domingo, 1 de junho de 2014

Gente Importante

Aniversário de Marilyn Monroe

Marilyn Monroe - 88 anos

O seu verdadeiro nome era Norma Jeane Mortenson. Nasceu em Los Angeles a 1 de junho de 1926.
Marilyn Monroe

A sua infância foi passada em diversos lares adoptivos.
Marilyn Monroe em criança

Começou uma carreira como modelo, o que lhe rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox.
Marilyn Monroe
As primeiras aparições em filmes eram pequenas.
Marilyn Monroe

Apareceu na 1.ª Edição da Playboy, no entanto diz-se que ela não posou para a revista, mas sim, as suas fotos teriam sido roubadas e colocadas lá sem autorização.
Capa da revista Playboy, onde Marilyn Monroe foi capa

Em março de 1952, enfrentou um escândalo quando uma das suas fotos nuas da sua sessão de 1949, com o fotógrafo Tom Kelley foi destaque num calendário.
Calendário de Tom Kelley, onde Marilyn Monroe aparece

Namorou com jogador de baisebol Joe DiMaggio.
Joe DiMaggio e Marilyn Monroe

Mais tarde a sua interpretação de Diamonds Are a Girl's Best Friend tornou-se um sucesso.
Marilyn Monroe em Diamonds Are a Girl's Best Friend

Alguns filmes de Marilyn Monroe estabeleceu um título cómico de "loira burra", e contribuiu para a sua popularidade.
Marilyn Monroe

Monroe e Joe DiMaggio casaram-se em San Francisco, a 14 de janeiro de 1954, e viajaram para o Japão após o casamento, sendo uma lua de mel e uma viagem de negócios em simultâneo. Di Maggio terá dito a um repórter "O casamento é a minha carreira principal a partir de agora".
Casamento com Joe DiMaggio

Marilyn ganhou um dos seus papéis em filmes mais notáveis como The Seven Year Itch. Em setembro de 1954, ela gravou uma cena em que a sua saia era assoprada em Lexington Avenue na Rua 52, em Nova Iorque. Nele, está acompanhada de Tom Ewell, enquanto o ar a partir de uma grade de metro sopra a sua saia. Uma multidão assistiu à cena, e o diretor Billy Wilder ordenou que a cena fosse filmada novamente diversas vezes.
Tom Ewell e Marilyn Monroe

Joe DiMaggio recebeu um relato do que tinha acontecido no filme e ficou enfurecido com o espetáculo. Depois de uma briga, o casal voltou para a Califórnia, onde depois de duas semanas anuncio que estavam separados. O seu divórcio foi concebido em novembro de 1954.
Marilyn Monroe

Na véspera do Ano Novo de 1955, assinou um novo contrato que exigia que ela fizesse quatro filmes ao longo de um período de sete anos. Além de ser capaz de trabalhar para outros estúdios, tinha o direito de rejeitar qualquer roteiro, diretor ou cineasta que ela não aprovava.
Marilyn Monroe

Monroe, em 1953, conheceu Milton Greene, quando este foi contratado para fotografá-la para a revista Look. Enquanto muitos fotógrafos tentaram sempre mostrar a sua imagem sexy, Greene apresentou um lado mais modesto em poses, onde ela ficou satisfeita com o resultado.
Marilyn Monroe, foto de Milton Greene

Marilyn Monroe, foto de Milton Greene

Marilyn Monroe, foto de Milton Greene

Marilyn Monroe, foto de Milton Greene

Em maio de 1955, Monroe começou a namorar com o dramaturgo Arthur Miller. 
Casamento com Arthur Miller

Com o incentivo de Miller, Monroe voltou para Hollywood em agosto de 1958, e estrelou em Some Like It Home. O filme foi dirigido por Billy Wilde e estrelado por Jack Lemmon e Tony Curtis. Wilder tinha notado o atrado de Monroe, medo do palco, e incapacidade de se lembrar das falas durante a produção de The Seven Year Itch. No entanto, o comportamento dela estava mais hostil, e foi marcado pela recusa em participar nas filmagens. Sempre se recusou a tomar a direção de Wilder, ou insistia em filmar numerosas cenas simples até que estivesse satisfeita.
"Some Like It Hot"

Tornou-se amiga de Jack Lemmon e não gostava de Tony Curtis, depois deste ter descrito as suas cenas de amor como "Ela parece que está a beijar Hitler", mais tarde Curtis afirmou que o comentário foi concebido como uma piada.
Marilyn Monroe e Jack Lemmon

Durante as filmagens Marilyn descobriu que estava gravida, sofreu um aborto em dezembro de 1958, depois das filmagens terem sido concluídas.
Arthur Miller e Marilyn Monroe

A saúde de Monroe começou a piorar, por esta altura, e começou a ter consultas com um psiquiatra de Los Angeles, Dr. Ralph Greenson. Mais tarde, ele relatou que ela se queixava de insónias frequentemente. Ele concluiu que ela estava progredindo ao ponto do vicio, em relação à excessiva variedade de medicamentos, mas também observou que ela poderia dar-se às drogas por longos períodos sem sofrer sintomas de abstinência. Segundo este psiquiatra, o casamento de Monroe e Miller era tenso, disse que Miller parecia genuinamente cuidar de Monroe e estava disposto a ajudá-la, mas que ao mesmo tempo rejeitou Monroe.
Psiquiatra Dr. Ralph Greenson

Em 1956, Arthur Miller foi para Nevada, e escreveu um conto sobre algumas pessoas locais que tinha se familiarizado como, uma mulher divorciada. Em 1960, ele desenvolveu um conto em roteiro, e contendo um papel adequado para Monroe. Tornou-se no seu último filme concluído, The Misfits, dirigifo por John Huston e estrelado por Clark Gable, Montgomery Clift, Eli Wallach e Ritter Thelma. As gravações iniciaram-se em julho de 1960.
The Misfits

Monroe estava frequentemente doente e incapaz de atuar, e longe da influência do Dr. Greenson, ela tinha voltado a tomar comprimidos para dormir e álcool.
Marilyn Monroe

Em agosto, Monroe foi levada para Los Angeles, onde esteve internada durante dez dias. Os jornais relataram que ela tinha estado perto da morte, embora a natureza da sua doença não tenha sido divulgada.
Marilyn Monroe

Monroe voltou para Nevada e concluiu o filme, mas tornou-se hostil com Arthur Miller, e os argumentos públicos foram relatados pela imprensa. Enquanto se gravava o filme, além da angústia de Monroe, Montgomey Clift tinha ficado incapaz de realizar as cenas do filme devido a uma doença, e até o último dia de filmagem, Thema Ritter estava no hospital sofrendo de exaustão. Clark Gable, comentou que se sentia mal, e deixou o set sem comparecer à festa de encerramento. Marilyn e Miller voltaram a Nova Iorque, em voos separados.
Clark Gable e Marilyn Monroe

Em dez dias foi anunciado a separação de Marilyn e Miller, e Clark Gable tinha morrido de um ataque cardíaco. A viúva de Gable, Kay, comentou que as gravações de The Misfits tinham sida a "espera eterna", e que isso contribuiu para a morte do marido, embora ela não se tenha referido ao nome de Monroe. Alguns repórteres perguntaram a Monroe se se sentia culpada da morte de Gable, e esta recusou-se a responder. Monroe depois participou no Baptismo do filho de Gable, a convite de Kay.
A viúva de Clark Gable, Kay, e o filho de ambos

Em março de 1962, Monroe recebeu o Globo de Ouro na categoria "Atriz Favorita", cinco meses antes da sua morte. The Misfits é hoje considerado como um clássico.
Marilyn Monroe e o seu Globo de Ouro, em 1962

Durante os meses seguintes, a dependência de Monroe sobre o álcool e medicamentos de prescrição começou a deixar a sua saúde ainda mais grave. O divórcio de Miller foi finalizado em janeiro de 1961, Monroe disse que o terminar desta relação era por "incompatibilidade de carácter".
Marilyn Monroe

Em fevereiro, voluntariamente entrou na Clínica Psiquiátrica Payne Whitney, na mesma clínica onde Monroe internou a mãe. Mais tarde descreveu esta experiência como um "pesadelo".
Marilyn Monroe

Ela foi capaz de telefonar para Joe DiMaggio da clínica, e ele imediatamente viajou da Flórida para Nova Iorque afim de facilitar a sua transferência para o Columbia Presbyterian Medical Center. Ela permaneceu lá durante três semanas. A doença impediu-a de trabalhar o resto do ano. Ela passou por uma cirurgia para corrigir uma obstrução nas suas trompas de falópio, em maio, no mês seguinte passou por uma cirurgia da vesícula biliar.
Joe DiMaggio e Marilyn Monroe, em 1961

Em 1962, começou a filmar Something's Got to Give, que era para ser o seu terceiro filme do seu contrato de quatro filmes com a 20th Century Fox. Era para ser dirigido por George Cukor e estrelado por Dean Martin e Cyd Charisse. Ela estava doente com um vírus quando as filmagens começaram, e sofria altas temperaturas e sinusite recorrente. Chegou a recusar-se a atuar com Martin, quando esta apanhou uma constipação.
Marilyn Monroe em Something's Got to Give

Martin chegou a comentar "Aquele set foi um horror, uma doença atrás da outra, tristeza, lágrimas. Nunca imaginei ver Monroe daquela maneira".
Dean Martin e Marilyn Monroe

A 19 de maio de 1962, ela participou numa festa de aniversário antecipada do presidente John F. Kennedy no Madison Square Garden, por sugestão do irmão, Peter Lawfor. Monroe cantou "Happy Birthday, Mr. President", juntamente com um versículo escrito especialmente baseado numa canção de Bob Hope, "Thanks for the Memory".
                                          O video:

Kennedy responde ao seu desempenho com a observação "Obrigado. Agora posso me aposentar da política depois de ter tido um aniversário cantado de uma forma tão doce e sedutora".
Marilyn Monroe a cantar o Happy Birthday ao presidente Kennedy

Nas últimas semanas da sua vida, Monroe envolveu-se em discussões sobre projetos de filmes futuros, e arranjos firmes foram feitos para continuar as negociações de Something's Got to Give. Entre os projetos foi uma biografia de Jean Harlow filmado dois anos mais tarde, sem sucesso, com Carrol Baker.
Jean Harlow
Carrol Baker

A 5 de agosto de 1962, às 4h25 da manha, o sargento Jack Clemmons recebeu um telefonema do Dr. Ralph Greenson, psiquiatra de Marilyn, dizendo que ela tinha sido encontrada morte em casa em Brentwood, Los Angeles, Califórnia. 
Marilyn Monroe encontrada morta

Ela faleceu aos 36 anos de idade. Na autópsia posterior, foram encontrados no seu corpo vestígios de hidrato de cloro e Nembutal. Tendo sido declarada a causa da porte por "envenenamento barbitúrico agudo", resultado de um "provável suicídio".
Notícia num jornal da morte de Marilyn Monroe

A 8 de agosto de 1962, foi enterrada numa cripta no vigésimo quarto Corridor of Memories, no Westwood Village Memorial Park Cemetery, em los Angeles. Joe DiMaggio foi quem tratou do funeral que levou apenas 31 amigos e familiares próximos. A polícia esteve presente para manter a imprensa e curiosos longe.
Sepultura de Marilyn Monroe

O seu caixão foi coberto por bronze sólido e estava forrado a seda. Allan "Whitey" Snyder faz a maquilhagem, que era supostamente uma promessa feita em anos anteriores, se ela morresse antes dele. Ela tinha vestido o seu vestido verde favorito de Emilio Pucci, nas suas mãos estava um pequeno boquê de rosas.
Allan a maquilhar Marilyn Monroe

Marilyn Monroe com o vestido verde de Emilio Pucci

Joe DiMaggio colocava várias rosas sobre a sua cripta todos os dias, até à data da sua morte, em 1999. As netas de DiMaggio encontraram uma carta de Marilyn no dia 4 de agosto de 1962, dizendo "Eu amo-te, Joe".
Rosas na sepultura de Marilyn Monroe

Curiosidades

Casou-se três vezes:
  • James Dougherty, a 19 de junho de 1942, em Los Angeles. Divorciaram-se em 1946, por incompatibilidade de interesses.
Casamento com James Dougherty

  • Joe DiMaggio, a 14 de janeiro de 1954, em San Francisco. Divorciaram-se nove meses depois do casamento.
Casamento com Joe DiMaggio

  • Arthur Miller, a 29 de junho de 1956, em Nova Iorque. Divorciaram-se. 
Casamento comArthur Miller

Marilyn não era loira, mas sim morena.
Marilyn Monroe loira
Marilyn Monroe morena

Ela tinha pânico do palco, passando mal antes das apresentações ao vivo.
Marilyn Monroe

Monroe era o apelido da sua avó materna.
Marilyn Monroe

Tinha uma biblioteca pessoal, que era composta por mais de 400 livros sendo que os conteúdos mais frequentes eram Arte, Filosofia, Poesia, Psicologia e Romances.
Marilyn Monroe

Adorava animais.
Marilyn Monroe

Não tinha silicone.
Marilyn Monroe

Teve um affair com o presidente John Kennedy.
Marilyn Monroe e o presidente Kennedy

A primeira vez que teve que assinar um autógrafo como Marilyn, teve que pedir a um estranho para soletrar o "seu" nome.
Assinatura de Marilyn Monroe

Ela nunca gostou da escolha do estúdio por Marilyn como o seu nome artístico, ela queria que tivesse sido Jean Monroe.
Marilyn Monroe

Conheceu a Rainha Isabel II em 1956.
Marilyn Monroe cumprimentando a Rainha Isabel II do Reino Unido

O seu perfume preferido era o Chanel n.º5
Marilyn Monroe e o perfume Chanel N.º5

Perfume Chanel N.º5

Dona de um senso de humor incrivelmente afiado, por vezes era taxada como loira burra, já que os jornalistas não conseguiam captar a ironia.
Marilyn Monroe

Fez duas cirurgias plásticas em 1950, uma no nariz e um implante no queixo.
O Antes e o Depois das cirurgias que Marilyn Monroe efectuou

A sua estrela na calçada da fama de Hollywood está localizada na 6901 Hollywood Blvd., Califórnia.
Estrela de Marilyn Monroe em Hollywood

Quando questionada sobre o que usava para dormir respondeu: "Chanel n.º5, claro!"
Marilyn Monroe

O seu pai abandonou a família antes do seu nascimento. Apesar de suspeitar que seria Stanley Gifford, um ex-colega da mãe, é o nome de Edward Mortenson que surge nos registos. Morreu sem nunca saber ao certo quem era o seu verdadeiro pai.
Certidão de nascimento de Marilyn Monroe

Em 1950, numa cerimónia dos Óscares chorou como uma criança quando reparou que tinha rasgado o seu vestido.
Marilyn Monroe

O vestido usado por Marilyn na noite em que cantou os Parabéns ao presidente, foi costurado no seu corpo, de tão apertado que era. O vestido era cor da pele com 2500 diamantes falsos.
Marilyn Monroe no dia que cantou os Parabéns ao presidente Kennedy

Tinha 1,66m de altura, 94cm de busto, 61cm de cintura e 89 de quadril.
Marilyn Monroe

A sua foto favorita era:
Marilyn Monroe
Tinha um QI de 168.
Marilyn Monroe

Não possuía jóias caras. Todas as suas jóias faziam parte da caracterização dos seus filmes e eventos, e as únicas que possuía na vida real era um anel de diamante e um colar de pérolas dado pelo seu segundo marido, Joe DiMaggio.
Marilyn Monroe

Era uma óptima cozinheira.
Marilyn Monroe a cozinhar, e uma das suas receitas
Marilyn Monroe
Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário