Dia Internacional da Educação
Educação engloba dois processos, o de ensinar e o de aprender.
É um fenómeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
A educação é exercida nos diversos espaços de convívio social. A prática educativa formal, que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil até à Pós-Graduação, dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar.
Em Portugal a educação é regulamentada pela Lei de Bases do Sistema Educativo que estabelece o quadro geral do sistema educativo nacional.
A ONU publica um Índice de Desenvolvimento Humano de cada ano, que consiste no índice de educação, índice do PIB e índice de Esperança de Vida. Estes três componentes medem o nível de escolaridade, o PIB per capita e expectativa de vida, respetivamente.
O índice de educação é medido pela taxa de alfabetização de adultos e a taxa de escolarização combinada do primário, secundário e terciário bruto.
A educação é uma componente importante do bem-estar e é usado na medida de desenvolvimento económico e qualidade de vida, que é um fator fundamental para determinar se é um país desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido.
Mapa do mundo indicando Índice de Educação (2007) |
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário