Dia do Trabalhador
Ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado em Portugal e noutros países.No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
São José Operário, padroeiro dos trabalhadores |
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Esta manifestação tinha como objetivo reivindicar a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Neste dia aconteceu uma greve geral nos EUA. No dia 3 de maio, houve uma pequena manifestação onde houve confrontos com a polícia, o que levou à morte de alguns manifestantes. A 4 de maio, aconteceu outra manifestação, como protesto sobre os acontecimentos dos dias anteriores, terminando com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para as polícias, acabando por matar sete agentes. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo muitas outras. Estes acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Monumento aos Mártires de Chicago "Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam." |
Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas diárias de trabalho. A data foi escolhida para homenagear as lutas sindicais de Chicago - 1 de Maio.
Raymond Lavigne |
Em Portugal, só a partir de maio de 1974 é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração foi reprimida pela polícia.
1 de maio de 1974 em Portugal |
Este dia é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical, nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT - União Geral dos Trabalhadores.
Trabalhador é um termo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente como todo aquele que realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos na lei.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário