terça-feira, 31 de março de 2015

Um Pouquinho de História

Curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial


Curiosamente nunca fui muito de procurar coisas sobre a I Guerra Mundial, sendo que gosto mais de temas ligados à Segunda. Mas hoje deixarei aqui algumas curiosidades sobre a Primeira.

Foi a primeira guerra global centrada na Europa.

Começou a 28 de julho de 1914 e acabou a 11 de novembro de 1918.
Imagem da I Guerra Mundial
Este conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas:

  • Os Aliados - Reino Unido, França e Império Russo;
  • Impérios Centrais - Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália.
Mais tarde como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra. As alianças reorganizaram-se e a Itália lutou pelos Aliados e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra.

Mais de 70 milhões de militares, sendo 60 milhões de europeus, foram mobilizados numa das maiores guerras da História.
Imagem da I Guerra Mundial
Mais de nove milhões de combatentes foram mortos, em grande parte devido ao avanço tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade das armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade.

Este conflito é o sexto com o maior número de mortes na História.

Morriam aproximadamente seis mil homens por dia durante a guerra.

A Gripe Espanhola foi a responsável pela morte de aproximadamente 1/3 de todos os militares que perderam a vida durante a guerra.
Doentes de Gripe Espanhola durante a I Guerra Mundial
Os cães foram utilizados como mensageiros, levando ordens aos homens na frente de batalha, através de cápsulas que ficavam presas nos seus corpos.
Imagem da I Guerra Mundial
Só 40 km de trincheiras foram construídos só na famosa "Frente Ocidental", e muitas delas tinham nomes inspirados em moradas verdadeiras.
Imagem da I Guerra Mundial
A expectativa de vida nas trincheiras era de aproximadamente seis semanas, sendo que os oficiais com menos patentes e os que carregavam as macas estavam entre os que se expunham mais aos riscos.
Imagem da I Guerra Mundial
Todas as semanas, eram entregues aos soldados aproximadamente 12 milhões de cartas.

Foi na Primeira Guerra Mundial que se deu início ao desenvolvimento da cirurgia plástica e aos primeiros bancos de sangue.
Cirurgia plástica como consequência da I Guerra Mundial
Oficialmente, os soldados britânicos tinham que ter 19 anos para servir no exército, no entanto, estima-se que cerca de 250 mil menores tenham mentido na sua idade para entrar no exército. Sabe-se que o mais jovem soldado (de que se tem registo) tinha apenas 12 anos.
Imagem da I Guerra Mundial
Em dezembro de 1914, os soldados da França Expedicionária Britânica ouviram soldados alemães nas trincheiras em Frelinghien, na França, a cantar músicas de Natal e viram que os oficiais tinham colocado pequenas luzes e árvores de Natal ao longo das trincheiras. Os homens de ambos os exércitos começaram a trocar mensagens e, no dia seguinte, todos concordaram em declarar uma trégua informal, passando o dia na companhia uns dos outros.
Foto da Trégua de Natal
Durante esta trégua, os soldados trocaram presentes, jogaram futebol e tiraram fotos juntos. Esse dia transformou-se numa das lembranças mais emotivas da Primeira Guerra Mundial, um momento no qual inimigos permitiram que a compaixão sobreposse às suas diferenças políticas e se criasse um breve calmaria nos horrores da guerra.
Ceia de Natal durante a I Guerra Mundial
No início de 1917, antes dos EUA entrarem definitivamente na guerra, a Inglaterra tinha em mãos um documento alemão, que teria sido enviado para o México e intercetado. Esta mensagem pedia que o país latino-americano invadisse os EUA. A Inglaterra, em vez de mostrar logo ao seu aliado, resolveu guardar a mensagem para usá-la na hora certa e conseguir o apoio dos EUA no final da guerra.

Muitos países começaram a usar gases venenosos contra os seus inimigos. Como não haviam máscaras para a proteção, os soldados receberam a ordem de usar toalhas molhadas com urina para se protegerem. Após o fim do conflito, muitos países assinaram um tratado para evitar este tipo de arma numa nova guerra.

A papoila vermelha transformou-se no símbolo da Primeira Guerra Mundial graças a um cirurgião canadiano de nome John McCrae. O médico escreveu um triste poema em homenagem a um amigo que morreu durante o conflito e, nele, menciona as papoilas vermelhas como sangue dos campos de Flandres, na Bélgica.

Mary

segunda-feira, 30 de março de 2015

Dicas do Cupido

Hey hey hey, sei que tenho andado um pouco desaparecida mas não foi pro mal, tive alguns trabalhos da escola, a minha mãe foi operada, época de frequências e não consegui arranjar um pouco de tempo para vir aqui. Mas estou de volta...


Há uns meses (outubro) tive que organizar a despedida de solteira da prima em conjunto com a cunhada dela visto que são amigas, que se casou. Decidi criar um novo post partilhando as nossas ideias e para vos mostrar o que realizei e como organizei. Posso vos dizer que foi algo diferente do que costumo organizar, todas nos já organizamos uma festa de anos para os irmão ou irmã mais novo, uma festa surpresa para um amigo ou amiga, mas organizar uma despedida de solteira é completamente diferente
Espero que gostem!


Despedida de Solteira



Pedi a noiva que me desse uma lista das pessoas que ela quer convidar juntamente com os contactos das pessoas.
A partir daí comecei a ver mais ou menos quem ia e começa-mos a pesquisar restaurantes nas Caldas da Rainha (localidade de onde sou).
Conseguimos um restaurante acessível e com boas condições.
10€ para o jantar que incluía o prato a escolha, bebidas, sobremesa e café.
O restaurante tinha uma pequena sala que dava muito bem para umas 20 pessoas sempre estava-mos mais a vontade.
Compramos um pouco de tule e fizemos um véu e com tecido e tintas para tecido fizemos uma faixa que dizia "SOU A NOIVA".

Andamos a pesquisar que tipo de jogos e atividades que poderia-mos fazer durante o jantar para nos divertirmos e para quebrar um pouco o gelo.

Arranjamos uma atividade para quebrar o gelo logo de inicio.
Para essa atividade arranjamos um cartolina com a foto do noivo e a noiva de olhos vendados e com os lábios pintados com bâton tinha que dar um beijo na boca ao noivo.
Para esta atividade precisamos de:

  • Uma cartolina cor de rosa grande (para dar um toque mais feminino);
  • Uma foto do Noivo;
  • Batom vermelho;
  • Venda para os olhos.


Primeiro ela teve que adivinhar onde estava a foto e depois onde estava a boca do noivo digamos que é um jogo muito divertido e interessante.

Começamos por organizar uma caixa surpresa com vários elementos la dentro uns tipo malandrescos e outros que não tinham maldade nenhuma para a noiva tirar e adivinhar o que era. Para o decorrer desta atividade convém a noiva ter os olhos vendados e tirar um
  • Uma caixa de cartão;
  • Esferovite;
  • Papel de embrulho para decorar a caixa por fora, um papel muito simples;
  • Uma venda para a "noiva" (a venda foi a mesma que usa-mos para a primeira atividade)


Os elementos da caixa:
  • Preservativos;
  • Algemas;
  • Frasco de desodorizante em spray com tampa (para ela pensar que era lubrificante);
  • Um pepino;
  • Balões;
  • Tomate;
  • Uma cenoura;
  • Luvas sensuais;
  • Meias com ligas;
  • e entre outros que vocês achem relevantes


Realizamos também um questionário com perguntas para testar os conhecimentos de um do outro sobre eles. Este questionário foi realizado depois do jantar cada uma das convidadas fazia uma pergunta e a noiva tinha que responder. As respostas da noivam tinham que ser as mesmas das do noivo para ver o quanto eles sabiam um do outro, cada vez que ela errava tinha que beber um shot o primeiro foi de ginja mas como ela não beber bebidas alcoólicas decidi-mos comprar groselha misturado com 7Up.

Decidi também fazer umas mascaras, uns bigodes e uns lábios para nos ir-mos brincando tornando o jantar um pouco mais divertido, encontrei esta ideia num site aqui na Internet.

Os materiais necessários para esta atividade foram:

  • tubo de cola em baton e cola gel;
  • borracha;
  • lápis ou lapiseira;
  • tesoura;
  • fita cola;
  • super cola 3;
  • paus de espetadas (para colar nos bigodes, nas máscaras e nos lábios);
  • cartolina cor de salmão e cor de rosa (para as máscaras);
  • cartolina preta (para os bigodes);
  • folha de papel branca para criar os moldes;
  • moldes;
  • cartolina vermelha (para os lábios).
Materiais
Primeiro tive que criar os moldes, pesquisei no google e encontrei logo os moldes imprimir e recortei,
Moldes  

Usei o molde para delinear na cartolina cor de rosa e na cartolina salmão (cada cartolina deu 8 mascaras) fiz também uns pequenas flores nas cartolinas para colar na máscara umas no lado direito outras no lado esquerdo. Depois de ter as máscaras desenhadas nas cartolinas recortei.

Cartolina cor de rosa


Cartolina cor de salmão

Máscaras

De seguida colei os paus das espetadas com cola gel e também com super cola 3, deixei secar e coloquei nuns copos altos.

Máscaras cor de rosa e flor salmão

Máscaras salmão com flor cor de rosa
De seguida, usei o molde para delinear na cartolina vermelha os lábios. Depois de ter os lábios  desenhadas nas cartolinas recortei. Deu para desenhar 8 lábios na cartolina.

Lábios desenhados na cartolina vermelha

Lábios

Depois de colar os paus das espetadas (com cola gel e super cola 3) deixei secar e coloquei nuns copos altos.

Por fim, usei o molde para delinear na cartolina preta os bigodes. Depois de ter os bigodes desenhadas nas cartolinas recortei. Deu para desenhar 7 bigodes na cartolina.

Bigodes desenhados na cartolina
Bigodes

Para terminar colei os paus das espetadas (com cola gel e super cola 3) deixei secar e para segurar melhor os bigodes decidi usar também fita cola na zona onde colei os paus de espetadas. Por fim coloquei nuns copos altos.



Resultado final
A cunhada da minha prima teve uma ideia de fazer-mos um livro de receitas "para o casamento", compramos um caderno A5 de capa preta e na cartolina vermelha  desenhamos as letras do título do livro "RECEITA PARA O CASAMENTO"

Caderno de capa preta e as Letras para o título

De seguida com a cola baton colamos as letras no livro.

Resultado final

Durante o jantar o livro foi passando e cada convidada ia escrevendo uma mensagem a noiva, as casadas davam concelhos e as solteira também. Em paginas soltas decidi-mos colocar receitas de bolos e de pratos para a noiva fazer. 


Depois do jantar fomos sair.

a noiva ficou com todas as coisas para guardar e recordar visto ser a despedida de solteira dela.

Existem muitas ideias para organizarem uma despedida de solteira, nos decidimos realizar estas atividades porque assim envolvia todas as convidadas.



Espero que tenham gostado a noiva adorou!


Até à próxima!





Meggz

sexta-feira, 27 de março de 2015

Miminhos e Presentes

Caixa Minion


O meu namorado tem pouca arrumação no quarto então decidi dar-lhe uma caixa onde pudesse arrumar as papeladas da faculdade por exemplo, mas como não quis dar uma caixa banal, decidi decorá-lo com algo que ambos gostássemos.


Material:

- Caixa de papel/papelão (as que se compram nos chineses - foi a minha escolha) ou de madeira - de preferência quadrada (e eu comprei retangular)

- Tintas de guache - esta caixa não chega especialmente o azul e amarelo que são as cores mais usadas, é preferivel comprar uma grande.


- Pincéis (um maior e outro mais pequeno)

- Lápis

- Caneta de acetato ou normal para contorno

- Compasso


Preparação em imagens:

Primeiro desenhar os desenhos na caixa (de preferência a caixa de uma cor lisa e clara para se poder ver):

Tampa:
Depois pinta as coisas mais pequenas - os olhos, os óculos e a boca:

Depois pintei a parte amarela, tem que se pintar várias vezes para ficar minimamente decente, mas esperem que seque para pintarem novamente:

Caixa:
Pintei primeiro tudo em azul, exceto um dos lados onde teria que pôr o símbolo:

Imprimi o símbolo dos Minions.Coloquei sobre a caixa e com um lápis contornei o símbolo, para deixar a marca na caixa e passei com a caneta por cima. Pintei o símbolo de branco e preto:

Pintei em volta. Desenhei o bolso e pintei com um azul ligeiramente mais escuro e fiz umas pintinhas brancas para dar mais realismo. Por fim terminar com o azul e amarelo as cores mais usadas, e acreditem, gasta-se muita tinta, pintem num dia e pintem depois de seco para dar outra de mão ficará melhor:


Finalizar:

Para não dar a caixa sem nada, comprei-lhe uma carteira que a outra que lhe tinha dado já estava um pouco gasta, e outras coisas que ele precisava como um cinto. Mas podem colocar doces ou simplesmente a caixa.

O resultado final foi:

Mary

quinta-feira, 26 de março de 2015

Entre Tachos e Panelas

Folhado de Chocolate


Vê-se regularmente no Facebook pessoas a fazer a dita "Flor de Nutella" aqui deixo a minha:

Ingredientes:

- Três pacotes de massa folhada (normalmente cada pacote trás uma rodela de massa)
Massa de Croissant ou Massa Folhada
- Chocolate de barrar
Chocolate de barrar comprado ou pode fazer em casa
- Uma gema (há quem use também a clara)
Gema para pincelar - quem preferir pode usar a clara também

Preparação em imagens:

- Eu usei o tamanho que sai do pacote, pode recortar para ficar mais pequeno com ajuda de um prato, ou esticar melhor a massa, que por acaso acho que deveria ter feito.

- Depois barra-se com o chocolate... E faz-se sempre assim.

- Coloca-se um copo no meio e recorta-se em fatias.



- Depois enrola-se a massa para depois quando estiver pronto ter aspeto de croissant.

- Pincela-se a massa com a gema do ovo.

- Deverá ir ao forno em 180.º durante cerca de 30 minutos.

Espero que gostem! 

Mary