quinta-feira, 5 de junho de 2014

Notícias do Blog! / Como estudar...

É época de testes, de frequências, de entregas de trabalhos, de exames, de recursos, de organizar papelada, de fazer apontamentos de ver e-mails recebidos à séculos...

Devido a isto e muito mais, o Blog poderá estar um pouco calmo, mas como nos tempos em que tive mais tempo livre fui fazendo uns adiantados, agora é só "postar"

No entanto vou aproveitar este post ainda para falar um pouquinho de mim, e de como lido com esta época, certamente, é como tantos outros estudantes desesperados.

Não percebo nada de técnicas de estudo, nem nada que se pareça. Mas aqui fica os meus conselhos:

  • Antes de mais, deverás ter o caderno organizado como é óbvio, ter as lições/sumários em dia, agora na universidade não se escreve sumários, pelo menos os meus professores não o ditam, então o que faço é abrir a lição com o número da aula e a data. Fazendo o mesmo nas fichas que os prof's nos dão, conseguido assim, ver que fichas foram dadas naquela aula.

  • Um dossie, eu tenho um para cada disciplina, tenha seis disciplinas por semestre, houve algumas disciplinas que consegui por duas em cada dossie, mas principalmente as línguas é complicado fazer isso, porque são mesmo muitas fichas de exercícios. Tenho-as todas organizadas por datas, de modo a conseguir encontrar alguma quando quero.

  • Eu tento sempre que escrevo algo de significativo nos cadernos, indo começando a fazer apontamentos, tanto a computador, mas às vezes é complicado, por exemplo, tive uma professora que não disponibilizou o powerpoint da aula logo, e como não conseguia escrever tudo nas aulas foi ficando por fazer, então não consegui manter atualizado os apontamentos.

  • Sempre que os prof's dão matrizes ou tópicos para os testes, tento os seguir, se não, faço por ordem da matéria dada. Com as línguas faço apontamentos da gramática e depois dos conteúdos temáticos.

  • A minha universidade tem um Moodle, suponho que a maioria das escolas/universidades o tenham, onde os prof's metem lá as fichas que devem ser imprimidas para as aulas entre outras informações, eu procuro ir lá nem que seja uma vez por dia, normalmente vou duas, e vou a todas as disciplinas para ver se há algo de novo, assim nunca me falta o material na aula, como também não me falta depois o material para estudar. E guardo sempre tudo numa pasta especial para cada disciplina, nos documentos do computador, assim consigo saber o que já imprimi pelo nome do documento.

  • Gosto de estudar tanto sozinha como acompanhada, mas nunca no silêncio. Quando acompanhada, a outra pessoa também terá que se dedicar ao estudo, porque se não acabo por me distrair e fazer o que não devo, ou apenas não estudando.

  • Adoro ouvir música quando estou a estudar, tecnicamente oiço música a toda a hora, como se for músicas conhecidas, eu começo a cantá-las (mesmo que não saiba a letra) procuro ouvir músicas só de instrumental. Adoro as músicas só de piano, desde as atuais às célebres de Beethoven (e outros).

  • Normalmente também prefiro estudar na escola, e nos computadores da escola, primeiro porque na escola eu não me meto a fazer outras coisas, porque quando se trata de estudar, limpar a casa até se torna uma atividade bastante inovadora e atraente, por outro lado, os computadores da escola eu não gosto muito de entrar nos meus sites, tenho medo das passes e assim, apesar de cada aluno ter uma conta de utilizador, mas nunca se sabe, e já o facto de ligar o facebook me distrai, mas por vezes tem de ser normalmente em casos de trabalhos de grupo.

  • Nos casos de trabalhos de grupo nem sempre é possível calharmos com aquele colega com quem tanto gostamos de trabalhar, e por isso devemos tentar manter uma relação amigável com todos, pelo menos até à conclusão do trabalho. Tentem também que os trabalhos não fiquem para a última, nunca resulta, não dá, não insistam!

Aqui ficam algumas das minhas teorias de estudo, que pronto resultam (só não resultam quando sou preguiçosa)! Ficam aqui também algumas das músicas que oiço enquanto estudo:




Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário