domingo, 1 de junho de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia da Criança

Uma criança é um ser humano no início do seu desenvolvimento. 

São chamadas de recém-nascidas desde o seu nascimento até a um mês de idade.

São bebés entre o segundo mês e o décimo-oitava mês.

São crianças desde aí até aos doze anos de idade, onde passam a ser pré-adolescentes.

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período marcado pelo desenvolvimento físico, registado por um crescimento gradual da altura e do peso. É a altura em que o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases da sua personalidade.

As crianças crescem em altura por igual até aos 9/11 anos de idade, quando se dá o início da puberdade as meninas tornam-se, em média, mais altas do que os meninos.

Um assunto muito discutido são as diferenças psicológicas entre meninos e meninas no que se refere à identidade sexual das crianças. Enquanto que a maioria dos psicólogos acreditam que as diferenças psicológicas entre ambos os sexos seja determinada primariamente pelo ambiente onde a criança vive e pelos estereótipos impostos à criança pela sociedade, alguns especialistas consideram que a genética possuí um maior peso nestas diferenças.

Os pais possuem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sua sustentação. Uma das principais preocupações dos pais é ajudar a criança a crescer normalmente.

Os pais são especialmente responsáveis por cuidar da criança e das suas necessidades físico-psicológicas, do uso de recompensas e castigos, e como modelos de comportamento. Em casos de falta de afeto e relacionamento as crianças podem desenvolver sérios problemas emocionais.

A principal necessidade física da criança é a alimentação, da qual as crianças são totalmente dependentes dos adultos nos primeiros anos de vida. Outras necessidades físicas importantes são a limpeza e higiene, vestuário adequado e um abrigo.

A criança depende dos adultos para aprender bons hábitos de comportamento, tanto à sociedade que o cerca quanto a si mesma.

As necessidades psicológicas da criança são determinadas pelas habilidades e pelos traços de personalidade que os pais esperam que o seu filho desenvolva. Algumas destas são incentivadas em toda a sociedade, outras apenas em algumas culturas. Todas as crianças possuem certas necessidades psicológicas, como a de sentir-se amadas e queridas pelos pais.

Muitas crianças, principalmente nos países subdesenvolvidos, experimentam diversos problemas como alimentação precária, trabalho infantil, ausência de habitação, doenças, entre outros. Com o objetivo de solucionar estes problemas a UNICEF promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para poder apoiar estes países.

O choro é o meio mais eficaz para manifestar uma necessidade ou um mal-estar. Os psicólogos têm procurando identificar os vários tipos de choro com as situações que o motivam. Assim, distinguem-se geralmente quatro padrões de choro - choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor e/ou ainda de cansaço e desconforto.

O sorriso é uma das formas de comunicação que desencadeia confiança e afeto reforçando os esforços dos adultos em satisfazer o bebé. O primeiro sorriso pode acorrer após o nascimento, de modo espontâneo, efeito da atividade do sistema nervoso central.

Depois da alimentação e ao adormecer, é frequente, esboçar um sorriso que pode ser também desencadeado pelos sons emitidos pelos pais. Estes sorrisos são automáticos, reflexos e involuntários.

O sorriso é um sinal que reforça as relações positivas do adulto favorecendo a sua repetição. É um comportamento intencional que visa a manter a comunicação com aqueles que tratam do bebé.


Dia Mundial da Criança
É oficialmente comemorado a dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

Em Portugal, o dia das crianças é festejada no dia 1 de junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário