Dia da Prevenção Contra o Cancro da Mama
O Cancro da Mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher.
Atualmente em Portugal com uma população feminina e 5 milhões, surgem 4.500 casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres desta doença.
Para descobrir este estado é necessário um exame clínico e a mamografia, estes são meios para um diagnóstico precoce.
Mamografia |
São conhecidos alguns fatores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada.
Entre 5 a 10% dos cancros de mama diagnosticados aparentam características genéticas e hereditárias, que caso se confirmam, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso das famílias.
Para um controlo rigoroso e periódico é feito uma mamografia e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico, sobretudo a partir dos 40-45 anos.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização não governamental com vários objetivos direccionados para a problemática oncológica.
Nas atividades relativas à Prevenção do Cancro da Mama, destaca-se, desde 1986, o Rastreio de Cancro da Mama iniciado na Região Centro do País, que tem permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário