domingo, 9 de novembro de 2014

Dicas do Cupido

Casamento Cigano


Costumo ver o programa do TLC "My Big Fat American Gypsy Wedding", onde falam das tradições dos casamentos e festas ciganas. Gosto de ver aquele brilho todo, e achei curioso fazer um post sobre as tradições ciganas no casamento e ainda deixar umas imagens, especialmente das noivas, para verem a grandiosidade do acontecimento.

O casamento é uma das tradições mais antigas e veneradas do povo cigano, que é conhecido por viver de uma forma livre e sem raízes profundas num local.

As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias de pura diversão. É uma festa bonita, tradicional, colorida e bem divertida.

Num casamento tradicional cigano, o evento começa anos antes, pois os ciganos têm costume em prometer a noiva à família do noivo quando ela mal entrou na adolescência. Há um interesse financeiro neste "acordo", mas os laços e o bom relacionamento familiar também conta bastante na promessa da noiva ao noivo.

O pedido de casamento é feito pelo noivo ao pai da noiva, alguns meses antes da festa ser marcada, de forma oficial e com uma festa para celebrar a futura união. A vontade da noiva não contam para oficializar a união, mas os casos em que a esposa abandona o seu marido são raros. Existem até casais que só se conhecem no dia do casamento.

Nem todos os casamentos ciganos são iguais. A tradição de como a cerimónia se realizará e a festa varia de povo para povo e de família para família. Há quem comemore numa pequena festa e há quem fiquem num grande evento. Os costumes das roupas também variam de acordo com o clã.





O casamento cigano é envolto numa série de rituais, alguns já conhecidos e até comemorados de forma semelhante em outras culturas, e outros completamente novos.

Os preparativos são da responsabilidade da família do noivo, como a roupa da noiva, a festa de despedida de solteiro e todo o evento em si. A noiva, a grande atração da festa, deve só esperar que lhe tratem de organizar o evento.

Depois da noiva pronta e vestindo branco, o casamento começa com um jantar na casa da noiva. O noivo e os seus familiares chegam ao evento cantando e dançando e sentam-se ao redor da mesa. A família dele e a dela ficam em separado, mas conversam entre si normalmente. Estes então partem para a negociação de dotes, promessas e pagamentos de dividas.

Ainda na casa da noiva, a música recomeça depois do jantar e ela começa a dançar com o padrinho. Todos então partem para a igreja para celebrar a união de facto, prontos para a festa começar.

Os ciganos celebram na igreja apenas uma cerimónia intima e tradicional, com votos e costumes de entrada que lembram um casamento religioso tradicional. Por lá estão apenas os familiares, não é algo aberto a todos. O resto dos convidados esperam na grande festa da formação da nova família.

Pouco antes dos noivos chegarem, a festa tem início, com muita música e diversão. Todos os convidados devem vestir roupas tradicionais e muitas jóias, para adornar, com a maior quantidade de brilhos possíveis. Também devem usar roupas coloridas e vestes bem vibrantes. Não já uma regra de etiqueta para os convidados, sendo apenas necessário mostrar glamour.

A tradição pede às noivas ciganas para usarem o vermelho, cor símbolo deste povo e com significados fortes, como amor e paixão. É uma cor intensa e, ao contrário de outras culturas mais modernas, não quer dizer vergonha, mas sim glamour. Mas há grupos que adotam o traje tradicional branco. Os noivos, por outro lado, vestem roupas tradicionais ciganas com cores e adornos.

Os noivos ciganos podem casar com uma mulher que não seja cigana, mas uma cigana não poderá casar com um não cigano, pois o mais certo é ser renegada. No caso do noivo casar com uma não cigana, a mãe dele terá a função de ensiná-la a ser uma boa mulher e a cuidar da casa e da família.

Normalmente as noivas casam virgens, já no caso dos noivos isto já não acontece com tanta regularidade. Um dos costumes tradicionais é que a noiva prove a sua virgindade, ou seja, provar que era virgem na noite de núpcias, como mostrar a mancha de sangue no lençol. Caso a virgindade não seja provada, a noiva pode ser devolvida aos pais e o noivo receberá uma gorda indemnização.

Como as festas de casamento ciganas costumam durar vários dias, os noivos podem apenas consumar o casamento três dias depois. Durante os dias do evento, a noiva está dedicada aos convidados, e não vai ficar a sós com o marido.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário