros não fizeram sexo em comparação com 18 por cento dos casais casados.



Pessoas casadas com uma vida sexual ativa, relataram níveis mais elevados de satisfação geral. A pesquisa mostra que casais que têm relações sexuais com pouca frequência têm menor satisfação sexual e no relacionamento.



De acordo com um relatório "sexualidade no casamento, namoro, e outras relações: Uma Revisão da Década", publicado no Journal of Marriage and Family, os casais que estão casados alegaram os níveis mais altos de satisfação sexual. Casais individuais ou em coabitação ainda têm de corresponder-se com as estatísticas apresentadas.



O amor é o suficiente para causar desejar nas pessoas casadas. De acordo com uma pesquisa realizada pela iVillage, 59 por cento das mulheres e 50 por cento dos homens afirmaram que o amor pelos seus parceiros foi o suficiente para excitá-los. Bye-bye gravatas de seda e tiras de couro.



A mesma pesquisa também descobriu que o sexo torna-se mais previsível depois do casamento. No entanto, para 80 por cento dos homens e 60 por cento das mulheres, isso não é necessariamente uma coisa má.



Sexo entre marido e mulher mostra um declínio nos níveis de stress entre homens e mulheres. Então, da próxima vez que se sentir stressado, esqueça os longos banhos ou massagens com óleo, e concentre-se no seu parceiro.



Outro estudo realizado mostrou que os casais que estão juntos há mais tempo, pensa mais no prazer do parceiro do que no seu.



Uma pesquisa iVillage afirma que 52 por cento das mulheres casadas e 49 por cento dos homens casados revelaram que o ato sexual era mais quente antes da chegada dos filhos. No entanto, uma pequena percentagem de homens (22 por cento) e mulheres (oito por cento) afirmam que o sexo é muito mais gratificante depois da maternidade.



Segundo um artigo publicado na revista Archives of Sexual Behavior, um número surpreendente de casais com mais de 50 anos, afirma fazer mais sexo.



Casais maduros têm atribuído diretamente ao sexo frequente e satisfatório o facto de as coisas correrem melhor no casamento e na vida, em geral.




Espero que tenham gostado :)


Até Breve!






Meggz

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Entre Tachos e Panelas


Hoje vou vos deixar aqui uma receita simples de sopa de peixe, espero que gostem!


Sopa de Peixe





Doses: 4 porções
Tempo de preparação: 40 minutos

Ingredientes:
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • Sal a gosto
  • 1kg de cação cortados em cubos
  • 1 galho pequeno de manjericão
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Preparação
Numa panela grande, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Junte o vinagre e frite mais um pouco. Adicione o extrato de tomate, o leite de coco, o sal, o peixe, uma xícara e meia (chá) de água e o manjericão. Deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos com a panela semitampada. Desligue, retire o manjericão, acrescente a salsa, a pimenta e sirva a seguir acompanhada de torradas.

Espero que tenham gostado da sugestão.


Até Breve!







Meggz

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Hoje é Dia de Quê?

Dia da Terra


Dia criado por Gaylord Nelson (1916-2005), a 22 de abril de 1970.
Gaylord Nelson
Tem como objetivo criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Mary

terça-feira, 21 de abril de 2015

Tragam as Pipocas

Diana


Este filme retrata a vida da princesa Diana já no pós-divórcio. 
Filme "Diana"
Mostra o seu romance com o cirurgião Hasnat Khan, até à sua morte na França.
Cenas do filme "Diana"
O filme não é recomendado para menores de 12 anos. Estreou a 18 de outubro de 2013. O filme tem a duração de cerca de 1h50.

As duas personagens principais são representadas por:
  • Noami Watts que faz da princesa Diana
Noami Watts em Diana, no filme "Diana"
  • Naveen Andrews que faz de Hasnat Khan
Naveen Andrews em Hasnat Khan, no filme "Diana"

Para quem está à espera de um filme sobre a vida toda da princesa, não é isso que encontra aqui, mas sim uma parte da sua vida.
Cenas do filme "Diana"
Mary

domingo, 19 de abril de 2015

Pelos Caminhos do Mundo


Vulcões incandescentes, montanhas escorregadias, alturas vertiginosas, trilhas sinuosas e ambientes inóspitos: algumas atrações turísticas são impressionante mente belas, porém camuflam ameaças mortais. Esqueça os destinos urbanos mais perigosos do mundo, os grandes obstáculos aqui vem da Mãe Natureza.

O Mont Blanc, uma das 16 mais belas montanhas do planeta, faz parte desta lista. Embora seja um destino que todo e qualquer turista deseja visitar, não se pode ignorar seus perigos reais. A icónica montanha possui travessia arriscada, empecilhos ocultos pela neve, poderosas ventanias e um frio massacrante.

Já o estado norte-americano da Flórida não esconde apenas paradisíacas ilhas ao longo de sua área, como também mares perigosos e povoados por diversas espécies de tubarões. É o lugar no mundo onde se tem o maior número de ataques mortais do mais temido peixe, e grande parte deles ocorrem nas praias de New Smyrna Beach, cidade localizada 89 quilómetros a nordeste de Orlando e de seus parques temáticos.



Os Atrações Turísticas mais Mortais do Planeta 


  1. Antártida

          


O continente mais meridional do planeta é também um de seus mais belos e fantásticos destinos, com cenários capazes de deixar qualquer um de queixo caído. Porém, sua maior desvantagem é possuir condições climáticas extremas, podendo cair para até menos 80 graus Celsius. Em decorrência de tais dificuldades, os passeios turísticos somente são oferecidos durante os meses de verão.


 2.   Teahupoo, Taiti

    


Eleita um dos dez locais de surfe mais mortais do mundo pelo site Transworld Surf, tem ondas que podem variar de três a sete metros de altura, dependendo do clima e da hora do dia. O que faz essas ondas serem tão perigosas é a formação de corais bem abaixo delas. Desde o ano 2000 já foram registradas cinco mortes aqui, de acordo com o jornal "The Australian".


3.   Etna, Itália



Localizado na parte oriental da ilha da Sicília, este é o vulcão mais ativo da Europa na atualidade. Os moradores locais já estão acostumados e praticam caminhadas, ciclismo e até esportes de inverno durante os meses mais frios do ano. Os turistas, porém, podem se assustar com as erupções constantes deste vulcão.

4.  Mount Hua Shay, China


Esta caminhada de 2.154 metros sobre pranchas colocadas na encosta de penhascos é notória por ser uma das mais mortais trilhas do mundo. A pequena passarela foi erguida na montanha sagrada taoísta e inclui subidas verticais, escadas íngremes e passagens estreitas, com apenas uma pequena corrente de sustentação. Seus perigos ceifam mais de cem vidas todos os anos.
  5.   Yosemite National Park's Half Dome, EUA



Somente profissionais experientes estão aptos a escalar os últimos 120 metros desta montanha mortal. Ainda assim, já foram relatadas cerca de 60 mortes aqui, a maioria tendo escorregado na rocha molhada e caído no fundo do precipício, conhecido como as "Placas da Morte". Há, ainda, ocorrências de tempestades de raios na região.

6.  Cliffs of Moher, Irlanda



Esta é uma das mais icônicas atrações naturais deste divertido país e um popular destino turístico, atraindo mais de um milhão de visitantes anualmente. As impressionantes falésias, com altura de até 120 metros de xisto e arenito, são o lar de 30 mil aves. Todavia, a falta de corrimãos é um perigo real aqui e não é incomum haver pessoas escorregando para a morte.


  7.   A Estrada da Morte, Bolívia



É como é conhecida a estrada Yungas del Norte, um estreito e sinuoso caminho de 70 km de extensão entre as montanhas bolivianas. Seu cenário deslumbrante atrai mais de 25 mil ciclistas anualmente, mas o local está coberto por pequenas cruzes de madeira que marcam os acidentes fatais. Um estudo do Inter-American Developement Bank concluiu que cerca de 300 pessoas perdem suas vidas aqui todo ano.


  8.   Monte Ama Dablam, Nepal



Com 6.812 metros de altitude, esta é uma das mais populares montanhas da Cordilheira do Himalaia. Seu nome significa "Mãe e Colar de Pérolas" e seus encantos atraem escaladores durante todo o ano. Contudo, o frio intenso e a encosta íngrime já vitimou dezenas de pessoas, sendo o mais recente incidente em 2006, quando um colapso glacial matou seis montanhistas.
  
  9.   Hawaii Volcano Helicopter Tours, EUA  



Uma das mais espetaculares e perigosas atrações turísticas no Havaí é o passeio de helicópteros por cima de seus vulcões em constante atividade sísmica. No entanto, jorros de lava podem atingir quilômetros de altura, já tendo causado a morte de 30 pessoas que sobrevoavam o local. Além da lava ardente, gases vulcânicos mortais constituem outro perigo real aos turistas.



 10.  Kokoda Track Papua, Nova Guiné



Esta selva encontra-se localizada em terreno inóspito e ficou famosa durante a Segunda Guerra Mundial, por ter sido palco da batalha entre australianos e japoneses em 1942. O circuito possui pouco menos de cem quilômetros, em meio à mata fechada, rios traiçoeiros e encostas íngremes. Seis pessoas já perderam suas vidas aqui e 50 tiveram que ser socorridas por resgate aéreo, conforme dados divulgados pela SBS World News.



  11.  Mont Blanc, França



Com picos de 5.000 metros de altura e gélidos ventos que atingem até 95 quilômetros por hora, este é certamente um dos mais perigosos locais do mundo para esportistas. Contudo, sua fama atrai todos os anos cerca de 20 mil aventureiros ávidos para escalá-lo. Infelizmente, de acordo com a revista Climbing Mont Blanc, entre 30 e 70 pessoas perdem suas vidas por ano tentando tal feito.


   12.  New Smyrna Beach, EUA



Segundo dados da International Shark Attack File, ocorreram 701 ataques de tubarões em todo o mundo entre os anos de 2004 e 2014. Destes, 219 aconteceram na Flórida, batendo outros perigosos locais, como Austrália e Havaí. Localizada entre o Oceano Atlântico e o rio Indian, esta é a praia em todo o mundo que possui mais ataques de tubarões por quilômetro quadrado.


   13.   Skellig Michael, Irlanda



Trata-se de uma ilha situada no Oceano Atlântico, no Condado de Kerry. Por abrigar um antigo mosteiro cristão tornou-se Patrimônio Mundial da Unesco em 1996. O perigo aqui está na subida de aproximadamente 600 degraus com mais de mil anos de idade. A travessia é arisca, especialmente durante ou após tempestades, contudo até hoje não existem corrimãos ou cercas no local.

  14.  The Colorado River System, EUA



Este rio tem mais de 2.300 km e engloba partes de dois estados do México e sete dos Estados Unidos. É um dos mais belos e perigosos sistemas fluviais do mundo. Em 2014, ocorreram aqui 15 mortes somente nos sete primeiros meses do ano. A Colorado Parks and Wildlife Department culpou os altos níveis de água em decorrência do derretimento da neve.


   15.  Grand Canyon, EUA



A cada ano aproximadamente 4,5 milhões de turistas visitam esta conhecida atração norte-americana. Seu visual é realmente inspirador, porém, de acordo com as estatísticas do parque, em média 12 pessoas por ano perdem suas vidas aqui. As causas das mortes vão desde a exaustão, causada pelo calor, desidratação e fome, até o suicídio.



Espero que tenham gostado :)



Até Breve!




Meggz