domingo, 5 de outubro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia Mundial do Professor


É quem ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento.

Para o exercício desta profissão, requer qualificações académicas e pedagógicas para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

Em Portugal, o estatuto de docente é definido pelo Ministério da Educação, responsável pela política geral de educação. Por todo o país, existem vários sindicatos de professores, sendo que a maior federação sindical docente do país é a Federação Nacional dos Professores (FENPROF).

É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que todas as outras profissões dependem desta.

A função de ensinar é muito anterior ao processo de criação das primeira instituições educadoras da História. Antes mesmo que a escrita fosse desenvolvida, a oralidade, em conjunto com outros processos comunicacionais, tiveram a importante função de repassar aquilo que era considerado importante.

A necessidade de se colocar pessoas específicas para o ensinamento de certas habilidades já acontecia no Antigo Egito, quando a função de escriba era preservada pela constituição de escolas reais que preparavam o indivíduo para dominar essa técnica.

No Ocidente, as instituições de ensino variavam bastante de acordo com os valores que predominavam em certa cultura.

Entre os espartanos, a educação começava aos sete anos de idade e preocuva-se com o aprimoramento das habilidades físicas do indivíduo. A rotina de treinos físicos era mantida com o objetivo de fazer com que os homens estivessem prontos para a guerra e as mulheres aptas para gerar crianças saudáveis.

Em Atenas, o serviço era feito mediante uma cobrança e cada tipo de conhecimento era delegado a um tipo de tutor ou professor. Preocupados com o equilibrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino - os páidotribés (cuidavam do desenvolvimento intelectual); os grammatistés (responsáveis pele escrita e leitura); e os kitharistés (cuidavam do físico).

Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores que circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira.

No período medieval, o mundo do conhecimento passou a ter um nítido controlo das instituições religiosas cristãs. Inicialmente, o conhecimento ali presente ficava apenas restrito aos próprios membros e aspirantes da Igreja.

Na Baixa Idade Média, tal situação mudou com a constituição das primeiras universidades. Até ao século XIX, nenhum curso era elaborado com o objetivo de formar professores.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário