Hóquei em Patins
Bem é um desporto que pouco conheço, e por isso decidi fazer este post, para além do meu namorado ser jogador de hóquei em patins é um desporto que descobri com ele, e há coisas que quando vejo um jogo lá tenho que perguntar porque aquilo é assim ou daquela forma...Então...
Trata.se de um desporto coletivo que se joga num ringue de patinagem, onde os jogadores adam sobre patins e usam um stick para conduzir a bola, com o objetivo de a introduzir na baliza adversária.
Tradicionalmente é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes.
O equipamento utilizado é: patins, stick e bola. Como equipamento de proteção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda-redes, proteção de coxa e máscara para a cabeça.
Equipamento de hóquei em patins |
O Organismo máximo desta modalidade a nível mundial é o CIRH - Comité Internacional de Hóquei em Patins e a nível europeu é a CERH - Comité Europeu - que é responsável por todas as provas existentes no continente europeu.
CIRH - Comité Internacional de Hóquei em Patins |
As principais provas a nível de seleções masculinas e femininas são o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins e o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins.
As origens deste desporto são muito antigas. Foi encontrado um baixo-relevo egípcio, que mostrava um grupo de crianças batendo uma bola com um bastão muito grosso.
Antecedente do hóquei no Antigo Egito |
Em Atenas foi encontrado um baixo-relevo da civilização clássica grega, que representa vários jogadores em posição de jogar uma bola e empunhado aléus (sticks).
Em França, no final da Idade Média, o jogo mais conhecido por Crosse e por vezes chamavam-lhe Hoquet, que possivelmente, deu origem em inglês a Hockey.
Ilustração do hóquei na Idade Média |
Outros defendem que o Hóquei de de patins, de rodas ou de gelo, constitui uma derivante do jogo Bandy, cujo termo em inglês designa cajado e que era praticado pelos Índios Americanos.
A divulgação do primeiro patim de rodas é atribuída ao belga Joseph Merlin, mas foi a partir do jogo elástico do americano James Plympton que se deu a grande expansão da patinagem.
Em Inglaterra começou a ser praticada em 1877. Mas de uma forma competitiva e organizada, só em 1905. Em 1949 passou a chamar-se Roller Hockhey. A Inglaterra venceu o primeiro campeonato da Europa, em 1926, e do mundo em 1936.
Foi a partir da Segunda Guerra Mundial que Portugal e Espanha passaram a dominar o hóquei patinado europeu. Em 1947 Portugal venceu os terceiros campeonatos da Europa, realizados em Lisboa. A partir daí a população portuguesa ficou definitivamente conquistada por este emocionante desporto, o qual passou a ser unanimemente considerado modalidade nacional.
Seleção Portuguesa de Hóquei em Patins - Campeões do Mundo pela 3ª. vez consecutiva e Campeões da Europa 1949/50 |
Atualmente o hóquei é praticado em cerca de 60 países e tem como principais potências Portugal, Espanha, Itália e a Argentina, estando muitos outros países em crescimento nesta modalidade.
O país com maior número de títulos mundiais é Portugal, seguido pela Espanha. Em Portugal existem atualmente cerca de 150 clubes, com a modalidade de hóquei em patins no ativo.
Equipa portuguesa no Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, em São Paulo no Brasil em 1966 |
Portugal
Julga-se que o hóquei em Portugal, teve a sua origem no jogo da Choca. Esse jogo era jogado por cinco jogadores munidos de um pau, uma pequena bola de madeira que tinha o nome de reca, choca ou porca.O primeiro relatório histórico, em Portugal, remete-nos para 1873, data que D. Maria Pia terá apresentado os primeiros patins em Mafra. Durante muito tempo a patinagem esteve ligada à aristocracia.
D. Maria Pia |
O primeiro ringue foi construído na antiga cidade de Lourenço Marques. Os primeiros registos de patinagem em recintos públicos apontam para o Colégio Militar e Escola Académica de Lisboa.
Os ingleses foram os responsáveis pela realização do primeiro jogo entre equipas portuguesas, em 1912, com equipamentos cedidos por eles. Os ingleses terão sido os grandes impulsionadores e influenciadores do início da prática do Hóquei em Patins em Portugal.
A Federação Portuguesa de Patinagem foi fundada em 1933. Em 1939 organiza os primeiros campeonatos nacionais, os quais foram ganhos pelo Sporting.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário