terça-feira, 15 de julho de 2014

Sexo é Tabu?

Tive alguma dificuldade em escolher o Título Principal deste Post, porque poderia-se encaixar no "Dicas do Cupido", mas recusei porque não quero dar dicas destas coisas a ninguém, "Curiosidades" mas achei um tema demasiado trabalhado para ter um título básico... E optei pelo "Sexo é Tabu?". Simplesmente porque tem haver com relações sexuais e também com certas mentalidades que acham este assunto Tabu. Eu não sou propriamente a favor, mas só se vierem ter comigo! Eu cá sou demasiado ciumenta para essas partilhas.

Poligamia


Vem do grego que significa "muitos casamentos".

Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com vários homens.

Não deve-se confundir com os amantes, que é também comum nas sociedades humanas, mas em que o laço com um parceiro sexual para além do casamento não é, nem aceite pela lei, nem na maior parte das vezes, de conhecimento público.

A poligamia é permitida por algumas religiões e pela legislação de alguns países.

Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras. Atualmente mesmo em países onde esta prática é legal, está a cair em desuso.
Família Poligama antigamente

A questão sempre esteve no centro do debate religioso. No "Velho Testamento" fala de um personagem como Jacó, que teve duas mulheres, duas servas e doze filhos, muitos deles com as servas. Esta prole viria a dar origem às doze tribos de Israel.
Jacó

No Islão, a poligamia é praticada desde sempre, o próprio profeta Maomé teve 16 casamentos simultâneos. O "Alcorão" sugere a poligamia como uma alternativa ao homem que não se considera capaz de cuidar dos órfãos, indicando que este deve ter duas, três ou quatro esposas, porém se não for capaz de lidar justamente com elas, deve se restringir a apenas uma esposa.
Maomé

Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em processo de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo "Alcorão" que tolera a poligamia e permite um máximo de quatro esposas.
Família poligama muçulmana

A poligamia faz parte da cultura de várias sociedades humanas, mas tem geralmente causas económicas. Como consequência das guerras, em que muitos povos estiveram envolvidos e em que participavam principalmente os homens,  muitas mulheres com os seus filhos ficavam viúvas e uma forma de prestar assistência a essas pessoas sem meios de subsistência, era o casamento.

A poligamia é uma prática frequente em África, fazendo parte de muitas culturas. Embora a poliginia seja mais comum, a poliandria também existe. Estas práticas não estão associadas ao patriarcado ou à sociedade matriarcal, ainda existentes em África, mas às condições de vida na zona rural, embora possam verificar-se casos isolados na zona urbana.

Há uma espécie de Reality Show norte-americano, que passava no canal TLC, chamado "Sister Wifes", que falava de uma família poligâma formada por um homem e quatro mulheres, de Utah, que quer entrar para com uma ação contra a lei que proíbe a bigamia no Estado.
Sister Wives

A família tem 16 filhos, e é formada por Kody, Meri, Janelle, Christine e Robyn, que se juntaram devido às suas crenças religiosas. Legalmente Kody é casado só com Meri.
Meri e Kody
Elementos da família Brown

Mudaram-se para Nevada após a polícia de Utah iniciar uma investigação por bigamia, já que, neste Estado, uma pessoa pode ser acusada de bigamia apenas por morar junto, não é necessário um contrato matrimonial.
Sister Wives

"Há milhares de famílias poligâmas em Utah e em outros Estados. Nós somos uma dessas famílias, e só queremos viver as nossas vidas de acordo com as nossas crenças." disse Kody Brown.
Sister Wives

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário