quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Entre Tachos e Panelas

Alimentação sem Glúten 

O que é o Glúten?

Resulta da mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma da semente de cereais, como o trigo, cevada, triticale e centeio, ou como a aveia.
Trigo

O glúten aparece geralmente combinado com outras proteínas vegetais como as albuminas e globulinas e também em combinação com o amido desses cereais, sendo responsável pela viscoelasticidade da massa composta pela mistura de farinha e água.
Alimentos com glúten

Pode ser obtido a partir da farinha de trigo e alguns outros cereais, separando-se a parte proteica do glúten, composta por prolaminas e gluteninas, da parte proteica solúvel em água ou solúvel em soluções salinas e do amido.

Em muitas embalagens de produtos alimentares aparece a frase "contém glúten, pois existem pessoas portadores de intolerância ou reações alérgicas a essa proteína, e desta forma alerta-as para que não consumam aquele alimento.

Doenças relacionadas com o Glúten:

Portadores de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância ao glúten. Isto pode causar danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade, entre algumas semanas e até alguns meses. Outra das manifestações da intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.

Entre 1% a 2% da população mundial apresenta intolerância ao glúten, embora até metade dos celíacos não apresentem sintomas graves ou que interferem na vida quotidiana destes.

Estas pessoas devem evitar certos alimentos que contenham glúten, destacando-se os derivados de trigo, cevada, centeio, triticale e aveia, incluindo derivados de fabricação caseira ou industrial, como pães, massas alimentícias, biscoitos, bolos, salgados, barras de cereais, pizzas, molhos brancos, cerveja, whisky e vodka de cereais.
Alimentos com glúten

Os portadores da doença celíaca não devem consumir nem mesmo carnes e legumes panados em farinha de trigo, ou alimentos produzidos em óleo de fritar onde tenha sido frito algum alimento contendo farinha de trigo.
Panados

A doença celíaca é crónica, os seus portadores devem adotar uma alimentação sem glúten que geralmente deve ser seguida para o resto da vida.


Exemplos de alimentos permitidos aos celíacos:

Arroz, batata, milho e mandioca.
Batata

Leite em pó, esterilizados, leites integrais, desnatados e semi desnatados. Leite condensado, cremes de leite, parmesão.
Leite em pó

Açúcar de cana, mel, geleias de fruta, doces e gelados caseiros preparados com alimentos permitidos.
Mel

Manteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal, azeite.
Azeite

Todos os tipos de carne, peixe e produtos do mar.
Peixe

Feijão, ervilhas secas, lentilhas, amendoins, grão de bico, soja.
Lentilhas

Todos os legumes e verduras.
Legumes

Sal, pimenta, vinagre fermentado de vinhos tinto e de arroz.
Pimenta e Sal

Abacaxi, banana, laranja, tangerina, kiwi, maçã, manga, maracujá, morango, melão, melancia, pêra e pêssego.
Manga

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário