terça-feira, 19 de agosto de 2014

Utilizar o que Há por Casa...

Material Escolar

As aulas estão aí, e começam aparecer os anúncios das grandes superfícies de vendas, para influenciar à compra de novas coisas, porque a moda agora é esta cor ou aquele desenho animado. Vou tentar deixar aqui umas dicas de reutilização de material e tentar comprar o menos possível.
Aqui em casa são três estudantes, e é complicado comprar-se todos os anos, três vezes a mesma coisa, para cada um ter. Mas há coisas que são reutilizáveis, ou porque não se usa, ou basta uma caminha modificada e fica como novo.

Também espero deixar dicas para aquilo que tem mesmo que se comprar...

Vamos começar...


  • Livros - é difícil de ser reutilizado, especialmente porque as escolas mudam os manuais com alguma regularidade. No entanto, se for uma família que tenha dois filhos com um ano ou dois de idade de diferença, na mesma escola, poderá quando os comprar, forrá-los e assim impede que se estraguem mais rapidamente.
    Também já existem bibliotecas onde se podem deixar livros utilizados que outras pessoas podem adquirir. Para isto, basta saber quais os manuais adotados pela escola e escolher, assim evita comprar pelo menos todos os livros.
  • Mochila/Bolsa - Lembro-me de ter uma mochila todos os anos, cada ano, uma cor diferente. No entanto há imensas formas de reciclar este material. Basta ter um bocadinho de jeito para a costura e imaginação, pôr pins, emblemas, geralmente bandeiras ou desenhos, feitos de pano e linha. Também fazer aplicações com tecidos estampados e coloridos ou mesmo com rendas.
  • Cadernos - Isto é um dos materiais mais complicados de reutilizar, no entanto pode-se poupar comprando cadernos um pouco maiores, pelo menos A4, que podem ser usados para duas disciplinas, ou até mesmo aqueles que têm separadores. No entanto, há professores que complicam um pouco esta tarefa, querendo um caderno com argolas, ou sem elas, capa negra ou capa colorida, etc etc.
    Eu na faculdade tenho comprado cadernos A4 e como são disciplinas que só tenho durante três meses (+/-) acabo por na maioria deles nem encher metade, então uso nas disciplinas de segundo semestre.
    Também poderá comprar cadernos de capas lisas, negras ou de cor única, e depois decorar, com fotos, tecidos, ou como eu faço nos cá de casa, com imagens referentes à disciplina que vai caber a essa caderno.
  • Afiadeiras - geralmente duram anos, mas deverá ter-se em atenção se estão afiar mal, pois a lâmina pode estar enferrujada ou partida e acaba por "moer" o lápis acabando por estragá-lo. O ideal é que a afiadeira tenha um suporte para "guardar" as aparas, impedindo assim que se suje a mesa na aula ou se tenha que levantar.

  • Lápis de carvão - Geralmente é o que mais se gasta, porque se afia e acaba por chegar a um tamanho quase impossível de escrever (eu cá consigo - FORRETA!). Normalmente as crianças adoram afiar o lápis sendo que no caso delas é uma coisa que se desgasta facilmente.
    Deverá ter em atenção também o tipo de lápis, não é necessário comprar da marca mais cara, mas há umas que são realmente muito más e que o lápis estraga-se com alguma facilidade.
  • Caneta azul/preta - Eu consigo gastar no mínimo umas dez canetas por ano, dependo do ano, do curso e do gosto pela escrita. Normalmente na primária, as crianças não usam canetas para escreverem, mas vem sempre "caneta azul ou preta" na lista de material, certamente será para a professora (julgo eu). Nos anos seguintes, poderá haver um uso mais frequente, sendo necessário comprar várias canetas, existem umas packs que trazem cerca de dez a vinte canetas, sendo que se não se usar, sempre dão para o ano seguinte.
  • Canetas de cor para escrever - São geralmente as canetas que mais duram, como ou são só usadas para escrever títulos ou sublinhar acabam por durar até dois a três anos, sendo necessário que não sequem. Geralmente é utilizada o vermelho e o verde.
  • Canetas/Lápis de cor para pintar - Vem sempre na lista de compras para a disciplina de educação visual, sendo que normalmente duram entre um a dois anos, mas é sempre melhor verificar. Também poderá ver o que há aí por casa, sendo que normalmente há lápis de cor e canetas espalhadas pela casa, sendo que poderá fazer uma reutilização das que andam por aí "espalhadas".
  • Borracha - BRANCA! Tem de ser branca! Não se iludam com o "paga caneta", nada apaga caneta a não ser o corretor. Há borrachas com suportes, que impedem que esta fique suja mais facilmente, mas dá sempre para limpá-la, "apagando" uma folha branca com a zona suja. Geralmente também duram um, dois ou três anos.
  • Corretor - Eu prefiro os de caneta, quer dizer os de fita são de mais fácil secagem, no entanto são mais propensos a partir. O corretor é que não tem muitos anos de vida, seca com alguma facilidade.
  • Régua - Uma de 15 a 20 cm para ter na bolsa é o normal, a régua se for cuidada dura os anos todos que quiser. Se estiver suja, basta enrolá-la em folha e esfregar e vai ver que a folha ficará suja.
  • Marcadores de tinta - Há uns packs com três ou quatro cores. Sendo que podem ser necessários para sublinhar os livros, apontamentos...
  • Materiais de desenho - Basta esperar pelas listas que os professores darão, mas há imensas coisas que se pode utilizar como o compasso, a tesoura, etc.


Dica:
Numa bolsa, basta ter uma caneta azul ou preta, um lápis, uma borracha, uma afiadeira, um corretor, um marcador, uma régua e uma/duas canetas de escrever de cor. Guardando todos os outros materiais, indo buscá-los apenas quando necessitar, prefiro, por exemplo, só ter uma caneta e só trocar quando a carga da tinta acabasse.


Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário