quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pelos Caminhos do Mundo

Mais uma vez, pela zona de Lisboa, mais propriamente Sintra...

Palácio de Seteais


Atualmente um hotel de luxo e restaurante da Sociedade Hotel Tivoli.
Palácio de Seteais
Foi construído no século XVIII para o cônsul holandês, Daniel Gildemeester, num bocado de terra cedida pelo Marquês de Pombal.
Marquês de Pombal
Localizado em Sintra, património mundial, ergue-se este palácio no meio de um terreno acidentado, de onde se pode avistar o mar e o alto da Serra de Sintra.
Palácio de Seteais
De arquitetura neoclássica, insere-se no conjunto de palácios reformados pela burguesia. Destaca-se a entrada, com frontões triangulares, janelas de guilhotina e uma escada de dois braços que se desenvolve para o interior no sentido da fachada secundária.
Palácio de Seteais
Pode-se também constatar a adaptação do palácio à irregularidade do terreno, que tem um enquadramento com o Palácio da Pena. As fachadas principais são simétricas, de dois registos.

As salas da ala esquerda são pintadas com frisos de flores e grinaldas, salientando-se a Sala Pillement, com cenas figurativas da autoria de Jean Baptiste Pillement, e a Sala da Convenção, com alusões marítimas mitológicas.

Os interiores, na sua maior parte revestidos de sedas e mobílias, apresentam bom gosto, realçando-se os magníficos frescos do andar nobre. Na sala de jantar, encontramos uma exuberante vegetação exótica, em que se debatem sereias e tritões. No salão menor, são já as paisagens "rocailles", onde brincam crianças, engalanadas por representações e reposteiros de estilo neo-clássico e por passamanarias ao gosto chinês.
Palácio de Seteais
Atualmente sendo um hotel já recebeu personalidades como a Rainha Juliana da Holanda, o General Franco, Américo Tomás, Agatha Christie, Amália Rodrigues, Richard Nixon, Júlio Iglesias, Brad Pitt, Banda U2, entre outros.
Rainha Juliana da Holanda
Agatha Christie
Richard Nixon

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário