Dia Internacional do Idoso
Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade.A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à síndrome da fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças.
Os idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco, diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória.
No mundo, o número de pessoas com 65 anos de idade ou mais está crescendo mais rapidamente que antes. A maioria acontece nos países desenvolvidos. Na maior parte do mundo, as mulheres vivem, em média, quatro anos a mais que os homens.
Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050.
O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e a diminuição dos níveis de fecundidade.
Dia Internacional do Idoso
Foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas - ONU, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário