Como se Manter Fresco durante o Verão
Ao dormir - se não consegue adormecer por causa do calor
- Um ventilador para o seu quarto é ótimo. Se não gosta que fique a "soprar" para si enquanto dorme, deixe o ventilador longe da sua cama, e mesmo assim ele vai criar uma brisa no quarto.
- Deve ter água na sua mesa de cabeceira, para que consiga beber sempre que acordar com vontade de beber água.
Mais água
- Deve beber água frequentemente. O corpo se refresca e fica hidratado. Deve beber um copo de água por dia. Pode adicionar folhas de menta ou laranja ou, ainda, fatias de limão ou pepino na água para que seja mais refrescante.
- Pode adquirir uma garrafa com borrifador, e deve mantê-la com água, para se refrescar assim que possível,
- Deve proteger-se do sol, usando chapéu.
- Molhe os seus cabelos, no mínimo, as pontas. A evaporação da água arrefecerá a sua cabeça.
- Molhe uma t-shirt e vista-a, irá refrescar.
- Coloque os seus pés de molho num balde de água fria.
- O corpo irradia calor a partir das mãos, dos pés, do rosto e das orelhas, portanto, refrescar qualquer uma destas áreas do corpo irá fazer com que arrefeça mais rapidamente.
- Tomar banho com água mais fria do que o normal, tendo sempre em atenção os choques térmicos, sempre com água moderadamente fria.
- Vá até à praia ou piscina e refresque-se.
A roupa
- Se estiver em casa pode colocar-se mais à vontade e porque não, nu? Atenção a varandas e a jardins e locais exteriores.
- Se não gosta de andar nu, pode colocar um fato de banho/biquini ou roupa interior.
- Uso de tecidos naturais e leves, como algodão, seda e linho.
- Cores claras, as mais escuras absorvem o calor do sol.
- Cubra-se! Parece contraditório, mas deve-se cobrir para se manter fresco, especialmente em dias de muito calor e de baixa humidade. Não é por acaso que os povos do Médio Oriente se vestem da cabeça aos pés, é de maneira que a pessoa se pode proteger dos raios solares. Deve usar roupas folgadas e de tecidos naturais.
A alimentação
- Gelados e coisas do género são fantásticos para os dias de calor. Pode ainda congelar pedaços de frutas, de preferência melancia, abacaxi ou limões.
- Menta é fantástica para refrescar, deve usar na sua pele produtos derivados de menta, como gel de banho de hortelã, como também alguns alimentos como chocolate amargo com folhas de menta.
- Coma alimentos picantes, não é à toa que as pessoas nas regiões mais quentes do mundo preferem tais tipos de refeição. Os alimentos picantes aumentam a transpiração, que refresca o corpo enquanto evapora.
Descanse
- Sente-se e não se tente abanar, o movimento só piorará o calor;
- Sente-se à sombra.
- Evite sair em horários de pico solar, normalmente entre as 10 horas e as 15 horas. Isto evitará também queimaduras solares e insolações.
Refrescar a casa
- Feche as persianas e as cortinas, isto ajuda a bloquear o calor. Quando o ambiente estiver fresco o suficiente abra as persianas.
- Abra as janelas durante a noite (de preferência com uma espécie de rede anti-mosquitos, para evitar visitas indesejadas).
- Desligue as fontes de calor: evite o fogão/forno (coma alimentos gelados ou use o microondas, ou um grelhador exterior); evite lâmpadas incadescentes, prefira as fluroescentes ou lâmpadas de LED; desligue as luzes e computadores que não estão a ser utilizados; assim como a televisão.
- Evite o vapor: durante o dia, não tome banhos quentes. Certas atividades domésticas (lavar a roupa, loiça ou cozinhar) devem ser deixadas para a noite.
- Plante uma árvore (para quem tem quintal claro), as árvores com folhas podem criar sombras sobre a sua casa/jardim, refrescando consideravelmente as coisas.
- Consiga sombras com varandas e toldos, construa uma varanda de verão no lado sul da casa, onde geralmente há sombras. Os lados norte e leste da casa são, geralmente, os mais quentes e que mais precisam de sombras.
Mary
Sem comentários:
Enviar um comentário