quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aspirantes a Doutoras

Bulimia Nervosa

É um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos pouco saudáveis para a perda de peso rápido, como induzir o vómito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas.

Diferencia-se da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e estar associado a uma depressão maior, enquanto a vítima de anorexia nervosa está mais associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.

Apesar de a bulimia estar na maioria das vezes associada a uma fraca autoestima, são os comportamentos dos bulímicos que denunciam o seu transtorno alimentar ao exterior.

Muitos bulimicos têm também comportamentos que se tornam sinais de aviso, tais como:
  • Esconder a comida reservada para os momentos de fome compulsiva, geralmente doces, batatas fritas.
  • Mentir sobre o que comeram.
  • Comer compulsivamente em segredo.
  • Vomitar em segredo.
  • Esconder artigos como laxantes ou diuréticos.
  • Deixar a água da torneira ou do duche a correr na casa de banho para disfarçar o barulho dos vómitos.
  • Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspeto em geral.
  •  Queixas frequentes em relação a dores de garganta e a problemas dentários, ambos provocados pelos vómitos.
  • Esconder-se atrás de roupas largas e soltas.
  • Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.

Apesar da bulimia ser um transtorno alimentar e, como tal, devastar a saúde física, é diagnosticada de acordo com critérios de saúde mental. É necessário haver correspondência com cinco critérios padrão para que a bulimia seja diagnosticada.

Não existe uma cura única e reconhecida para a bulimia mas há uma variedade de opções de tratamento. Cada bulimico trabalha com profissionais de saúde mental para conceber uma fusão de tratamentos que se adeqúem a todos os seus comportamentos e preocupações.

Os tratamentos mais comuns para a bulimia incluem aconselhamento/terapia, familiar, cognitivo-comportamental, uso de grupos de apoio e aconselhamento e planeamento nutricional. Raramente é utilizada medicação como tratamento para a bulimia, a não ser que seja receitada para tratar condições que lhe estejam associadas, tais como a depressão.

A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que o seu padrão alimentar é anormal e pode sentir medo ou ter um sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento da bulimia.

A bulimia é uma doença com efeitos a longo prazo. Muitas pessoas ainda apresentarão alguns sintomas, mesmo com o tratamento.

Pessoas com menos complicações médicas de bulimia e aquelas que têm vontade e podem participar na terapia têm mais chances de maior recuperação.

A bulimia pode ser perigosa, ela pode levar a complicações médicas graves ao longo do tempo. Por exemplo, os vómitos frequentes colocam ácido gástrico no esófago, o que pode lesar permanentemente essa área.

Outras complicações devido à bulimia são as constipações, desidratação, cáries, desequilíbrios, hemorróidas, pancreatite, inflamação na garganta, rasgos no esófago.
Aspeto dos dentes de um bulimico

Famosos e a Bulimia:
Demi Lovato disse "comia compulsivamente quando tinha oito anos. Então, acho que, nos últimos dez anos, tive realmente uma relação pouco saudável com a comida", no final de 2010 procurou um tratamento para a bulimia.
Demi Lovato

Kelly Clarkson, em 2007, admitiu sofrer de bulimia depois que uma cantora mais magra, no entanto, menos talentosa, ter ficado com o seu papel em "High School Musical".
Kelly Clarkson

Lily Allen disse "Costumava vomitar após as refeições. É algo de que não me orgulho", completando "muitas pessoas vinham-me dizer como eu estava bem, eu estava na capa de todas as revistas, mas não estava feliz".
Lily Allen

Sharon Osbourne além de ter que vencer uma batalha contra o cancro, Sharon admitiu que ainda luta contra com as suas desordens alimentares. Disse: "Estou apta a superar quase tudo, exceto a bulimia".
Sharon Osbourne

Geri Halliwell, a ex-Spice também falou abertamente sobre o seu problema com a bulimia. Disse "Sinto, realmente, que o que me ajudou foi conversar sobre isto (bulimia) com outras pessoas que tinham o mesmo vício".
Geri Halliwell

Thandie Newton, a atriz disse que teve uma "terrível bulimia" e que "ainda tem as cicatrizes onde colocava os dedos na garganta". Agora quando se olha ao espelho, ela diz que vê uma "amiga feliz e dasafiadora".
Thandie Newton

Nicole Scherzinger desenvolveu o problema após a separação das "Pussycat Dolls" em 2010.
Nicole Scherzinger

Jessica Alba confessou que começou a sofrer bulimia em 2002, durante as gravações da série "Dark Angel".
Jessica Alba

Lady Gaga revelou aos seus fãs em 2012 que sempre lutou contra problemas alimentares: "Luto contra a bulimia e anorexia desde os 15 anos".
Lady Gaga

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário