Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge |
Localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade de Lisboa, em Portugal. O nome atual deriva da devoção do castelo a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas feita por ordem de D. João I, no século XIV.
Rei D. João I de Portugal |
No contexto da Reconquista cristã da Península Ibérica, após a conquista de Santarém, as forças de D. Afonso Henriques, com auxilio de cruzados normandos, flamengos, alemães e ingleses dirigiram-se à Terra Santa, investiu contra esta fortificação muçulmana, que capitulou após um duro cerco de três meses - 1147.
Rei D. Afonso Henriques (I) |
Poucas décadas mais tarde, entre 1179 e 1183, o castelo resistiu com sucesso às forças muçulmanas que assolaram a região entre Lisboa e Santarém.
A partir do século XIII, alçando-se Lisboa a Capital do Reino - 1255, o castelo conheceu o seu auge, quando foi, além de Paço Real, o chamado Paço da Alcáçova, palácio de bispos, albergue de nobres da Corte e fortificação militar.
Sofreu terramotos em 1290, 1344, 1356, 1531, 1551, 1597 e 1699. Foi utilizado como prisão durante a Dinastia Filipina.
3ª Dinastia Portuguesa - Filipina |
A mudança de residência real para a zona ribeirinha, a instalação de aquartelamentos e o terramoto de 1755 contribuíram para o declínio e a degradação do monumento. Foi sede da Casa Pia de 1780 a 1807, quando foi utilizado como Quartel-General por Jean-Andoche Junot.
Casa Pia - Lisboa |
Jean-Andoche Junot |
Ao longo dos tempos o castelo, assim como as diversas estruturas militares de Lisboa, tem sido remodelado, ao ponto de na primeira metade do século XX estar já em avançado estado de ruína.
Na década de 1940 foram empreendidas monumentais obras de reconstrução, levantando-se grande parte dos muros.
Ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do Rio Tejo.
Castelo de São Jorge |
Classificado como Monumento Nacional por Decreto de 16 de junho de 1910. Atualmente constitui um dos locais mais visitados pelos turistas na cidade de Lisboa.
O castelo oferece ainda os jardins e miradouros, o castelejo, a cidadela e a esplanada, um espetáculo multimédia, uma câmara escura, espaço de exposições, sala de reuniões e receções e loja temática aos seus visitantes.
Vista do Castelo de São Jorge |
A entrada no castelo é gratuita para os moradores do concelho de Lisboa, para os restantes visitantes tem o custo de 7 euros.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário