domingo, 13 de abril de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia Internacional do Beijo

O dia internacional do beijo é comemorado a nível internacional em duas datas diferentes, a 13 de abril ou a 6 de julho.

Esta data procura comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou como demonstração de amor e carinho por outra pessoa.

O Beijo

É o toque dos lábios numa outra pessoa, animal ou objeto.
Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição.
Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida.
Os mais antigos relatos sobre o beijo levam-nos até 2500 a. C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.
Templos de Khajuraho na Índia
Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.

Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva no final da cerimónia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa bênção. Já durante a festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.
No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.
Beijar os lábios de outra pessoa tornou-se uma expressão comum de afeto em muitas culturas em volta do mundo. No entanto, em certas sociedades, o beijo só foi introduzido através da colonização europeia, sendo que antes não era uma ocorrência. Tais culturas incluem certos povos nativos da Austrália, os taitianos e muitas tribos em África.
Beijar na boca é uma expressão física de afeição, amor ou desejo sexual entre duas pessoas em que as sensações de tato, paladar e olfato estão envolvidas.
Nos países do Sudoeste Asiático o beijo "entre narizes" é a forma mais comum de afeto e o costume ocidental de beijar na boca é frequentemente reservado para os preliminares sexuais.
Um beijo pode ser usado para expressar sentimentos, sem um elemento erótico, mas pode ser, no entanto, "muito mais profundo e duradouro". Estes beijos podem ser expressões de amor "no sentido mais amplo e abrangente da palavra, trazendo uma mensagem de afeto, fidelidade, gratidão, compaixão, simpatia, alegria intensa ou profunda tristeza".
Em contexto religioso, o beijo é comum. Em períodos anteriores ao cristianismo ou ao islamismo, o beijo tornou-se um gesto ritual e ainda é tratado como tal em certos costumes, como quando se "beija o pé do Papa, relíquias, ou o anel de um bispo". No judaísmo, o beijo de livros de oração, como a Torá, juntamente com o beijo em xales de oração, também é comum.
O beijo de respeito é de origem antiga, "desde os tempos mais remotos que encontramos ele foi aplicado a tudo o que é santo, nobre e de adoração a deuses, as suas estátuas, templos e altares, bem como a réis e imperadores.

Curiosidades

Metade das pessoas têm o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.
Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico.
Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar as emoções no rosto do parceiro.
Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e nas Coreias.
Em alguns locais ou certas ocasiões beijar é crime. Nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode "beije habitualmente seres humanos", na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa ao domingo.
O beijo mais longo durou 31 horas e foi realizado para um programa de televisão, de nome, "Ricki Lake" em 2002, na cidade de New Jersey.
Em algumas tribos africanas para se prestar homenagem ao chefe, beija-se o chão por onde ele passa.

A etiqueta vitoriana exigia que o homem se curvasse para beijar a mão das damas.
Na Rússia, o maior sinal de reconhecimento era um beijo do Czar.

Os esquimós, polinésios e malásios esfregam os narizes ao invés de beijar.
Uma pessoa comum passa 20 160 minutos, ou seja, 14 dias, da sua vida beijando.
Beijar ajuda a prevenir contra as cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca.
Um beijo romântico rápido queima entre uma e três calorias. Um beijo de um minuto pode chegar até 26 calorias.
Ao beijar, coloca 29 músculos faciais em movimento.

Significado dos Beijos

Beijo na mão - maneira respeitosa de saudação a uma autoridade religiosa ou a uma senhora.
Beijo na orelha - significa desejo, popularmente conhecido como "beijo arrepio". É pratica na intimidade do casal.
Beijo no pescoço - significa confiança, o seu parceiro quer que confie nele. O pescoço é uma parte do corpo delicada, mostra intimidade.
Beijo na testa - respeito e afeto por outra pessoa. Não é necessariamente realizado entre casais, mas também pode ser entre pais e filhos, amigos, familiares, etc.
Beijo no nariz - o chamado beijo dos esquimós, onde as pessoas esfregam os narizes um no outro, da esquerda para a direita ou ao contrário, simultaneamente, é uma grande demonstração de carinho. Pode ser um tipo de brincadeira entre irmãos, familiares e amigos.
Beijo no olho - significa afeto, carinho e ternura. Há quem defenda que um beijo no olho consegue "tocar" o coração.
Beijo no ombro -  significa que o parceiro está sempre a pensar no outro, lembrando, e com o desejo de estar sempre por perto.
Beijo no rosto - significa amizade. É uma das mais antigas formas de demonstrar carinho.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário