quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia do Trabalhador

Ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de maio em numerosos países do mundo, sendo feriado em Portugal e noutros países.

No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Esta manifestação tinha como objetivo reivindicar a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Neste dia aconteceu uma greve geral nos EUA. No dia 3 de maio, houve uma pequena manifestação onde houve confrontos com a polícia, o que levou à morte de alguns manifestantes. A 4 de maio, aconteceu outra manifestação, como protesto sobre os acontecimentos dos dias anteriores, terminando com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para as polícias, acabando por matar sete agentes. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo muitas outras. Estes acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Monumento aos Mártires de Chicago "Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam."

Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas diárias de trabalho. A data foi escolhida para homenagear as lutas sindicais de Chicago - 1 de Maio.
Raymond Lavigne

Em Portugal, só a partir de maio de 1974 é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração foi reprimida pela polícia.
1 de maio de 1974 em Portugal

Este dia é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical, nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT - União Geral dos Trabalhadores.

Trabalhador é um termo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente como todo aquele que realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos na lei.
Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário