Cuidados com os cabelos masculinos
O cabelo do homem é diferente do da mulher, é mais espesso e tem camadas mais compactas e firmes, sendo menos frágil que o cabelo feminino. Os fios também são mais oleosos, o que aumenta a necessidade de cuidados para não desenvolver caspa, calvície, dermatite seborreica, entre outros problemas.
Sendo um cabelo mais oleoso, deve lavá-lo todos os dias. A água não deve ser muito quente, devido ao facto da temperatura elevada provocar o aumento da produção da glândula sebácea, o que auxilia no aumento indesejável de caspa e da oleosidade.
Uso moderado de condicionador, diariamente não será aconselhável. A dermatologista Maria Paula Del Nero, da Academia americana de Dermatologia, recomenda apenas a homens com o cabelo muito seco ou comprido. Como o cabelo masculino costuma ser curto, fica difícil aplicar o condicionador apenas nas pontas, e se for aplicado no cabelo todo, aumenta a oleosidade. O champô deverá ser apropriado para o seu tipo de cabelo.
Deve ter o cabelo sempre hidratado. Na época da praia, o sol, o cloro da piscina, a água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos. É recomendado o uso de protetor solar capilar, para evitar este "queimado" nos fios de cabelo. Já quando toca ao cloro e ao sal do mar, deve-se lavar bem os cabelos com água doce, e ainda penteá-los com uma quantidade muito pequena de creme hidratante, que pode ser à base de queratina.
Assim como as mulheres devem usar apenas os produtos certos para o seu tipo de cabelo (oleoso, normal ou seco), os homens devem procurar também champôs masculinos, pois como já disse anteriormente, são tipos de cabelos diferentes (feminino/masculino). O uso de sabonete resseca demais os cabelos porque tem uma maior quantidade de soda caustica, além de outros produtos.
Gel e outros produtos idênticos, são ótimos para ajudar a arrumar o cabelo, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool e usados sem exageros, para não dar uma aparência de sujidade. Quem usa estas coisas com frequência também deve lavar o cabelo pelo menos uma vez por semana com champô antiresíduos, para retirar os restos do produto presos ao cabelo.
Deve cortar o cabelo frequentemente, se puder todos os meses, isto garante uma melhor aparência. Cortar com frequência traz vantagens como cabelos mais macios, brilhantes e bonitos.
Deve evitar chapéus e bonés, o uso frequente destes acessórios pode deixar o couro cabeludo muito oleoso e sem respirar e pode piorar algumas patologias, como a dermatite seborreica, fazendo com que ocorra a queda dos cabelos. Estes acessórios também dificultam a secagem adequada, o que piora o problema da caspa.
O problema da caspa é mais incidente em homens e costuma ser bem constrangedor. Esta descamação associada à comichão pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo a pele seca, dermatite seborreica, psoríase e eczema. O stress, a oleosidade do couro cabeludo, variações hormonais e diminuição da imunidade corporal podem agravar o problema.
Este problema pode ser evitado lavando os cabelos todos os dias usando champôs especializados para eliminar a caspa, não dormir com o cabelo molhado e o não uso de bonés/chapéus ajudam na prevenção.
A calvície é determinada geneticamente. Se tem familiares calvos, portanto, vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se for hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista. A calvície pode ser agravada pelo uso de hormónios anabolizantes, por traumas do couro cabeludo ao esfregar com força na lavagem e por distúrbios emocionais.
Mary
Sem comentários:
Enviar um comentário