sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia das Bruxas - Halloween


É um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial destaque nos Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Irlanda e Reino Unido.

O primeiro registo do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da contração do termo escocês "Alhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.

Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening), acredita-se que assim deu-se a origem ao nome atual da festa: Hallowed Evening Hallowe'en Halloween. O termo "Dia das Bruxas" é utilizado apenas nos povos de língua oficial portuguesa.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a. C. e 800 d. C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "doce ou travessura", exportada pelos EUA, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, não tinha relação com as bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.

A celebração tem duas origens - a Pagã e a Católica:

  • A Pagã - tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos, a 46 a. C., acabou por misturar a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou diminuindo com o tempo.
    As festividades do Samhain eram celebradas, possivelmente, entre os dias 5 e 7 de novembro. Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes.
  • Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos depois, o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e dedicou-o a "Todos os Santos".
    Inicialmente a data era celebrada a 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nesta época, a Europa foi flagelada pela Peste Negra e pela Peste Bubónica, que matou cerca de metade da população da Europa, criando entre os católicos um grande medo e preocupação com a morte.

Alguns fiéis, com um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc.

Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (alma), em que as crianças iam pedindo porta a porta um bolo,  o "bolo das almas", em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo. Esta tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir doces, sob ameaça de fazer uma travessura.

Atualmente, veremos que pouco tem a ver com as suas origens, só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha no início.

Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isto não reflete a realidade pagã.


Mary Sweet

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia da Prevenção Contra o Cancro da Mama


O Cancro da Mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher.

Atualmente em Portugal com uma população feminina e 5 milhões, surgem 4.500 casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres desta doença.

Para descobrir este estado é necessário um exame clínico e a mamografia, estes são meios para um diagnóstico precoce.
Mamografia

São conhecidos alguns fatores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada.

Entre 5 a 10% dos cancros de mama diagnosticados aparentam características genéticas e hereditárias, que caso se confirmam, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso das famílias.

Para um controlo rigoroso e periódico é feito uma mamografia e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização não governamental com vários objetivos direccionados para a problemática oncológica.

Nas atividades relativas à Prevenção do Cancro da Mama, destaca-se, desde 1986, o Rastreio de Cancro da Mama iniciado na Região Centro do País, que tem permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis.


Mary Sweet

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Curiosidades

As 10 Piores Penas de Prisão



  • Gabriel March Granados - 384.911 anos
    A 11 de março de 1972 com 22 anos de Idade, em Palma de Maiorca, Espanha, Gabriel foi condenado por não ter entregue 42.768 cartas, levando 9 anos de prisão por cada uma delas, foi acusado de fraude, por não ter entregue as cartas, sendo ele carteiro. Continua a ser a mais longa sentença da História.
    Com recurso, conseguiu reduzir a sua pena para 14 anos e 2 meses.

  • Chamoy Thipyaso - 141.078 anos
    A pena de prisão mais pesada decretada na Ásia, em 1989, foi aplicada a Chamoy por ter roubado mais de 204 milhões de dólares a 16 mil pessoas. É a mulher com a pena de prisão mais pesada de todos os tempo.
Chamoy Thipyaso

  • Charles Scott Robinson - 30.000 anos
    A 23 de dezembro de 1994, um violador de crianças recebeu a maior pena de prisão decretada nos Estados Unidos da América. Apanhou 5.000 anos por cada violação.
Charles Scott Robinson

  • Allan Wayne McLaurin - 21.250 anos
    Cúmplice de Darron Bennalford Anderson, acusados de roubo e violações. Em recurso, viu a sua pena reduzida em 500 anos, inicialmente tinha sido condenado a 21.750 anos.
Allan Wayne McLaurin

  • Dudley Wayne Kyzer - 10.000 anos
    A 4 de dezembro de 1981, em Tuscaloosa, Alabama, Dudley foi condenado à prisão por matar a mulher, Diane Kyser, a sogra, Eunice Barringer, e um estudante aniversitário Rick Pyron, na noite de Halloween de 1979. Foi condenado inicialmente a 3 prisões perpétuas, uma por cada crime, em recurso a pena foi reduzida para 10 mil anos. Já pediu 9 vezes a liberdade condicional e foi-lhe sempre rejeitada.
Dudley Wayne Kyzer

  • Bobbie Joe Longo - 28 penas de prisão perpétua, 99 anos e 1 pena de morte
    Um serial killer culpado de violar mais de 50 mulheres e matou mais de 25 delas. Enquanto decorria o julgamento, ainda descobriram que também roubava, ameaçava pessoas com armas e traficava.
Bobbie Joe Longo

  • Juan Carona - 25 penas de prisão perpétua
    Em 1973, no Estado da Califórnia, um serial killer, Juan, assassinou 25 trabalhadores sazonais da quinta onde vivia. Teve uma prisão perpétua por cada vida que tirou.
Juan Carona

  • Daroon Bennalford Anderson - 11.250 anos
    Em 1994, Darron foi acusado de ter violado uma mulher idosa em Tulsa County, um furto, roubo e sequestro, condenado a 2.200 anos. Apelou e o júrio condenou-o a 11.250 anos, o que resulta em mais 6.300 anos.
    A 23 de julho de 1997, quando apelou mais uma vez, ele teve a liberdade condicional para o ano de 12.744.
Daroon Bennalford Anderson

  • Ariel Castro - 1 pena de prisão perpétua e 1.000 anos
    Um ex-motorista de um autocarro escolar de 53 anos, sequestrou Michelle Knight, 32, Amanda Berry, 27 e Gina DeJesus, 23 das ruas de Cleveland, entre 2002 e 2004, tendo cada uma delas, respetivamente, 21 anos, 16 anos e 14 anos.
    Teve um filho com Amanda Berry. Tinha as suas vitimas acorrentadas e violava-as repetidamente.
    As três mulheres escaparam da casa de Castro a 6 de maio de 2013, quando Amanda partiu uma porta e gritou para os vizinhos, pedindo ajuda.
    Ariel Castro declarou-se culpado das 937 acusações contra ele. Um acordo com a promotoria poupou uma possível pena de morte.
    A 1 de agosto de 2013 , foi preso por prisão perpétua, sem condicional, mais de 1.000 anos
    A 3 de setembro de 2013, foi encontrado na sua cela, enforcado com um lençol.
Ariel Castro

  • Sholam Welss - 845 anos
    A 15 de fevereiro de 2000, foi considerado culpado pela sua participação na falência da National Heritage Life Insurance Corporation of New York. Depois de roubar os investidores, fez parte da lista dos mais procurados pelo FBI, foi preso e condenado a 845 anos, apelou para uma punição menor, mas foi negado.
Sholam Welss

Mary Sweet

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Miminhos e Presentes

Ideias de Presentes para Amigos e Amigas



T-shirt - Há aquelas t-shirts divertidas, com frases super engraçadas, ou então uma t-shirt que faz mesmo o estilo dele(a)...

Capa para o telemóvel - Se souberes a marca do telemóvel, e souberes que precisa de uma capa, melhor ainda.

Jogos - Há umas roletas de shots e coisas do género, para quem é mais velho, para os mais pequeninos, um Trivial, Monopoly ou um puzzle.

Relógio - Não precisa de ser uma grande marca, há relógios giros e baratos.

Pulseiras, colares, brincos - Há tanto para mulher como para homem, basta conhecer o estilo da outra pessoa e escolher o ideal.

Lenço, chachecol - Se for no inverno, pode ser um presente ideal, se for no verão, um lenço é o ideal.

Gorro ou chapéu/boné - Gorro de inverno, Chapéu/Boné no verão.

Kit de maquilhagem/barbear - Sempre bem-vindo, para a amiga e para o amigo respetivamente.

Agenda - Para que o vosso amigo ande sempre no dia certo e sem atrasos e esquecimentos.

Diário - É mais normal ver uma rapariga com o seu diário, mas há rapazes que também gostam de escrever, até mais além do que contar só e apenas o seu dia-a-dia.

Perfume - Há diversas fragrâncias, diversos gostos, se conhecerem minimamente a pessoa, deverão saber se a pessoa gosta de uma coisa mais de flores ou um perfume mais doce, mais ou menos forte.

Kit de manicure - Mais indicado para as amigas.

Mala, mochila - É sempre um presente que é bem-vindo, e dá jeito.

Pantufas - Se for de inverno, é o ideal, quentinhos e confortáveis, e há uns bem divertidos.

Moldura - Uma moldura com uma fotografia vossa é super querido, e é um presente que a outra pessoa vai gostar de certeza.

Livro - Se souberem um autor que a pessoa goste, ou um estilo de livro, porque não?

CD - Música é sempre algo que faz parte da vida de todas as pessoas, se houver uma banda que a pessoa goste, poderás oferecer um CD que ainda não tenha, ou então fazer uma compilação das músicas que a pessoa mais gosta (mesmo que seja de bandas diferentes) ou então, para quem é mais distraído e não sabe bem quais são as músicas preferidas, faz uma compilação das músicas mais badaladas dos últimos tempos.

Porta-chaves - Há diversos, para todos os gostos. Há uns que até dão para abrir garrafas.

Mary Sweet

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Curiosidades

Sobre Mim - Década de 90


Nasci na década de 90, mais propriamente em 1994, a música sempre fez parte da minha vida desde muito cedo, lembro-me e está gravado eu andar na sala da minha antiga casa, com uns phones maiores que a minha cabeça, eu na altura com uns três anos, a ouvir Beethoven. Parece que não ouvia qualquer coisa, mas o meu pai tinha imensas coleções de música clássica entre outras.

As músicas da minha infância (que me lembre) são:
  • Barbie Girl - Aqua - É se calhar a música em que me lembro logo de quando era pequena.

  • One More Night - Phil Collins - Outro género de música que o meu pai me punha a ouvir.

  • Bicho - Iran Costa - Simplesmente representativa da minha infância.

  • Netinho - Oh! Mila - Lembro-me do meu último Carnaval no Jardim de Infância devido ao video que tenho, e esta é uma das músicas que lá estão...

  • Morango do Nordeste - Canta Bahia - Outra das músicas do Carnaval.

  • My Heart Will Go On - Celine Dion Esta música deve ter feito parte de todas as infâncias da década de 90, na minha não poderia ser diferente.



  • Everytime - Britney Spears - Se calhar das músicas que mais gostei em pequena, e que ainda a oiço e sei-a toda.

  • Whenever, Wherever - Shakira - O meu primeiro CD foi onde vinha esta música, tecnicamente só sabia esta e mais uma ou duas músicas, mas era fã.

  • Deixa-me Amar - Além Mar - Lembro de ouvi-la no Big Show Sic. Então passei a cantá-las todos os dias nessa altura.

  • Amanha de Manhã - Doce - Toda a gente sabe esta música, e fez parte da minha infância.

  • Eu Sei Tu És - Santamaria - Aí esta eu lembro-me de andar a cantá-la pelos corredores de casa.

  • I Want It That Way - Backstreet Boys - Uma banda masculina de grande sucesso de altura, desde pequenina a ouvir de tudo, melhor que muita coisa atualmente.


  • Ao Limite Eu Vou - NonStop - Lembro-me de haver um programa de televisão na SIC, anterior ao DisneyKids SIC, onde as NonStop eram o fenómeno!

  • Já Sei Namorar - Tribalistas - Bem esta música então, fez sem dúvida parte da minha infância para além de passar constantemente na rádio, ainda a conseguia ouvir em casa.



  • All About Us - t.A.T.u - uma banda feminina de lésbicas, supostamente, tendo em conta que atualmente são/foram casadas e com filhos (com cônjuge masculino), no entanto esta banda mexeu comigo, lembro-me dos meus 9 anos, quando comprei a minha primeira revista Bravo, onde elas vinham na capa. 


  • Assereje - Las Ketchup - EU TIVE O CD ahah, lembro-me de andar a dançar isto por todo o lado...


Em relação aos desenhos animados via o canal Cartoon Network, em inglês, coisa que podia ter-me facilitado com a língua, mas não fez nada, continuo a mesma "burrinha" a inglês. Havia o canal panda, havia, mas o canal 14 ficava mais perto que o 38, e não sabia da existência. Sempre que chegava a casa da minha avó, corria para a salinha do fundo, sentava-me no sofá puxava a mesita de centro à espera que a minha avó viesse com o almoço (almoçava sozinha, sossegada em frente à televisão) e pedia "Mete nos bonecos!!"

 Os desenhos animados da minha infância (que me lembre) são:


  • Os Rugrats - Raramente conseguia apanhá-los na televisão, mas quando via, adorava!
Os Rugrats
  • The Powerpuff Girls - Era um dos desenhos animados do Cartoon Network, gostava de ver, mas aqueles monstros deixavam-me com pesadelos.
The Powerpuff Girls
  • Courage, The Cowardly Dog - Outro dos "bonecos" do Cartoon Network, este sim, deixava-me cheia de medo.
Courage, The Cowardly Dog
  • South Park - "Oh my god! They killed Kenny! You bastards!", não podia ver muitas vezes, porque não era propriamente uma linguagem para crianças, mas quando apanhava, adorava.
South Park
  • Navegantes da Lua - Este foi possivelmente dos primeiros desenhos animados que vi no canal Panda. Adorava ver.
Navegantes da Lua
  • Timon e Pumba - Estes via aos fins de semana, quando a SIC se transformava em Disney, visto a Disney cá em casa só ter chegado depois do nascimento dos meus irmãos.
Timon e Pumba
  • Digimon - Mais um do canal Panda, este adorei mesmo, mas houve mais séries, com a evolução dos monstros e das "crianças escolhidas" a crescerem, mas só gostei das duas primeiras séries.
Digimon
  • Tartaruga Franklin - Lembro-me de ver no canal 2, uns desenhos animados super amorosos.
Tartaruga Franklin
  • Carrinha Mágica - Dava sempre às 16 horas no canal Panda, mesmo a jeito da hora de eu chegar a casa e ir a correr ver, temas interessantes e educativos.
Carrinha Mágica
  • Tom e Jerry - Era dos desenhos animados que mais gostava de ver e que nunca ninguém falava, e achava muito estranho a cabeça da dona do gato nunca aparecer.
Tom e Jerry
  • Os Flintstones - Na Idade da Pedra, super divertido.
Os Flintstones
  • Recreio - Outro que via só aos fins de semana da sic, super giros.
Recreio

[Entre outros]

Mary Sweet