quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um Pouquinho de História

Ainda dentro do tema das Mulheres que mudaram o Mundo. Hoje, neste post, falarei de Mata Hari.

Mata Hari

Margaretha Gertruida Zelle, conhecida mundialmente como Mata Hari, nasceu em Leeuwarden, nos Países Baixos, a 7 de agosto de 1876.
Mata Hari
Foi uma bailarina exótica acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Mata Hari
Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se numa espécie de símbolo da ousadia feminina.
Mata Hari
Era filha de um empresário, Adam Zelie, e de Antje van der Meulen. Aos 15 anos perdeu a sua mãe.

No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento fracassado com Rudolf John MacLeod e de ter dois filhos, Norman-John MacLeod e Jeanne-Louise MacLeod, mudou-se para Paris.
Mata Hari e Rudolf John MacLeod
Morou por algum tempo na Ilha de Java, e posava como uma princesa javanesa e tornou-se bailarina exótica. O seu pseudónimo Mata Hari, que significa sol em malaio e indonésio.

Foi também cortesã que teve casos amorosos com vários militares e políticos.

Durante a guerra, dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses quanto alemães e tornou-se um peão da intriga internacional, apesar dos historiadores nunca terem esclarecido com exatidão se ela fora realmente uma espia, e se sim, quais eram as suas atividades como tal.

Em 1917 foi a julgamento na França acusada de atuar como espia e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro do mesmo ano foi fuzilada, aos 41 anos, em Vincennes, na França.
Morte de Mata Hari - 15 de outubro de 1917
O filme "Mata Hari" de 1931, descreve os seus últimos dias de vida. Greta Garbo interpretou o papel principal. Existe uma outra versão deste filme de 1985 com a atriz holandesa Sylvia Kristel.
Greta Garbo
Sylvia Kristel no filme "Mata Hari"

Mata Hari

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário