segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pelos Caminhos do Mundo

Dando continuidade aos últimos post's deste tema, hoje decidi voltar a escrever, mas sobre outro "destino"....

Hoje vamos até Barcelona em Espanha!!



Barcelona é a maior cidade e a capital da Comunidade da Catalunha, no noroeste de Espanha e é também a capital de Barcelonès e da província de Barcelona. É a segunda maior cidade de Espanha e da Península Ibérica, após Madrir. Tem cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km2 a área urabanda de Barcelona "abriga" mais de 4,2 milhões de habitantes numa área de 803 km2, sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia.
Bandeira da Cidade de Barcelona

Brasão 

Barcelona está localizada na costa do Mediterrâneo, entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs sendo limitada a oeste pela Serra da Collserola. É Também em Barcelona que se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autónomo) e o parlamento autónomo. 

O território de Barcelona está dividido em três áreas bem delimitadas: a Serra da Collserola (com  512 metros de altura, sendo o ponto mais alto da cidade, em que no topo está localizado o Tibidado), a planície e os deltas dos rios Besòs e Lobregat, que, juntamente com o litoral, delimitam o seu território. 
É conhecido também por ser a "cidade paralela", por ter as suas ruas paralelas e perpendiculares.

Barcelona vista por Satélite 
Barcelona foi, historicamente, uma cidade ligada à indústria. Foi a primeira cidade em Espanha a "acolher a Revolução Industrial e. apesar de ter tido algumas crises económicas, é hoje o maior centro industrial do país. O seu porto também se converteu nos últimos anos, no mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. também é o primeiro porto mediterrânico em número de cruzeiros que fazem escala na cidade. 
Vista panorâmica de Barcelona a partir do Tibidabo


Barcelona é um importante centro de cultura, economia e política, sendo uma referência não só dentro de Espanha como também no contexto da União Europeia. 
Centro Financeiro de Barcelona
A cidade de Barcelona também é conhecida pelo futebol, com os clubes F.C Barcelona e o Espanyol. Barcelona tem dois estádios de elite da UEFA: o Camp Nou do F.C Barcelona, o maior estádio da Europa e o Estadi Olímpic Lluís Companys que foi reformado para os Jogos Olímpicos de 1992. Há também o novo estádio Estadi Cornellà-El Prat que é a casa do clube Espanyol.
Estadi Olímpic Lluis Companys, sede dos jogos de Barcelona
FC Barcelona

Estádio do F.C Barcelona



Barcelona oferece ao visitante a oportunidade de percorrer a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até aos bairros do modernismo catalão, com os seus edifícios característicos, as suas ruas arborizadas e as suas largas avenidas. A cidade antiga é praticamente plana, enquanto que os bairros novos à medida que se aproxima da Serra de Collserola, ganham um aspecto montanhoso. 

Barcelona

Um dos lugares mais frequentados de Barcelona é a Rambla, uma "passarela" situada entre a Praça da Catalunha (Plaça de Catalunya) e o Porto Velho (Port Vell). Encontram-se quiosques de flores, cafetarias, restaurantes e lojas comerciais. Passeando pela Rambla, pode-se admirar vários edifícios de interesse, como por exemplo o Palácio da Vice-Rainha (Palau de la Virreina), o Mercado da Boqueria e o Grande Teatro do Liceu. Uma rua lateral à Rambla conduz à Praça Real (Plaça Reial): uma praça com palmeiras. 

Quiosque de flores Rambla
Praça Real

A Rambla termina junto ao Porto Velho, onde o Monumento a Colombo aponta para o mar. Próximo dali, encontra-se o Museu Marítimo de Barcelona, dedicado sobretudo à história naval do Mediterrâneo e no qual se exibe a reprodução em escala real de uma antiga galera de combate. o antigo Porto oferece outro tipo de atractivos, como o Mare Magnum um centro comercial com lojas, restaurantes, um cinema e um aquário de fauna marinha mediterrânea. 

Porto Velho

Museu Marítimo de Barcelona 

Duas montanhas dominam a cidade convertidas em miradoiros. O Montjuic é um pequeno monte situado junto ao porto, em cujo topo encontra-se uma antiga fortaleza que serviu para vigiar a entrada de Barcelona pelo mar. Nessa montanha encontra-se ainda as instalações olímpicas, o Estádio Olímpico Lluis Companys, o Palácio Sant Jordi e as Piscinas Picornell.

Palácio Sant Jordi

Piscinas Picornell

O Tibidabo, na parte alta da cidade, é a outra montanha de Barcelona. Pode-se ir ao Tibidabo de carro, autocarro, eléctrico ou funicular do Tibidabo. No Tibidabo, encontra-se a Igreja do Sagrado Coração, o Parque de Atrações de Tibidabo e a Torre de Collserola.

Funicular do Tibidabo

Parque de Diversões de Tibidabo
Torre de Collserola


Barcelona é conhecida como também a capital do modernismo catalão. Temos o Templo Expiatório da Sagrada Família, o Parque Guell (Parc Guell), o Palácio da Música Catalã.

Templo Expliatório da Sagrada Família
Parque Guell
Além de obras modernistas, Barcelona conta também com várias obras relevantes obras pertencentes a outros estilos e períodos históricos. Dentro do estilo Gótico destaca-se o Bairro gótico, como  a Catedral de Barcelona e a Igreja de Santa Maria do Mar.

Catedral de Barcelona

Igreja de Santa Maria do Mar

O Museu Picasso conta com uma importante coleção de obras pouco conhecidas deste pintor, sobretudo de suas épocas iniciais.


Museu de Picasso

No Museu Nacional de Arte da Catalunha encontra-se exposta uma importante coleção de arte romana. A arte da época actual fica exposta no recém construído Museus de Arte Contemporânea de Barcelona. 

Museus de Arte Contemporânea de Barcelona


E assim chego ao fim de mais um post Pelos Caminhos do Mundo. Barcelona é um dos meus destinos de eleição para visitar. Tenho conhecido várias pessoas que me tem dito "é uma cidade magica", "é perfeita", e o que eu senti ao fazer este post sobre este destino apenas alimentou a minha esperança de poder visitar Barcelona.

Espero que tenham gostado!
¡Adiós!


Meggz

Sem comentários:

Enviar um comentário