Dia da Mãe
Mãe é o ser do sexo feminino que gera uma vida no seu útero como consequência de fertilização ou que adota uma criança, que por alguma razão não pôde ficar com os seus pais biológicos.A fertilização de óvulos humanos femininos ocorrida in vitro, em laboratórios ou hospitais, atualmente, estendeu as considerações milenares sobre a maternidade.
Mãe é, para todos os efeitos, a pessoa do sexo feminino que adota, cria e cuida de uma criança, seja esta gerada por ela ou por outra mulher.
Na maioria dos casos, quando os pais se separam ou nunca tiveram uma relação fixa quando nasce uma criança, esta acaba por ficar com a mãe, só em raros casos é que o pai fica com a criança. Ficando assim a mulher a fazer o papel de mãe e de pai.
O Dia da Mãe ou Dia das Mães procura homenagear a mãe e a maternidade. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio, que este ano calha a dia 4 de maio de 2014. Em outros países é comemorado no segundo domingo de maio.
Nos Estados Unidos da América, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data dedicada às mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 os Mother's Friendship Days - Dias de amizade para as mães, para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos na época. Antes criou, em 1858, os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.
Ann Maria Reeves Jarvis |
Em 1870, a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto Mother's Day Proclamation pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Julia Ward Howe |
Mais reconhecida como idealizadora do Dia da Mãe, na sua maneira atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que a 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia da Mãe fosse um feriado reconhecido. Ela conseguiu o sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos, a 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia da Mãe, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.
Anna Jarvis |
Curiosidades
No Nepal, o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada "lua escura" do mês Baishakh, que calha sempre em abril ou em maio no calendário gregoriano. Serve para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para as lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.Comemorações do Dia da Mãe do festival Mata Tirtha Aunsi |
No Panamá, é comemorado no dia 8 de dezembro, durante a festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sendo uma data bastante religiosa e vinculada à imagem da mãe de Jesus. A data foi sugerida pela mulher do presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena em 1930.
Imagem alusiva a Maria e Jesus |
Na Bolívia, o dia da mãe é celebrado a 27 de maio, a data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres numa luta contra o Exército Espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.
Na França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prémio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes.
Na Indonésia, é celebrado a 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.
Na Sérvia, o Dia da Mãe é comemorado dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas pelos seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces às crianças. No domingo seguinte é comemorado o Dia dos Pais, de maneira semelhante.
Na Tailândia, a data é comemorada a 12 de agosto, dia do aniversário da rainha consorte do país, Sirikit Kitiyakara, considerada a mãe de todos os tailandeses. A data foi celebrada pela primeira vez na década de 1980, num esforço de promover a família real. Na data, casas e edifícios públicos do país são decorados e há fogo de artificio.
Rainha consorte - Sirikit Kitiyakara |
No Irã, é comemorado na data do aniversário de Fatima, filha do profeta Maomé. A data é no dia 20 do mês Jumada al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.
Na Coreia do Sul, não há distinção entre o Dia da Mãe e o Dia do Pai. Logo é o Dia dos Pais (mãe e pai), comemorado a 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.
Na Etiópia, é comemorado numa data variável entre outubro e novembro, o fim da estação da chuva. Chamada de "Antrosht", a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com a decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres (mães e filhas) fazem uma dança em homenagem às famílias.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário