domingo, 28 de setembro de 2014

Desporto

Aniversário do F.C. Porto


Futebol Clube do Porto é um clube multidesportivo português, sediado na cidade do Porto.

Foi fundado a 28 de setembro de 1893, no dia do aniversário do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, por António Nicolau d'Almeida, um jovem de 20 anos, comerciante do vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens à Inglaterra.
Rainha D. Amélia e Rei D. Carlos I de Portugal
António Nicolau d'Almeida
A fundação do clube é noticiada no jornal lisboeta Diário Ilustrado. O FC Porto inicia então os seus primeiros treinos no Campo do Prado, em Matosinhos, e no dia 8 de outubro disputa o primeiro jogo da história do clube, contra o Clube de Aveiro.

A 25 de outubro de 1893, Nicolau d'Almeida convida o Club Lisbonense para uma partida de futebol, que decorreria no dia 2 de novembro. A data escolhida para o encontro, por decisão do então presidente do Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto, foi o dia 2 de março do ano seguinte, além disso consegue convencer D. Carlos a patrocinar o jogo, no qual ofereceu também uma taça. O nome escolhido foi a Taça D. Carlos I. O jogo decorreu no Campo Alegre, no Porto, o jogo acaba com uma derrota do FC Porto, por 1-0.
Guilherme Pinto Basto

Em 1896, António Nicolau d'Almeida casa-se com Hilda Rumsey, e esta pede-lhe para se afastar do futebol, que considerava uma modalidade demasiado violenta. António aceita o pedido e afasta-se do clube.

O clube entrou num período inativo até 1906, data em que é refundado por José Monteiro da Costa. A nova fundação ocorre no dia 2 de agosto de 1906. José decidiu o azul e branco como as cores do clube e manteve o nome do mesmo.
José Monteiro da Costa
Para além disso, foi desenhado o primeiro emblema do clube, que consistia numa bola de metal azul com as iniciais "FCP". Entretanto, é alugado à Companhia Hortícola Portuense o primeiro campo do clube, o Campo da Rainha, que fora simultaneamente o primeiro relvado de Portugal.
Campo da Rainha

A 15 de novembro de 1907, joga com o Real Fortuna de Vigo, naquele que foi o primeiro encontro com uma equipa estrangeira em Portugal. Porém, nunca foi anunciado o resultado do jogo.

Devido à tanta assistência, o Campo da Rainha ficou pequeno, por isso em julho de 1912 muda-se para o Campo da Constituição. Para comemorar a nova casa, a equipa inglesa Oporto Cricket Lawn-Tennis Club organizou um jogo, do qual saíram vencedores por 5-2.
Campo da Constituição
Campo da Constituição
Em junho de 1922, arranca o Campeonato de Portugal, prova criada pela União Portuguesa de Futebol, antecessora da Federação Portuguesa de Futebol, com o objetivo de juntar os campeões regionais de Lisboa e Porto. É o FC Porto quem leva a melhor na primeira edição, ganhando ao Sporting por 3-1, na final.

Ainda em 1922, o futebolista "Simplício", que fora também artista gráfico, conjugou o antigo símbolo do FC Porto com as armas da cidade do Porto, dando origem ao atual emblema do clube.
"Simplicio"
Dois anos depois, na primeira prova nas piscinas do FC Porto, Luíz Canto Moniz ganha os 200 metros livres do campeonato nacional, iniciando no mesmo ano a prática do hóquei em patins.
Modalidade de hóquei em patins do FC Porto
Em 1926, inicia-se o basquetebol, por iniciativa de três jogadores. Dois anos depois, é renovado o contrato de arrendamento do Campo da Constituição, com uma renda anual de 12 mil escudos, pagos em duas prestações de seis mil escudos, na mesma época em que o FC Porto é campeão nacional e regional de pólo aquático. Na época seguinte, o clube estreia-se no hóquei em campo, a 20 de outubro de 1929.
Modalidade de basquetebol do FC Porto
Novamente o campo estava a ficar cada vez mais cheio, por isso em 1933, foi proposta em Assembleia Geral a aquisição de terrenos para a construção de um novo estádio, o Estádio das Antas. Enquanto não estava disponível, o clube jogava de vez em quando em outros campos emprestados, como o Campo do Ameal ou o Estádio do Lima.
Estádio das Antas
A pior época de futebol até esta altura, ocorreu e 1942/43, quando o clube conseguiu um sétimo lugar no campeonato. Os 12-2 sofridos contra o Benfica para o campeonato a 7 de fevereiro de 1943 e a eliminação na Taça de Portugal para o Vitória de Setúbal por 7-0, reforçaram ainda mais a fraca época dirigida pelo técnico húngaro Lipo Herczka.
Técnico húngaro Lipo Herczka
Em 1948, Fernando Moreira vence a 13.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, e em 1952 o clube vence pela primeira vez o campeonato de basquetebol.
Fernando Moreira
Depois das obras terem começado em inícios de 1951, o Estádio do FC Porto é inaugurado em 28 de maio de 1952, mas ficou para a história como Estádio das Antas. Na inauguração, os dragões perderam por 8-2 contra o convidado Benfica.
Bilhete para a inauguração do Estádio das Antas
Os anos seguintes foram razoavelmente sorridentes nos setores desportivos. O número de sócios aumenta para cerca de 41 mil em 1971, e no bilhar, o clube obtém o terceiro lugar no campeonato europeu em 1972, melhor classificação da história para uma equipa portuguesa.

Entretanto, Pavão, antigo futebolista do clube, morre de ataque cardíaco a 16 de dezembro de 1973, durante um jogo em casa para o campeonato.
Pavão - Fernando Pascoal Neves

A chegada de Jorge Nuno Pinto da Costa a 17 de abril de 1982, como Presidente do FC Porto, fez crescer o clube tanto na modalidade principal, o futebol, como nos outros desportos praticados. Para além da secção desportiva, também tem vindo a crescer como uma empresa.
Tomada de posse de Pinto da Costa em 1982
Jorge Nuno Pinto da Costa
A 9 de março de 1994, o estádio foi incrivelmente penhorado pelo ministro das finanças, Eduardo Catroga, devido a uma dívida fiscal de cerca de 200 mil contos. O estádio começou a ser demolido a 1 de abril de 2004, e acabou a 28 de junho de 2004, sendo substituído pelo atual Estádio do Dragão.
Ministro das finanças - Eduardo Catroga
Inaugurado no dia 16 de novembro de 2003, o atual estádio do clube só começou a ser jogado em 2004 devido a problemas relacionados com a relva. A construção do estádio custou 98 milhões de euros, e tem uma capacidade para 50 mil espetadores.
Estádio do Dragão
O amigável da inauguração resultou numa vitória de 2-0 contra o Barcelona, onde também se estreou Lionel Messi, então com dezasseis anos.
Lionel Messi
O Estádio foi utilizado para o Euro 2004 e recebeu o jogo de abertura do Euro, em que Portugal perdeu 2-1 com a Grécia.
Abertura do Euro 2004 no Estádio do Dragão
O FC Porto possui também o Dragão Caixa, o pavilhão para as modalidades do clube inaugurado no dia 23 de abril de 2009 com uma capacidade para 2 mil espectadores, e um campo de treinos para a modalidade de futebol, de nome Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, inaugurado a 5 de agosto de 2002 em Vila Nova de Gaia.
Interior Dragão Caixa
A 28 de setembro de 2013, é inaugurado o Museu do FC Porto by BMG, porém o museu só abriu oficialmente ao público no dia 26 de outubro do mesmo ano.
Museu do FC Porto by BMG

Mary Sweet

1 comentário:

  1. Gostei muito do Blog :D Principalmente da parte onde fala do porto. essa sim vale mesmo a pena ehehe

    ResponderEliminar