As Primeiras Férias do Bebé
Que destino escolher? Será que a banheira cabe no porta-bagagens do carro? Afinal o bebé pode ou não ir a praia? São tantas as perguntas e preocupações na altura de ir de férias pela primeira vez com o bebé. Por isso vou tentar esclarecê-las.
O Destino
Não há certos nem errados mas, se as férias incluem um bebé, pensar no seu bem-estar começa na escolha do destino. Assim, como sugere o pediatra e neonatologista Jorge Azevedo Coutinho, ao escolher o destino de férias há que ter bom senso e saber adequá-lo à idade da criança e às suas necessidades: “as crianças muito pequenas exigem cuidados e atenções e muitas toleram mal viagens, hotéis, restaurantes, etc., pelo que, nestes casos, são de evitar férias em países longínquos e viagens muito demoradas e privilegiar as férias em locais conhecidos, com todo o tipo de recursos disponíveis.” Como acrescenta, as crianças um dia terão idade para fazer as férias dos seus sonhos e dos sonhos dos pais!
Se vai alugar uma casa, tente escolher uma que tenha pelo menos berço e banheira para bebés para não viajar com volumes enormes na bagagem. Se pensa ir para um hotel ou clube de férias, informe-se antecipadamente sobre quais são as condições que têm para receber bebés. Há hotéis e programas de férias pensados especificamente para casais com filhos pequenos, que proporcionam um ambiente amigo das crianças: material de puericultura, berços, colchões muda-fraldas e banheiras, restaurantes com os chamados baby-corner onde pode preparar biberons, aquecer refeições no micro-ondas ou usar uma picadora, além de disporem de serviços babysitter. E isto vai poupar-lhe quilos de bagagem.
Se o bebé é exclusivamente alimentado a peito nada mais prático: tem a refeição pronta a servir sempre que o bebé a queira. Se não se sentir confortável em fazê-lo em público, procure um local mais resguardado, lembre-se de usar roupa que facilite (uma blusa larga que possa ser levantada) ou tenha sempre consigo uma fralda para se tapar. No caso de lhe dar leite adaptado, pode levar pequenas doses de pó já medido e um termo com água fervida e fazer a mistura na hora. O biberão deve ser sempre preparado na altura de dar ao bebé, nunca antes.
Se o bebé já iniciou os sólidos, é questão de levar as sopas em pequenas doses individuais. As refeições de boião são práticas, mas só devem ser usadas como último recurso. “Os boiões são normalmente alimentos de consistência mais homogénea, não permitindo a aprendizagem de sabores e texturas, essencial nesta fase da vida. Além disso por vezes contêm aditivos como açúcar ou sal, o que os torna desaconselhados”, refere a pediatra Maria João Rodrigo.
A Praia
Sendo Verão, provavelmente o seu destino vai ser a praia e é aqui que estão quase sempre as grandes dúvidas dos pais: pode ir à praia a partir de que idade? Pode tomar banho no mar? E na piscina? Pode mexer na areia? Na opinião de Maria João Rodrigo, pediatra com formação especializada na área de dermatologia infantil, “no primeiro ano de vida devemos evitar a praia e as piscinas porque além de poderem causar incómodo pelo calor excessivo são locais de contágio fácil de doenças para as crianças.” De acordo com a pediatra, perto do ano de idade podem ir à piscina ou praia desde que não haja sol direto e imersão na água fria: não há problema em brincar numa "pocinha" e molhar os pés, desde que acompanhado pelos pais. Sempre respeitando os horários permitidos para exposição solar.
Problemas de Saúde
Os principais problemas no verão são as gastroenterites, as queimaduras e as erupções da pele provocadas pela transpiração. Assim, há que evitar alimentos que não sejam frescos, dar bastantes líquidos a beber (água canalizada ou engarrafada), evitar o calor excessivo, e procurar não colocar o bebé em locais onde haja alguém doente, refere Maria João Rodrigo.
Outros Conselhos e Chamadas de Atenção
Por fim, tenha presente, uma última dica que a pediatra Maria João Rodrigo deixa e que, provavelmente, lhe poupará muita energia desperdiçada em vão e muita ansiedade não justificada: “Em tenra idade, os bebés não necessitam de grandes férias. Passar os dias com os pais, aumentando a convivência, contacto e estimulação, já é suficiente.”
- Usar roupas de algodão, frescas e se possível ter uma sombra para a criança.
- Não passar férias muito longe de casa e procurar não mudar muitos os hábitos diários e as rotinas do bebé.
- Manter-se sempre vigilante às regras de segurança.
- Evitar locais com deficiências higiene-sanitárias tais como países tropicais pouco preparados para turismo.
- Fazer os passeios de manhã e ao fim da tarde evitando alturas em que o sol está mais quente
Espero que este post vos seja útil :)
Meggz
Sem comentários:
Enviar um comentário