segunda-feira, 25 de maio de 2015

Um Pouquinho de História

Pompeia


Pompeia foi uma cidade do Império Romano, e porquê o interesse em falar dela num post? Então foi uma cidade que foi totalmente destruída por uma erupção vulcânica!
Pompeia
Pompeia ficava a 22 Km da cidade de Nápoles na Itália.

Esta cidade foi fundada por volta dos séculos VI e VII a.C. pelos Oscos, um povo da Itália central.

Pompeia tinha cerca de 20 mil habitantes, era produtora de vinho e azeite. No dia da erupção, 24 de agosto de 79 d. C., era dia de festa. Um grupo de teatro vindo de Roma apresentaria-se no Grande Teatro.

Por volta do século I d.C., Pompeia era uma das várias cidades localizadas perto do vulcão Vesúvio. O local tinha uma população extensa, que se mantinha próspera graças à renomeada terra fértil da região.
Vulcão Vesúvio
Foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d. C., que terá provocado uma intensa chuva de cinzas que tapou, sepultando, completamente a cidade.
Reconstituição do dia da erupção que destruiu Pompeia
Várias regiões vizinhas a Pompeia, como Herculano, também sofreram danos severos com a erupção de Vesúvio.

Nas horas que se seguiram à erupção, morreram 16 mil habitantes de Pompeia, em 20 mil habitantes.
População de Pompeia atingida pela erupção
Esta cidade esteve tapada durante 1600 anos, ao ser reencontrada em 1748.
Entrada da cidade de Pompeia
As cinzas e a lama protegeram as construções e objetos, moldado também os corpos das vitimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas.
População de Pompeia atingida pela erupção
Desde então as escavações proporcionaram um sítio arqueológico espantoso, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
Rua de Pompeia recuperada
É considerada Património Mundial pela UNESCO, sendo também uma das atrações turísticas mais populares da Itálica, com aproximadamente 2.500.000 visitantes por ano.
Pompeia

Os grandes locais de Pompeia:

  • Casa do Fauno: é a maior e uma das mais impressionantes residências de Pompeia, com 2.970 m2. Foi construída no século II a. C., passando ao longo dos anos por diversas reformas até chegar ao aspeto atual.
    No centro existe uma espécie de tanque para juntar as águas da chuva, e lá se encontra uma réplica da estátua de bronze do Fauno, cuja original encontra-se no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles.
Casa do Fauno - Pompeia
  • Casa dos Vettil: é uma das mais célebres e luxuosas residências de Pompeia. A escavação preservou quase todos os frescos das suas paredes, que são o ponto alto da visita. A identidade dos moradores, dois ricos libertos. Dois anéis contendo inscrições com os seus nomes também foram encontrados.
Casa dos Vettil - Pompeia
  • Villa dei Misteri: foi construída no século II a. C., numa colina, de frente para o mar e fora dos muros de Pompeia. É uma das mais de 100 moradias descobertas na área do Vesúvio, geralmente ligadas à exploração da agricultura, mas que também serviam de refúgio para os ricos. Inclui um bairro residencial e uma área para os empregados, ao lado dos locais onde se fazia o vinho.
    Um dos pontos altos da visita é o triclinio (espécie de sala de jantar), decorado com frescos que retratam ritos de iniciação nos mistérios do Deus grego Dionísio e das mulheres na sua vida de casada.
Villa dei Misteri - Pompeia
  • Teatro Grande: foi construído no século II a. C., é inclinado e tem o formato de uma ferradura, era o modelo de construção que permitia que o som se propagasse e fizesse com que todos os presentes ouvissem o que era dito no palco, que ficava no centro. Era dividido em três zonas, das quais a mais baixa, coberta com  mármore, era reservada para os cidadãos importantes da cidade, recebia 5 mil pessoas.
Teatro Grande - Pompeia
  • Fórum: também construído no século II a. C., era o coração da cidade. Nesta grande praça, localizada na esquina das principais ruas de Pompeia, debatiam-se as questões políticas, administrativas e comerciais da cidade. O local era fechado a carros e ladeado por importantes edifícios religiosos, políticos e económicos.
Fórum - Pompeia

Mary

Sem comentários:

Enviar um comentário