sábado, 2 de agosto de 2014

Aspirantes a Doutoras

Celulite

É "um termo coloquial para depósitos de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele que está por cima" encontrando-se habitualmente nas nádegas e partes posteriores das coxas.

Caracteriza-se principalmente por ondulações da pele, dando a esta o aspeto de casca de laranja.

Embora alvo da indústria da estética e da preocupação de muitas mulheres, a celulite não caracteriza doença, sendo uma forma natural do organismo armazenar gordura superficial.

Aparece no corpo da grande maioria das mulheres, entre 70 a 80%, e mesmo mulheres magras até com mais frequência.

O mercado dos produtos voltados para a estética gera imenso dinheiro, todos os anos, e a celulite não  poderia deixar de ser alvo do interesse desse mercado. São diversas as propostas de tratamento, anunciadas como eficazes para a celulite, mas na verdade, muitas poucas apresentam resultados confiáveis e cientificamente aceitáveis.
Variedade de cremes

Quanto aos cremes, os dermatologistas são unânimes, nenhum vai fazer a celulite desaparecer, quando muito irão hidratar e tornar a pele reluzente. Há contudo um tratamento que realmente funciona de imediato: a intervenção cirúrgica direta. A lipoaspiração consiste na remoção das regiões gordurosas responsáveis pela celulite, no entanto, os acompanhamentos pós-cirúrgicos têm demonstrado que as células adiposas remanescentes podem crescer e se reproduzir com rapidez suficiente para que os riscos da intervenção sejam compensadores.
Lipoaspiração

Alguns alimentos que podem ajudar no combate à celulite:

Soja - favorece o balanço hormonal positivo.
Soja

Chá-verde - atenua os sintomas da retenção hídrica, é desintoxicante e ajuda no controlo de peso.
Chá Verde

Chá de Centella asiática e cavalinha - melhoram a circulação e auxiliam na hidratação.
Chá de Centella asiática e cavalinha

Água - ingerir de 1,5 a 2 litros, por dia, é fundamental para melhorar a circulação sanguínea e ajudar a eliminar as toxinas.
Água

Gorduras saudáveis - provenientes das sementes de linhaça (óleo ou farinha), azeite extravirgem de oliva e óleo de coco, são ricas em ómega 3 e têm atividade anti-inflamatória essencial para barrar a celulite.
Azeite

Frutas vermelhas - ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos, além disso, possuem baixo índice glicémico, alterando pouco a produção de insulina.
Frutas Vermelhas

Leguminosas - como não provocam aumento brusco na glicémia, a necessidade de insulina não é alta, o que afasta a possibilidade de inflamar as células.
Leguminosas

Vegetais - brócolos, couve-flor, couve, erva-doce, repolho, rúcula, agrião e rabanete, favorecem a eliminação de toxinas, a circulação sanguínea e linfática.
Couve-flor

Maçã - rica em fibras que neutralizem as toxinas no corpo.
Maçã

Aveia - rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.
Aveia

Arroz integral - rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
Arroz Integral

Banana - rica em potássio, que estimula a drenagem linfática do organismo, e em fibras, que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras.
Banana

Abacaxi - rico numa enzima chamada bromelina, que age como anti-inflamatório, e em fibras. A celulite é um processo inflamatório, por isso a eficácia da bromelina.
Abacaxi

Dicas para combater a celulite:

Emagrecer - como celulite é gordura, o excesso de peso pode contribuir fortemente para o problema, basta perder alguns quilos para que se elimine boa parte da celulite.

Dieta equilibrada - uma alimentação saudável ajuda o corpo a recuperar o seu equilíbrio bioquímico, criando um ambiente menos favorável ao desenvolvimento da celulite.

Diminuir a ingestão de sal - porque aumenta a retenção de líquidos que estão intimamente ligados à celulite.

Combater a prisão de ventre - quem sofre de prisão de ventre tem maior probabilidade de desenvolver celulite, pois o intestino não funciona corretamente, acumulando toxinas que favorecem a celulite. Deverá haver uma ingestão de fibras, os alimentos devem ser bem mastigados e lanches durante a noite devem ser evitados.

Melhorar a circulação sanguínea - deverá praticar com regularidade exercícios físicos que fazem transpirar, dada por muitos dermatologistas para eliminar a celulite. Para abrir os vasos sanguíneos da pele e manter o sistema de remoção de impurezas do organismo, é preciso beber bastante água, afastar-se do sal, diminuir o consumo de café e tabaco e escovar a pele para melhorar a circulação.

Tratamentos estéticos - como massagem anti-celulite, velashape, lipocavitação ou radiofrequência, por exemplo. Realizados uma ou duas vezes por semana, vão ajudar no tratamento contra a celulite.
Lipocavitação

Mary Sweet

1 comentário:

  1. Pff, já me meti a comer ananás que nem uma desenfreada, a ver se isto resulta ! ahah

    ResponderEliminar