Vou falar deles aleatoriamente...
Hosni Mubarak
Hosni Mubarak |
É um militar que governou o seu país de 14 de outubro de 1981 a 11 de fevereiro de 2011, quando apresentou a sua renúncia ao cargo com 82 anos, após 18 dias de protestos no Egito.
Mubarak |
Licenciou-se pela Academia Militar em 1949 e pela Academia da Força Aérea Egípcia em 1950. Assumiu posições de comando na Força Aérea entre 1966 e 1969.
Em 1972, o presidente Anwar el-Sadat nomeou-o comandante-chefe daquele ramo das Forças Armadas. O seu desempenho na guerra de Yom Kippur com Israel em 1973 valeu-lhe a promoção a marechal, o que lhe foi concedida em 1974.
Em 1975, foi nomeado para o cargo de vice-presidente. Nos anos que se seguiram, esteve envolvido em importantes negociações diplomáticas com outros países do Médio Oriente.
Mubarak |
Em 2004, afirmou, numa entrevista ao Le Monde, que considera existir um "ódio sem precedentes" contra aos Estados Unidos nos países árabes, motivado pela proteção económica e militar concedida pelo governo norte-americano a Israel.
Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, a 19 de agosto de 1983.
Segundo fontes da imprensa mundial, a família do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, tem uma fortuna espalhada pelo mundo, que segundo a ABC News, rede norte-americana de televisão, ronda entre US$ 50 biliões e os US$ 70 biliões.
Casado com Suzanne Mubarak, conheceram-se quando ela tinha 16 anos, casaram-se um ano depois. Têm dois filhos: Alaa e Gamal Mubarak.
Suzanne Mubarak |
Gamal Mubarak e Alaa Mubarak |
Em janeiro de 2011, estimulados pela queda do chefe do governo autoritário da Tunísia Zine El Abidine Ben Ali, centenas de milhares de egípcios iniciaram protestos exigindo a renúncia de Mubarak, ao redor do país. A 1 de fevereiro de 2011, mais de um milhão de pessoas encontravam-se na praça Tahrir, no Cairo, na maior demonstração contra Mubarak até então. Protestos maciços também ocorreram noutras cidades do país, como Alexandria e Suez, no mesmo dia em que Mubarak declarou que deixaria o cargo após as eleições previstas para o mês de setembro, onde afirmou que não as disputaria.
A 11 de fevereiro de 2011, renunciou juntamente com o vice-presidente. Foi noticiado que o poder será repassado para um Conselho Militar.
Uma imagem das manifestações de janeiro de 2011 no Egito |
Mubarak preso |
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário