sábado, 27 de setembro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia Mundial do Turismo

Pode-se dizer que existem várias definições de Turismo, sendo que a Organização Mundial de Turismo (OMT) define como "as atividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, confins de lazer, negócios e outros".

A definição de Mathieson e Wall torna-se mais completa, pois consideram que "o turismo é o movimento temporário de pessoas para destinos fora dos seus locais habituais de trabalho e residência, as atividades desenvolvidas durante a permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades".

Ser turista é ser um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a 24 horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

História do Turismo
Na História da Grécia Antiga dava-se grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura, diversão, religião e desporto. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistir aos Jogos Olímpicos, de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia. Deslocavam-se milhares de pessoas, misturando religião e desporto. Também existiam peregrinações religiosas, como as que se dirigiam aos Oráculos de Delfos e ao de Dódona.
Ilustração em cerâmica alusiva à corrida de estafetas dos Jogos Olímpicos
No Império Romano eles frequentavam águas termais, as Termas de Caracalla. Eram assíduos de grandes espetáculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para a costa. Estas viagens de prazer ocorreram possivelmente devido a três fatores fundamentais: a "Pax-Romana", o desenvolvimento de importantes vias de tráfego e a prosperidade económica que possibilitou a alguns cidadãos meios financeiros e tempo livre.
Termas de Caracalla
Durante a Idade Média ocorreu num primeiro momento um retrocesso devido ao maior número de conflitos e a recessão económica, entretanto surge nesta época um novo tipo de viagem, as peregrinações religiosas. Embora já tenha existido na época antiga e clássica, entretanto o Cristianismo como o Islão estenderam a um maior número de peregrinos e deslocamentos ainda maiores
São famosas as expedições desde Veneza a Terra Santa e as peregrinações pelos Caminhos de Santiago, criando assim mapas e todo o tipo de serviço para os viajantes. Quanto ao Turismo Islâmico de Haji a peregrinação para Meca e um dos cinco Piares do Islamismo obrigando a todos os crentes a fazerem esta peregrinação pelo menos uma vez na vida.
Meca
As peregrinações continuam durante a Idade Moderna. Em Roma morrem 1.500 peregrinos por causa da Peste. E é neste momento quando aparecem os primeiros alojamentos com o nome de hotel. Esta é também a época das grandes expedições marítimas dos portugueses, espanhóis e britânicos que despertam a curiosidade e o interesse por grandes viagens.
No final do século XVI surge o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses para fazerem um Grand Tour no final dos seus estudos, com a finalidade de complementar a sua formação e adquirir certas experiências.

Com a Revolução Industrial consolida-se a burguesia que volta a dispor de recursos económicos e tempo livre para viajar. O invento do maquinário a vapor promove uma revolução nos transportes, que possibilita substituir a tração animal pelo comboio a vapor tendo as linhas férreas que percorrem com rapidez as grandes distâncias cobrindo grande parte do território europeu e norte-americano. Também o uso do vapor nas navegações reduz o tempo dos deslocamentos.
Revolução Industrial
Inglaterra torna-se a primeira a oferecer passagens de travessias transoceânicas e dominam o mercado marítimo na segunda metade do século XIX, o que favorecerá as correntes migratórias europeias para a América. Sendo este o grande momento dos transportes marítimos e das companhias navais.
Barco a vapor
Começa a surgir na Europa o turismo de montanha ou saúde, constroem-se famosos sanatórios e clínicas privadas europeias, muitos deles ainda existem como pequenos hotéis guardando ainda um certo charme.
Termas naturais
Em 1840, Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promove a primeira viagem organizada da história. mesmo tendo sido um fracasso comercial, é considerada como um profundo sucesso em relação a organização do primeiro pacote turístico, pois se constatou a enorme possibilidade económica que este negócio poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agência de Viagens "Thomas Cook and son".
Thomas Cook
Cesar Ritz é considerado o pai da Hotelaria Moderna. Desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis num hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis do seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu a casa-de-banho nas unidades habitacionais, criando as suites, revolucionando a administração.
Cesar Ritz
Com a Primeira Guerra Mundial no verão de 1914 acredita-se que havia aproximadamente 150.000 turistas americanos na Europa. Ao finalizar a guerra começa a fabricação em massa de autocarros e carros particulares. Nesta época as praias e os rios se convertem em centros de turismo na Europa começando a adquirir grande importância o turismo costeiro.
Turismo no início do século XX
O avião, utilizado por minorias em longas distâncias, vai-se desenvolvendo timidamente para acabar impondo-se sobre as companhias navais. A crise de 1929 repercute negativamente em todo o setor turístico limitando o seu desenvolvimento até aproximadamente 1932. A Segunda Guerra Mundial paralisou absolutamente o setor em todo o mundo e os seus efeitos estendem-se até ao ano de 1949.
Segunda Guerra Mundial
Entre 1950 e 1973 inicia-se um "boom" turístico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua história. Este desenvolvimento é consequência da nova ordem internacional, a estabilidade social e o desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental.
Turismo de praia na década de 1950
De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Turismo em 2009 aconteceram 880 milhões de chegadas de turistas internacionais, um decréscimo de 4,4% em relação a 2008. A região mais afetada pela crise económica foi Europa, com uma redução de 5,6%. Porém, os países mais visitados pelos turistas internacionais entre 2006 e em 2010 são europeus, com a França mantendo o primeiro lugar há vários anos.

Tipos de Turismo - Existem vários tipos de turismo, consoante o que as pessoas querem fazer ou usufruir.


  • Turismo religioso - nomeadamente as peregrinações e antigamente os Jogos Olímpicos que eram em honra dos deuses gregos.
  • Turismo desportivo - quando há uma deslocação para assistir a uma desporto, como os mundiais ou europeus de futebol, os Jogos Olímpicos também. Ou quando os turistas procuram a prática de desporto nos seus tempos livres.
  • Turismo cultural - dos mais comuns, e este tipo de turismo está praticamente presente em todos os outros tipos, trata-se de conhecer a zona visitada, a sociedade residente, etc.
  • Turismo de saúde e bem-estar - não necessariamente quando se está doente, mas também. Normalmente em zonas termais.
  • Turismo de negócios - quando há uma deslocação superior a 24 horas para negócios.
  • Turismo sol e mar - possivelmente o mais utilizado, onde a atividade principal da viagem é visitar as praias locais e apenas ficar lá a bronzear.
  • Turismo de montanha - normalmente no inverno devido à neve.
  • Turismo de natureza - quando as atividades praticadas se fazem junto da natureza, como caminhos pedestres.
  • Turismo de aventura - atividades de aventuras, normalmente radicais.
  • Turismo de cruzeiros - como o próprio nome indica, é a prática de viajar num cruzeiro.
  • Turismo gastronómico e vinhos - é o tipo de turismo que a principal atração da viagem é a gastronomia e/ou os vinhos de uma determinada região.


Turismo em Portugal

Portugal sempre foi um dos destinos turístico mais seguros da Europa. Se apesar de até 1974 o país ter sofrido com um regime ditatorial, após esta data o turismo cresceu imenso.
Lisboa e Cascais foram os pólos iniciais do turismo, aos quais se juntaram mais tarde a Ilha da Madeira e o Algarve. Atualmente todo o país tem um prestígio em todo o mundo.
Hoje em dia, mais de 13 milhões de turistas anuais percorrem os cerca de 1000 km de costa, visitam os inúmeros locais considerados Património da Humanidade, cruzam as Planícies do Alentejo, escalam a Serra da Estrela, sobem o Rio Douro, mergulham nas praias do Algarve, encantam-se pelos Arquipélagos dos Açores e Madeira.
O Algarve é um dos principais destinos de férias, durante todo o ano, dos países nórdicos e do Reino Unido.
A cultura, sol, praias, diversão, natureza, história e gastronomia são os pratos fortes do turismo português.
O turismo é um dos mais importantes setores da economia portuguesa, representando cerca de 8% do PIB.
Portugal encontra-se entre os 15 países com maior procura turística em todo o mundo.


Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário