terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pelos Caminhos do Mundo


Como tem sido noticia, umas das melhores praias de 2015 é Portuguesa, já sei que sabem qual é mas não há mal em partilhar isto convosco!


Europa, As Melhores Praias de 2015




Arquitetura marcante, castelos medievais, monumentos históricos, atividades culturais e gastronomia farta. Quando pensamos em Europa logo nos vêm a cabeça estes passeios tradicionais e lugares icônicos como a Torre Eiffel de Paris, o Coliseu de Roma ou o Big Ben de Londres. Quando se trata de belezas naturais, a primeira ideia que nos remete são os lagos e as montanhas cobertas por neve.

Embora todos esses lugares sejam marcantes e muito visitados, outras paisagens também fazem parte do roteiro europeu. O litoral do Velho Continente é um dos mais ricos e belos do planeta, com cenários notáveis como as praias do Mar Mediterrâneo, as ilhas e enseadas da Itália, a costa adriática da Croácia e as águas cristalinas das praias gregas, com algumas das faixas de areia mais deslumbrantes do mundo.

Com a proximidade do verão, esta região passa a receber um grande número de turistas. Por isso, a Lonely Planet - uma das maiores editoras de guias de viagem do mundo - elegeu as dez melhores praias do continente em 2015, lugares que serão o point da estação mais quente do ano. Entre elas, a paradisíaca Jaz Beach, em Montenegro, e a agitada Peniche, em Portugal, aparecem no topo do ranking. A lista ainda conta com cenários deslumbrantes como Córsega, na França, e Sardenha, na Itália. Praias inglesas, espanholas, letãs, islandesas e, claro, as gregas também figuram entre as dez.






Istmo da Curlândia (Lituânia) - Este gigantesco pedaço de terra que divide o Mar Báltico e a Laguna de Curlândia, na divisa com a Rússia, é uma expansão infinita de praia. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 2000, possui mais de 90 quilômetros de extensão não só de praias, mas também de dunas, florestas e uma incrível biodiversidade selvagem.




Voutoumi (Ilha de Antipaxos, Grécia) - Esta pequena praia fica em um pedaço de terra praticamente deserto na pequena ilha de Antipaxos. É um lugar para quem deseja fugir da agitação das outras grandes praias da região do Mar Jônico. As águas em tons degradês de azul, os seixos ocupando o lugar das areias e a vegetação praticamente intocada formam uma das paisagens mais belas de toda a Europa. Se chega à praia, apenas através de embarcações que fazem serviços de taxi a partir da vizinha ilha de Paxos.




8.º Cala Macarella (Ilha Minorca, Espanha) - Localizada no arquipélago das Ilhas Baleares, esta praia é uma das mais famosas da ilha Minorca. Sem ondas e com uma faixa de areia pequena, é o lugar perfeito para curtir com a família e praticar mergulho. O acesso requer uma pequena caminhada, mas a vista das falésias em contraste com as águas cristalinas da enseada compensam. O local ainda dispõe de um pequeno restaurante, com banheiros e chuveiros. Igualmente deslumbrante, a vizinha Cala Macarelleta é uma boa pedida para os adeptos do nudismo.




Baía de Sandwood (Escócia) - Apesar de toda a beleza das areias douradas e do mar agitado da baía, somente os mais corajosos encaram um banho em Sandwood. Por conta da Corrente do Golfo, as águas desta praia são extremamente geladas. Além disso, possuem difícil acesso: para se chegar lá, é preciso caminhar por cerca de 6,5 quilômetros a partir da estrada principal. Mas a recompensa é de tirar o fôlego. Um conjunto de penhascos, dunas, formações rochosas e lagoas que fazem um belo contraste com o mar.




Bantham Beach (Devon, Inglaterra) - A praia de propriedade particular é aberta ao público. Por isso, possui boa estrutura, com estacionamentos, bons acessos, guarda-vidas e até uma lanchonete ao melhor estilo "food-truck". O local é muito procurado por surfistas, mas o mar agitado também ajuda na formação de piscinas naturais, ideais para crianças e famílias. O entorno da praia é repleto de falésias e vegetação bem conservada.





Cala Goloritzé (Sardenha, Itália) - Emoldurada por areias e seixos branquinhos, falésias e águas cristalinas do Mar Mediterrâneo, esta praia é uma das mais bonitas da exuberante região da Sardenha. Se chega lá apenas de barco ou a pé, a partir da Cala Gonone. Arcos de pedra moldados naturalmente completam a paisagem, além do Punta Goloritzé, uma rocha pontiaguda com 148 metros de altura - também chamada de Aguglia - que é um prato cheio para os amantes de escalada.





Rondinara (Córsega, França) - Localizada bem próxima a cidades de veraneio badaladas como Bonifacio e Porto Vecchio, esta enseada é muito procurada por turistas na estação mais quente do ano. Durante esta época, muitos barcos e iates ancoram por lá, por conta das areais brancas e um pouco mais desertas, além das águas límpidas do Mar Mediterrâneo. Apesar disso, o lugar preserva grande parte da vegetação, o que o torna ainda mais exuberante. A praia dispõe apenas de um restaurante e um camping.





Peniche (Leiria, Portugal) - A badalada praia localizada na cidade homônima, no distrito de Leiria, é um dos maiores recantos do surfe de toda a Europa. Peniche, inclusive, recebe etapas de campeonatos mundiais da modalidade, por conta das ondas entubadas e das águas limpas. A cidade ainda dispõe de praias mais calmas, além de monumentos históricos centenários, como a Fortaleza, a Igreja de São Pedro e a Igreja da Santa Casa da Misericórdia.





Jaz Beach (Budva, Montenegro) - A campeã de 2015 é uma praia badalada e, ao mesmo tempo selvagem. O local é muito visitado por europeus por conta dos eventos de culturais, de música, e de dança. Mas também guarda grande parte de suas belezas naturais, com montanhas cobertas de muito verde, cânions e uma longa faixa de areia branca às margens do mar Adriático. A praia abriga um dos maiores eventos de música da Europa - o Sea Dance Festival - e fica bem próxima à cidades estruturadas como Budva. Há um camping e alguns hotéis e restaurantes em sua extensão.



Espero que tenham gostado :)



Meggz

Sem comentários:

Enviar um comentário