sábado, 20 de setembro de 2014

Aspirantes a Doutoras

Prisão de Ventre

É caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. Esta, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação pouco saudável, stress e outros problemas que fazem com que o organismo responda ao reter as fezes por um período maior do que o normal.

Estatisticamente, a prisão de ventre afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso de gravidez, pela compressão do útero sobre o intestino.

Os sintomas são o inchaço da barriga, cólicas, fezes duras e irritabilidade.

As causas mais comuns são a má alimentação, tanto no que diz respeito à carência de fibras quanto de líquidos, e influência ativa no ciclo de evacuação.

A presença de fibras é importante para a evacuação, tendo em vista que a sua ausência dificulta o deslocamento dos alimentos pelo intestino, enquanto a água ajuda a manter as fezes mais hidratadas, também facilitando o deslocamento.

A falta de atividade física também é tida em conta como possível causa, muito embora não se sabe exatamente porquê. Outras causas incluem o efeito colateral de algum medicamento, stress, depressão, doenças relacionadas ao cólon ou ao reto, ansiedade e pouco consumo de frutas e verduras.

O tratamento, geralmente, consiste em corrigir as causas da irregularidade intestinal como comer alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas frescas e vegetais.

Deve aumentar a ingestão de líquidos, beber chá ou água quente, pois podem estimular o funcionamento do intestino.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário