Ressaca
É a soma dos efeitos fisiológicos desagradáveis que se segue a uma grande ingestão de bebida alcoólica.A ressaca pode ser em qualquer parte do dia, mas na maioria das vezes aparece de manhã, após uma noite de bebedeira.
A ressaca pode dar náuseas, dor de cabeça, letargia, sensibilidade à luz e aos ruídos, diarreia, vómitos e sede, para além destes sintomas físicos, podem incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade.
O que pode ajudar na Ressaca...
- Bananas - dá-nos potássio, devido às bebidas alcoólicas serem diuréticas, fazem-nos urinar mais do que o normal, e é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados com a urina.- Frutose (açúcar das frutas) - das maneiras mais simples de se recuperar as energias é a frutose, acelera o processamento do álcool pelo corpo. No entanto, o paladar nas ressacas ficam bastante alterado, o que significa que as frutas poderão não saber muito bem.
- Sódio - o sal é necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais, o sal é rico em sódio. Como acontece com o potássio, o sódio é eliminado pela urina.
- Água - como o álcool faz as pessoas urinarem mais do que o normal, leva a uma grande perda de água. Corpo tem que se hidratar, logo vai buscar água do cérebro, que acaba por ficar um pouco menor do que o normal, as membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor de cabeça. A água irá ajudar o corpo a hidratar-se, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas.
- Limão - é o melhor depurador do fígado que existe. Ao se levantar, deve usar o sumo do limão num pouco de água quente ou morna, este sumo fornece uma grande quantidade de minerais que se perdeu por causa das bebidas alcoólicas.
Chá de limão |
- Chá de menta - deverá despejar duas colheres de folhas de menta numa chávena de água a ferver, tape e deixe arrefecer. Se quiser, acrescente uma colher de chá de mel biológico com o qual aliviará a dor de cabeça e ao mesmo tempo ativará o processo de hidratação.
Chá de menta |
- Gengibre - ajuda digestiva em todos os casos, pode comer ou beber como quiser misturado com alguma outra coisa como um remédio para as náuseas que ele vai equilibrar os seus sucos gástricos e acalmar o seu sistema digestivo. Nunca consuma gengibre fresco com o estômago vazio, misture sempre com alguma coisa.
Gengibre |
Como evitar a Ressaca...
- Coma bem - alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Quando se bebe com o estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido.- Atenção com o fígado - procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado, ele produz a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça. Deverá ingerir sumos de beterraba e alho. Na sua refeição deverá haver alimentos com gordura poli-insaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extravirgem.
- Beba moderadamente - poderá intercalar a bebida com pequenos petiscos e copos de água, assim o álcool não fica sozinho no estômago, e de barriga cheia já não lhe apetece tanto beber.
- Misturas - embora a ressaca seja inevitável se ingerir muito álcool, pode ser ainda pior se beber vários tipos de bebidas alcoólicas.
- Hidrate-se - deverá beber bastante água, antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira, antes de dormir, ingira bastante água. Esta tática ajuda o seu organismo a metabolizar o álcool enquanto descansa. Se acordar para urinar, deverá beber mais água. Além de o hidratar, ajuda a eliminar o álcool e a livra-se das toxinas.
- Descanse no dia seguinte - cerca de cinco horas depois da bebedeira as células cerebrais começam a recuperar-se, mas ficam ultrassensíveis. Deverá repousar, manter a luz apagada.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário