domingo, 17 de agosto de 2014

Gente Importante

Mais uma das Mulheres que influenciaram o Mundo de alguma forma.

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em Saumur na França, a 19 de agosto de 1883. Era filha de uma solteira, Eugénie Jeanne Devolle, uma lavadeira, e nasceu num hospital de caridade dirigido pelas Irmãs da Providência. O seu pai, Albert Chanel, era um vendedor de rua, que comercializava roupas de trabalho e roupas íntimas, viajando por diferentes cidades, enquanto a família ficava em alojamentos.
Coco Chanel

No registo oficial, o nome de Chanel foi inscrito como "Chasnel". A mãe estava doente e o pai estava a viajar, nenhum pode comparecer no registo, com os pais ausentes, o apelido do bebé foi digitado incorretamente, provavelmente devido a um erro nos documentos. O casal teve mais filhos, dando cinco irmãos a Gabrielle Chanel..

Em 1895, Gabrielle tinha doze anos, quando a sua mãe morreu de bronquite aos 31 anos. O pai de Gabrielle colocou as duas filhas num orfanato, Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, enquanto os dois filhos trabalhavam numa quinta (a última irmã morreu na infância). Aos 18 anos, embora pudesse permanecer, Chanel decidiu morar numa pensão reservada a meninas católicas na cidade de Moulins.

Passado um tempo, passou a inventar histórias da sua vida para ocultar as suas origens. Das muitas histórias contadas por ela, grande parte era apenas uma invenção. Ela costumava afirmar que quando a sua mãe morreu, o seu pai viajou para a América em busca de uma fortuna então, ela precisou ficar com duas tias de coração frio.

Chegou a afirmar que nasceu em 1893 em vez de 1883, e que a sua mãe tinha morrido quando ela tinha dois anos em vez de doze anos.
Coco Chanel

Aos 18 anos encontrou a sua prima, que com a mesma idade tinha a mesma ambição de fugir do internato. Com êxito em 1903 trabalhou como costureira numa loja de enxovais. 

Por volta de 1907-1908, numa noite quando saiu com a prima ela pôs-se a cantar e começa a sonhar com o music hall. O seu apelido deve-se à música "Who has seen Coco?", que ela cantava na época em que trabalhava num cabaré, mas preferia dizer que fora o seu pai que a chamava assim quando era pequena.

Em 1903, aos 20 anos, saiu do colégio e tentou procurar emprego na área do comércio e da dança, como bailarina, e também fez tentativas no teatro, onde raramente teve grandes papéis devido à sua estatura.

Com a sua silhueta, ela atrai e passa a viver com Etienne Balsan, que foi um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos que na época fabricava o uniforme do exército. Ele era o criador dos melhores cavalos da França, mas o romance só dura alguns meses, ao perceber que ele não gostava mais dela.
Etienne Balsan

Por volta de 1910, em Paris, Coco conheceu o grande amor da sua vida, o milionário inglês Arthur Capel. Ele ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel tornar-se-ia num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris.
Arthur Capel e Coco Chanel

Com este relacionamento, Coco aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz. Ele morreu meses mais tarde num acidente de carro. Com este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.
Coco Chanel em 1928

No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre,
Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia, na então União Soviética. A sua relação com Pavlovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, por isso, contratou 20 bordadeiras.
Príncipe Dmitri Pavlovich

Nesta altura, conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
Greta Garbo

Em 1921, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo o mundo, o Chanel N.º5. O nome foi devido a apenas à quinta fragrância que lhe foi apresentada ter-lhe agradado e por ser o seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, veio o n.º17, mas este não teve o mesmo êxito que o anterior.
Perfume N.º5 Chanel de Coco Chanel

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954. No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve dificuldades financeiras. 

Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender as suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça. Devido à morte do ex-presidente norte-americano John Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs.
Jackie Kennedy

Depois voltou a residir na França. Um amigo dos seus últimos anos foi Aimée de Heeren do Brasil.
Aimée de Heeren

Faleceu no Hotel Ritz Paris em 1971, onde viveu durante anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.
Funeral de Coco Chanel

Foi sepultada no Cemitério Bois-de-Vaux, Lausana, Vaud na Suíça.

Quando a grande estilista morreu, encontraram na sua casa desenhos de roupas ou seja ela estava a fazer uma nova coleção.
Coco Chanel

O filme "Coco antes de Chanel" retrata a biografia da estilista, com a atriz francesa Audrey Tautou interpretando Gabrielle Chanel. 
Filme "Coco antes de Chanel"

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário