Anorexia Nervosa
É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e esforço físico.É uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicas, fisiológicas e sociais.
Afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino, sendo cerca de 40% dos casos entre os adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.
As causas, podem estar ligadas à autoestima, dificuldade em ser aceite num grupo, ou lidar com a sexualidade, especialmente se houver uma quadro neurótico, nomeadamente do tipo obsessivo-compulsivo, ou história de abuso sexual, ou ainda de bullying.
Raramente um anorético reconhece o seu transtorno alimentar e procura ajuda, portanto cabe muitas vezes a familiares e amigos que suspeitam de anorexia nervosa procurar ajuda de profissionais.
Muitos dos sinais que indicam anorexia incluem:
- Contagem obessiva de calorias;
- Saltar refeições;
- Brincar com a comida no prato, em vez de comê-la;
- Esconder comida, num guardanapo, debaixo de uma almofada, etc., para evitar comê-la;
- Mentir, dizendo que já comeu;
- Ingerir apenas um determinado tipo de comida;
- Fazer exercício em excesso, particularmente depois de uma refeição;
- Perda dramática de peso;
- Excessivo interesse em questões relacionadas com o peso, imagem corporal e jejum;
- Vestir roupa larga ou disforme, para esconder o corpo;
- Baixos níveis de energia;
- Doenças frequentes;
- Sono excessivo;
- Reduzido ou inexistente apetite sexual.
Um diagnóstico de anorexia só pode ser feito por um médico qualificado, habitualmente um psiquiatra.
Anoréticos gravemente afetados ao nível do físico podem precisar de ser tratados num hospital residencial ou clínica e voltar a ganhar força antes de efetivamente iniciarem o tratamento do seu transtorno alimentar.
Não há sistema ou cura reconhecida para a anorexia, mas os tratamentos podem incluir uma mistura de aconselhamento/terapia, aconselhamento familiar, terapia cognitivo-comportamental (para mudar o tipo de comida ingerida, bem como comportamentos alimentares e/ou tipo de exercício físico desenvolvido), o recurso a grupos de apoio ou terapia de grupo, e aconselhamento e planeamento nutricional.
Raramente se utiliza medicação no tratamento da anorexia, a não ser que seja receitada para tratar condições associadas à depressão.
Casos de Anorexia
As gémeas que fizeram um pacto de fome de nunca ganhar peso: são médicas treinadas. O pacto dura à 20 anos. Os seus pais dizem que as filhas passaram a sua vida de adolescente e adulta dentro e fora de clínicas de recuperação. Elas estão determinadas a vencer a doença.
As gémeas |
O modelo que morreu de anorexia, Jeremy Gillitzer tinha uma aparência deslumbrante, mas lutou a maior parte da sua vida adulta contra a anorexia e bulimia. Através de fome, vómitos auto-induzidos e exercícios extremos, ele transformou-se em pele e osso. Morreu em 2010, aos 38 anos, pesava 29kg.
Jeremy Gillitizer - antes e depois da anorexia |
Uma mãe anorética, que partilha as roupas com a filha de sete anos, na fotografia podia simplesmente confundi-las como irmãs, da direita Rebecca Jones e na esquerda Maisy. Na verdade é uma mulher de 26 anos e a sua filha de sete anos (altura da foto - 2011). Mais de metade da sua vida foi partilhada com anorexia, daí conseguir usar roupas idealizadas para 7-8 anos. Consegue pesar menos que sua filha, sendo oito centímetros mais alta.
Maisy e Rebecca Jones |
Anorética que anda 12 horas por dia para perder peso, chama-se Lauren Bailey, de 29 anos, luta à cerca de dez anos, para superar a condição que quase a matou depois do seu peso ter caído para o peso de uma criança de cinco anos. Chegou a caminhar todos os dias das 6h às 18h, passou 18 meses num hospital numa última tentativa de superar a anorexia.
Lauren Bailey internada |
Lauren Bailey recuperada |
A mulher que superou a anorexia para ser mãe, chama-se Hayley Wilde, foi alertada pelos médicos, devido ao seu corpo tão esquelético, que tinha pouco mais de uma semana de vida. Mas três anos depois, depois de uma batalha de oito anos contra a anorexia. Lutou contra a doença desde os 11 anos. Foi hospitalizada durante meses e alimentada através de tubos, o seu cabelo começou a cair e a sua menstruação parou. Mas a ajuda médica especializada e com o apoio dos seus pais ajudaram-na a recuperar, e finalmente, ela e o seu companheiro, estavam contentes ao descobrir a gravidez.
Hayley Wild - antes e depois da anorexia, e com o seu filho |
Anorética Kate recuperou para caber no seu vestido de noiva, após o seu noivo lhe comprar um vestido de noiva, de dois tamanhos acima do dela, e disse-lhe para ganhar peso para caber nele. A ex-modelo, desenvolveu este distúrbio depois de um ex-namorado a ter ameaçado que acabaria com ela se ela engordasse. O casamento realizou-se em Cuba em 2009, e desde então já foram pais de uma menina.
Kate |
Famosos com anorexia
Mary-Kate Olsen, a atriz enfrentou um tratamento para a anorexia nervosa em 2004.
Mary-Kate Olsen |
Bethenny Frankel, assume que passou a vida toda obcecada por dietas, o que causou um verdadeiro estrago no seu metabolismo, resultado de jejuns desnecessários e perdas e ganhos de peso em períodos curtos de tempo.
Bethenny Frankel |
Snooki diz "no colégio, eu não comia", afirmou que, às vezes, passava o dia à base de uma bolacha de água e sal ou um pepino. Foi preciso a intervenção dos pais para que recuperasse o seu peso normal.
Snooki |
Karen Anne Carpenter, foi uma cantora, baterista, atriz e bailarina americana, com o seu irmão formaram a dupla "The Carpenters". Faleceu aos 32 anos devido a complicações decorrentes da anorexia. É lembrada por muitos artistas como uma das melhores cantoras de todos os tempos.
Karen Anne Carpenter |
Uma das primeiras celebridades a assumir a anorexia foi a atriz Jane Fonda. Enquanto assistia a uma palestra sofre a disfunção alimentar em 1970, dizendo que sofreu de anorexia e bulimia durante 25 anos.
Jane Fonda |
A atriz norte-americana Lindsay Lohan demorou a perceber que sofria de anorexia. Ela revelou que os amigos estavam preocupados com ela, até que um dia eles lhe disseram claramente "Se não te tratares, vais morrer".
Lindsay Lohan |
A cantora canadense Alanis Morissette teve anorexia dos 14 aos 18 anos, conseguiu curar-se através da terapia.
Alanis Morissette |
A atriz brasileira Deborah Evelyn teve anorexia durante três anos, e chegou a pesar 36kg na adolescência. Superou a doença com terapia.
Deborah Evelyn |
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário