sábado, 21 de fevereiro de 2015

Curiosidades

Rótulos Ecológicos


Tem como objetivo promover os produtos com um impacto ambiental reduzido em vez dos demais produtos do mesmo grupo. Prestar informações e orientações corretas aos consumidores, assentes numa base científica sobre os produtos e, encorajar a procura e a oferta de produtos que causem menores pressões no ambiente ao longo da sua vida.

Os interesses a níveis do Promotor são no âmbito ambiental - redução da pegada ecológica e redução dos impactos; económicos - poupança de recursos e energia; e comerciais - vantagens competitivas, diferenciação, nicho de mercado.

Os interesses a níveis da empresa turística são o melhor desempenho ambiental, melhor imagem (captação de turistas com preocupações ambientais), redução de custos (diminuição dos consumos de energia, água e detergentes) e certificação válida e reconhecida em toda a Europa.

Vantagens para os consumidores são as informações transparentes e credíveis, assentes em bases cientificas sólidas.

Vantagens para o Ambiente são a diminuição do consumo de energia, água e limitar a produção de resíduos, favorecer a utilização de recursos renováveis e de substâncias menos perigosas para o ambiente e promover a comunicação e a educação ambientais.

De acordo com a base de dados da ECOTRANS, existem na Europa cerca de 50 sistemas de rótulos ecológicos e de reconhecimento ambiental para unidades de alojamento turístico e cerca de 3000 empresas envolvidas na sua aplicação.

Um dos rótulos mais conhecidos é:

Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul foi desenvolvido a nível europeu pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), sendo em Portugal desenvolvido e coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa - Federação Portuguesa para a Educação Ambiental.
Iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Teve como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

Os critérios são:

  • Informação e Educação Ambiental;
  • Qualidade da Água;
  • Gestão Ambiental e Equipamentos;
  • Segurança e Serviços.


Mary

Sem comentários:

Enviar um comentário