sábado, 8 de março de 2014

Pelos Caminhos do Mundo

Veneza

Como já devem ter reparado, devido ao tema dos meus post’s, eu gosto de viajar e de conhecer novos lugares. Daí ter decidido escrever sobre certos lugares que me demonstram muito interesse.
"O Turismo é a única coisa que pode comprar que o torna mais rico"
Por isso, hoje vamos até Veneza em Itália! Espero que gostem!
Bandeira de Itália
Veneza
Veneza está localizada no nordeste de Itália. É uma cidade com cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, pelos seus canais, pelos seus museus e pelos seus monumentos.
Mapa de Veneza
A cidade de Veneza foi formada num arquipélago da lagoa de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do Mar Adriático.
Vista panorâmica de Veneza
É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, numerosas igrejas e museus. Veneza é também famosa pelos seus “certames internacionais” como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, pelo fabrico do vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, o que leva muitos casais a passarem lá a sua Lua-de-mel.
Veneza e a sua beleza à noire
Veneza pode ter Invernos rigorosos e Verões quentes. A chuva pode atingir o valor máximo no verão com tempestades. 
Veneza no Inverno
Veneza no Verão
Como sabem Veneza é famosa pelos seus canais. A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas em que a cidade é construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No "velho centro", os canais servem "de estradas" e de qualquer forma de transporte sobre a água ou a pé. Mas foi só no século XX que um aterro permitiu uma ligação ao continente: a construção da estação ferroviária de Veneza Santa Lucia, uma estrada para automóveis e um estacionamento. O transporte dentro da cidade continua a ser inteiramente na água ou a pé. 
Veneza e um dos seus canais
Veneza e um dos seus canais
O barco clássico veneziano é a gôndola, mas hoje em dia é mais utilizado por turistas, ou para casamentos, funerais ou outras cerimónias. Os turistas podem também utilizar os barcos-táxis para se deslocarem entre as várias zonas da cidade.
Barco-táxi
Gândola
O Festival Internacional de Cinema de Veneza (Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica) é um festival internacional de cinema que é realizado anualmente desde 1932. O festival acontece no Palazzo del Cinema. Embora sendo um festival anual, ele está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma exposição internacional de artes de grande projeção internacional.
Festival Internacional de Veneza - Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica
Veneza também é muito conhecida pelo seu carnaval. O Carnaval de Veneza é uma festa carnavalesca que dura dez dias e em que os participantes costumam vestir trajes típicos do século XVIII e máscaras. Nestes dias já é muito comum haver um acréscimo na afluência de turistas à cidade.
Carnaval de Veneza
Em Veneza podemos encontrar vários pontos turísticos, como museus, palácios, igrejas praças e pontes.
Veneza é uma cidade rica em museus, galerias de arte. Entre eles incluem-se: a Accademia, museu e galeria de arte especializada em arte até ao século XIX, que fica na margem sul do Grande Canal; O Museu Correr é um museu municipal que ocupa parte da Ala Napoleónica; a Ca’ d’Oro; e a mais recente Coleção Peggy Guggenheim.
Grande Canal - Veneza
Veneza é conhecida pelas magníficas praças. Além da grande Praça de São Marcos (com a Basilica e o Campanário de São Marcos) , a cidade dispõe de outras praças menores, chamadas “campo” no dialeto da cidade, exemplos desses “campos” são: o Campo Santa Margherita e o Campo San Polo. 
Praça e Basílica de S. Marcos à noite
Veneza também têm imenso palácios como o Palácio dos Doges, o Palazzi Barbaro, o Ca’Rezzonico, o Ca’ d’Oro, o Palácio Contarini del Bovolo e o Palácio Grassi. 
Palácio dos Doges
Veneza é um importante centro do Catolicismo em Itália. A cidade é sede do patriarcado de Veneza e a sede metropolitana da Igreja Católica, pertencente à região eclesiástica de Triveneto. A Catedral é a Basílica de São Marcos e a co-catedral é a Basílica de São Pedro de Castello.
Basílica de São Pedro de Castello
As pontes mais emblemáticas em Veneza são: Ponte de Rialto, Ponte dos Suspiros, Ponte dos Descalços, Ponte da Constituição e a Ponte da Academia.
Ponte do Rialto
Ponte dos Suspiros
Ponte dos Descalços
Para além desde locais pode-se visitar também a Biblioteca Marciana que é a biblioteca mais importante de Veneza e uma das maiores de Itália. Contém uma das mais ricas coleções de manuscritos do mundo, bem como obras impressas, mapas e outros documentos que totalizam milhares de raridades. Ocupa grande parte dos edifícios da Praça de São Marcos na piazzatta dei Leoncini, na margem do Grande Canal.
Biblioteca Marciana na Praça de São Marcos
Espero que tenham gostado deste post e espero também que qualquer dia possam visitar Veneza pessoalmente!

Arrivederci!

Meggz


Sem comentários:

Enviar um comentário