sábado, 11 de outubro de 2014

Sexo é Tabu?

Homossexualidade


Refere-se à "característica" de um ser, humano ou não, que sente atração física, estética e emocional por outro do mesmo sexo ou género.

A homossexualidade é uma das quatro principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade, a heterossexualidade e a assexualidade, além de também ser registada em cerca de cinco mil espécies de animais.

Ao longo da história da humanidade, os aspetos individuais da homossexualidade foram admirados, tolerados ou condenados, de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e nas épocas em que ocorreram.

Quando eram admirados, esses aspetos eram entendidos como uma maneira de melhorar a sociedade, quando condenados, eram considerados um pecado ou algum tipo de doença, sendo, em alguns casos, proibidos por lei.

Muitas figuras históricas, como Sócrates, Lord Byron, Eduardo II da Inglaterra e o Imperador Romano Adriano tiveram termos como homossexual ou bissexual aplicados a eles. Uma linha comum de argumento construcionista é que ninguém na antiguidade ou na Idade Média experimentou a homossexualidade como um modo de sexualidade exclusivo ou permanente.
Sócrates
Lord Byron
Eduardo II de Inglaterra
Imperador Romano Adriano
Desde meados do século XX a homossexualidade tem vindo a ser desclassificada como doença e descriminalizada em quase todos os países desenvolvidos e na maioria do mundo ocidental.

O estatuto jurídico das relações homossexuais ainda varia muito de país para país. Enquanto em alguns países o casamento homossexual é legalizado, noutros, certos comportamentos homossexuais são crimes com penalidades severas, incluindo a pena de morte.

Atualmente, as principais organizações internacionais de saúde afirmam que ser homossexual ou bissexual é uma característica compatível com uma saúde mental e um ajustamento social completamente normais, tais instituições médicas também não recomendam que as pessoas tentem alterar a sua orientação sexual.

Em muitas culturas, as pessoas homossexuais são frequentemente alvos de preconceito e discriminação. O preconceito e a discriminação são as prováveis formas de homofobia, que são as atitudes negativas, preconceitos e discriminações a favor de relacionamentos e da sexualidade entre pessoas de sexo oposto.

A homofobia é o medo, aversão ou discriminação contra homossexuais. Manifesta-se de formas diferentes e um número de diferentes tipos de comportamentos homofóbicos têm sido registados. Quando tais atitudes se manifestam como crimes muitas vezes são chamadas de crimes de ódio e ataques contra homossexuais.

Nos Estados Unidos, o FBI informou que 17,6% dos crimes de ódio relatados à polícia em 2008, basearam-se em vista a orientação sexual. 57,5% destes ataques foram contra homens gays. O assassinato, em 1998, de Matthew Shepard, um estudante homossexual, é um dos incidentes mais notórios dos EUA.
Matthew Shepard

Num próximo post farei uma referência a várias figuras públicas que são homossexuais ou bissexuais.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário