sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mundo Selvagem (ou não)

Cão ou Gato


Desde pequena que sempre quis ter um cão, nunca foi um pedido realizado, oiço sempre "quando tiveres a tua casa, tens os cães que quiseres!"
Não sou fã de gatos, logo a mim esta questão não se coloca.

No entanto há pessoas que gostam de ambos os animais e têm dúvidas por qual irão optar, deixamos aqui algumas dicas...

- Os cães são mais fiéis - ideal para donos que procuram um companheiro.

- Os cães têm disposição em estar perto do dono, a demonstração eterna de afeto pelo família, são animais de família que gostam de estar no meio destes.

- Há que ter em conta, quando se escolhe um cão ou um gato, é a disponibilidade de tempo que tem. Se passa uma boa parte do dia fora, escolher um cão pode não ser boa ideia, tanto para o cão como para si.

- Deve-se ter atenção também ao gasto em cuidados essenciais, ao contrário dos gatos, que se desenrascam bem sozinhos na questão do banho (não esquecendo que os gatos convém também serem lavados com água e sabão), os cães não fazem a mesma coisa, por isso é necessário levá-los a uma loja de animais caso não tenha tempo para o fazer em casa.

- Se quer um animal companheiro e carinhoso, proteja a casa é sem dúvida um cão, estes são muito protetores em relação à família e à casa.

- Os cães são ótimas companhias para práticas desportivas como caminhadas, corridas e até desportos especiais que envolvam o cão e o dono, que vai deixar aproximar do seu cão.

Dicas de raças para quem quer um cachorro:

- Para quem tem crianças, algumas das raças mais divertidas e brincalhonas que se dão bem com as crianças são: Beagle, o Cocker Spaniel e o Golden Retriever.
Beagle

- Para quem está à procura de um companheiro para o desporto e que saiba ladrar são: Labrador, Dobermann, Pastor Alemão e o Galgo são algumas opções.
Labrador

- Para quem quer mais de que um cão são: Whippet, Labrador e o Boston Terrier, são animais que se dão muito bem no convívio com outros animais em geral.
Boston Terrier

- Para quem não tem um quintal, tendo então um apartamento são: Pug, Papillon, o Poodle e o Yorkshire, estes não precisam de muito tempo diário de exercícios na rua, meia hora já lhes é suficiente.
Yorkshire

- Para quem tem alergia a pêlos as melhores raças são: Maltês, Bichon Frisé, Yorkshire, Cão de Crista Chinês. Diferentemente do que se pensa, não é o comprimento do pêlo que importa, mas a periodicidade com que ele é trocado. Nestas raças, as trocas acontecem com menor frequência. Banhos semanais ou quinzenais e escovagem diária também evitam pêlos soltos pela casa.
Maltês

- Para a vida no campo, tem que ser cães com pelo curto, que corram menos risco de ser infestados por parasitas comuns em espaços com vegetação, como pulgas. Porém, nos primeiros meses, esqueça o estado de jardim, os mais novos gostam de cavar e esconder brinquedos e destruir plantas. Com a idade, aprenderão a obedecer. As raças são: Dobermann, Rottweiler, Weimaraner e Boxer. Estas raças são ótimas para proteger o território.
Rottweiler

Para quem passa o dia fora de casa, as melhores raças são: Buldogue, Pug, Akita, Chow-chow, Husky Siberiano. Apesar de nenhum cão gostar de ficar sozinho, algumas linhagens lidam melhor com a solidão, estas raças podem passar horas sem pedir atenção.
Akita


Para quem está na dúvida, aqui deixo os motivos a favor e contra aos gatos...

- O gato é ideal para quem não tem muito tempo, passa a vida a correr, more numa moradia ou apartamento, pois são animais independentes e não requerem tanta atenção como um cão.

- Os gatos não precisam de fazer caminhadas diárias e lidam bem com a ausência do dono, ou seja, por um lado não precisa-se de preocupar em deixá-lo sozinho, mas por outro não pode esperar uma receção animada quando chega a casa.

- Apesar da imagem que os gatos passam de que são pouco amigos do dono, isso não é verdade. O que acontece é que os gatos tem um temperamento mais forte e não vivem para agradar ao dono, eles não são traiçoeiros como alguns dizem, são tão fiéis como os cães, o que muda é a demonstração diária desse afeto.

- O gato procura o carinho do dono, gosta de brincar e demonstra amor, mas não com tanta intensidade e frequência como um cão.

- Se for uma pessoa que precisa de viajar, os gatos não gostam nem um pouco de ficarem em hotéis especiais, como os cães, então teria que contratar uma pessoa para ir até à sua casa para limpar a caixa de areia e dar comida, pois os gatos ficam stressados quando saem da sua casa.

- Por outro lado, se optar por um gato, terá que conviver com animal naturalmente higiénico, pois são animais muito limpos e não precisa se preocupar em sair limpando as necessidades do animal, pois ele por natureza faz na caixinha da areia. Apenas lembre-se sempre, de que os banhos que os gatos se dão através das lambidelas não são suficientes para manter a higiene deles.

Os gatos não precisam de ser ensinados, eles aprendem, por exemplo, a usar a caixa de areia sem qualquer dificuldade.


Dicas para a escolha de um gato...

- Os gatos de raça gigantes, como o Ragdoll, são uma ótima opção de raças para quem mora em apartamentos, pois eles estão mais acostumados a ficarem em ambientes fechados e não são passeadores noturnos.
Ragdoll

- Tanto os gatos de raça como os rafeiros são animais calmos que se adaptam muito bem aos mais diversos tipos de ambiente.

- As raças com pelo curto dão ainda menos gastos com cuidados de tosquia, pois não cai tanto pêlo, já os gatos de pelo semilongo ou longo precisam de uma escovagem com frequência, pois ao se banharem, eles engolem pêlo e podem ter problemas sérios com as bolas de pêlo que se formam no estômago.

Mary

Sem comentários:

Enviar um comentário