Desejos na Gravidez
Durante a gravidez é normal que as grávidas apresentem alguns desejos. Algumas mulheres desenvolvem uma tendência a comer mais fast-food ou a comer doces, mas também existem mulheres que surpreendem os maridos e a família com os desejos mais estranhos.Segundo nutricionistas, os desejos são resultado de desordens alimentares e as grávidas precisam de ter cuidado para não consumirem substâncias que possam ser nocivas ao bebé. Os desejos podem ainda estar relacionados à anemia e à baixa absorção de nutrientes.
Muitas grávidas simplesmente cedem aos desejos, no entanto isto não significa que ao sentir a vontade de comer uma tarte, tenha de comer toda. Optar por uma dose pequena pode ser a solução para lidar com os
desejos. As hormonas podem ser responsáveis pelos estranhos desejos, como o iogurte com presunto.
Algumas grávidas desenvolvem a pagofagia, que é o desejo pela ingestão de gelo.
Outras desenvolvem a geofagia, que é a ingestão de terra ou barro, o que pode indicar uma deficiência de ferro.
Algumas gostam de fazer umas combinações estranhas, como melancia com manteiga ou tomate com chocolate.
Também pode desejar comer carvão, cinzas de cigarro ou borra de café.
Ainda existem casos de grávidas que querem comer sabonetes, bolinhas de naftalina, plástico e giz.
Algumas mulheres sentem o desejo de chupar limão com sal outras de comer tijolo.
Existem ainda relatos de grávidas que tinham vontade de beber vinagre.
Há o fator de insegurança e carência que a mulher grávida sente durante o período de gestação. A futura mãe quer atenção, principalmente do companheiro. A sensibilidade está à flor da pele, a mulher sente-se feia e gorda, e precisa do carinho de quem está à sua volta. Mas a maioria dos desejos de grávida é inofensiva e facilmente ultrapassados por um bocadinho de paciência, na grande maioria por parte dos maridos/companheiros.
Tem de ter cuidado com as calorias extras dos desejos. A grávida não deve comer por dois, como se diz, e sim, fazer uma alimentação adequada. Antes de pedir o desejo estranho, verifique se não é uma forma de chamar a atenção. Se for, peça mais carinho ao seu companheiro.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário