domingo, 9 de março de 2014

Um Pouquito de História

Já o disse... Eu adoro História, especialmente os regimes de ditaduras, não pelo sistema em si, mas pela curiosidade do pensamento dessas pessoas e das suas atitudes... Com este "tema" vou tentar falar na História num sentido abrangente. Mas por outro lado, vou começar por coisas que mais gosto - as ditaduras. Vou falar delas separadamente e ao longo do tempo. Espero que gostem, que aprendam e que reflitam...

Vou falar deles aleatoriamente...

Hosni Mubarak

Hosni Mubarak
Muhammad Hosni Said Mubarak, nasceu a 4 de maio de 1928 em Monufia, no Egito.

É um militar que governou o seu país de 14 de outubro de 1981 a 11 de fevereiro de 2011, quando apresentou a sua renúncia ao cargo com 82 anos, após 18 dias de protestos no Egito.
Mubarak
Era considerado um dos mais poderosos chefes de estado do Oriente Médio. Também era conhecido pela sua posição neutra no conflito árabe-isrealita, sendo, por isso, frequentemente envolvido nas negociações entre as duas fações.

Licenciou-se pela Academia Militar em 1949 e pela Academia da Força Aérea Egípcia em 1950. Assumiu posições de comando na Força Aérea entre 1966 e 1969.

Em 1972, o presidente Anwar el-Sadat nomeou-o comandante-chefe daquele ramo das Forças Armadas. O seu desempenho na guerra de Yom Kippur com Israel em 1973 valeu-lhe a promoção a marechal, o que lhe foi concedida em 1974.

Em 1975, foi nomeado para o cargo de vice-presidente. Nos anos que se seguiram, esteve envolvido em importantes negociações diplomáticas com outros países do Médio Oriente.
Mubarak
Após o assassinato de Sadat, tornou-se presidente do Egito, em 1981, sendo reeleito por quatro vezes: 1987,1993, 1995 e 1999.

Em 2004, afirmou, numa entrevista ao Le Monde, que considera existir um "ódio sem precedentes" contra aos Estados Unidos nos países árabes, motivado pela proteção económica e militar concedida pelo governo norte-americano a Israel.

Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, a 19 de agosto de 1983.

Segundo fontes da imprensa mundial, a família do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, tem uma fortuna espalhada pelo mundo, que segundo a ABC News, rede norte-americana de televisão, ronda entre US$ 50 biliões e os US$ 70 biliões.

Casado com Suzanne Mubarak, conheceram-se quando ela tinha 16 anos, casaram-se um ano depois. Têm dois filhos: Alaa e Gamal Mubarak.
Suzanne Mubarak
Gamal Mubarak e Alaa Mubarak
A população jovem revoltou-se depois de conviver durante anos com uma taxa de desemprego alta e numa situação de pobreza enquanto o Presidente Mubarak acumulava riquezas absurdas à custa da corrupção e impunidade nos desvios dos recursos públicos.

Em janeiro de 2011, estimulados pela queda do chefe do governo autoritário da Tunísia Zine El Abidine Ben Ali, centenas de milhares de egípcios iniciaram protestos exigindo a renúncia de Mubarak, ao redor do país. A 1 de fevereiro de 2011, mais de um milhão de pessoas encontravam-se na praça Tahrir, no Cairo, na maior demonstração contra Mubarak até então. Protestos maciços também ocorreram noutras cidades do país, como Alexandria e Suez, no mesmo dia em que Mubarak declarou que deixaria o cargo após as eleições previstas para o mês de setembro, onde afirmou que não as disputaria.
A 11 de fevereiro de 2011, renunciou juntamente com o vice-presidente. Foi noticiado que o poder será repassado para um Conselho Militar.
Uma imagem das manifestações de janeiro de 2011 no Egito
Após deixar o poder, Mubarak aparentava estar doente fisicamente, compareceu a todas as sessões do julgamento após sofrer um ataque cardíaco, durante os interrogatórios judiciais foi julgado e condenado a prisão perpétua por crimes de guerra e contra à humanidade. Foi condenado pela morte de 850 manifestantes da revolução egípcia de 2011.
Mubarak preso

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário