Unhas Saudáveis
Poder ir ao salão fazer as unhas todas as semanas seria o ideal, mas como nem todas as mulheres (incluindo eu) não tem possibilidades de o fazer regularmente, tem que saber trata-las em casa. Aqui ficam dicas para quem arranja as próprias unhas.
1. Hidratar: quanto mais hidratadas estiverem as cutículas, menor é a probabilidade de ficarem com pontas soltas, e magoarem. Deverá passar creme hidratante para as mãos, sempre que as lavar, ou quando sentir que estão a ficar secas.
Pode ainda aplicar uma cera nutritiva, que serve para manter as cutículas macias e no lugar, deverá ser aplicada de três e quatro vezes por dia.
Não se deve retirar a cutícula (eu quando tirava na esteticista, sangrava SEMPRE), mas deve empurra-la com uma espátula, removendo apenas o excesso de pele.
2. Fortalecer: além de ter uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A, o óleo fortalecedor é outra solução para as unhas fracas. Este deve ser passado antes do verniz para que fique em contacto direto com a unha.
3. Esmaltar: é difícil, atualmente, encontrar uma mulher que tenha as unhas ao natural, sem estarem pintadas, no entanto é importante que deixe as unhas respirar, logo deverá ser dado uma semana de intervalo entre a troca dos vernizes, para que elas possam voltar ao seu tom natural.
4. Lixar e polir: limar as unhas deve ser feito toda a semana, desta forma, elas crescem fortes e saudáveis. Na hora de comprar a lima, prefira a versão com quatro lados. Versátil e prática, ela apresenta diferentes funções em cada face: lixar, polir, remover saliências e dar brilho.
5. Pintar - Longa duração: para evitar que passado 2/3 dias depois de ter pintado, o verniz comece a sair deverá:
- Antes de pintar: lixe suavemente a superfície da unha com um produto específico para tal, se a unha estiver lascando, a probabilidade do verniz sair mais rápido é superior, é importante retirar completamente os resíduos de cor, de creme para cutícula ou de hidratante para as mãos e secá-la bem.
- Ao pintar: vernizes velhos não duram tanto quanto os novos. Por isso, tenha atenção à validade dos seus vernizes, ou aos da manicure. Lembre-se de tirar o excesso ao redor e na ponta das unhas com algodão e acetona.
Se quiser manter o verniz intacto por volta de 20 dias, opte pelas versões em gel, novidade que apresenta maior durabilidade.
- Depois de pintar: aplique uma camada de extra-brilho logo depois que o verniz fique seco e repita a operação a cada três ou quatro dias. Isso vai intensificar a cor escolhida.
No dia a dia, nas lidas da casa deverá usar luvas de silicone.
Outros aspetos
Ter as unhas sujas, para além de constituir um sinal de desleixo ou descuido, também pode ser perigoso, pois os microorganismos que se acumulam debaixo da unha encontram as condições ideais para a sua multiplicação, o que pode originar uma infeção. A limpeza das unhas deverá ser feita diariamente, na sua higiene corporal diária.
Como as unhas crescem de maneira contínua a diferente velocidade, em média cerca de 3 a 4 mm por mês, devem ser cortadas com alguma regularidade, a menos que se efetuem atividades que impliquem um desgaste equivalente.
Caso não se corte regularmente as unhas, a sua extremidade livre vai progressivamente ultrapassando a ponta dos dedos, tendo igualmente tendência para engrossar de forma irregular, ao ponto de dificultar gestos e proporcionar o aparecimento de uma brusca rutura em qualquer zona.
As unhas devem ser cortadas com uma tesoura ou corta-unhas, que permita aplicar uma pressão idêntica nas duas superfícies. O corte deve ser sempre o mais direito e simples possível. Como complemento, deve-se limar suavemente a extremidade livre, de dentro para fora, de modo a eliminar pequenas irregularidades.
Muitas pessoas preferem cortar as unhas depois do banho, quando estão mais moles, é preferível aguardar um bocado até que fiquem secas para serem devidamente limadas.
As pessoas com profissões em que movimentem muito os pés e as mãos, devem deixar de lado as questões estéticas e os imperativos da moda, já que o ideal é cortar as unhas aproximadamente na linha do dedo, de modo a que descrevam a sua forma curvada.
Unhas dos pés
Merecem as mesmas atenções que as unhas das mãos, apesar de não acumularem tanta sujidade, a menos que se tenha o hábito de andar descalço, e de serem facilmente limpas com um banho regular.
O principal cuidado das unhas dos pés corresponde ao seu corte, em condições normais, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.
Como as unhas dos pés costumam ser muito duras, sobretudo a do primeiro dedo, há quem opte por cortá-las após o banho e quem prefira amolecê-las, mantendo-as previamente num recipiente com água morna.
As unhas dos pés não devem ser nem demasiado longas nem demasiado curtas, devendo estar aproximadamente na linha dos dedos. Mais importante que o seu comprimento é a forma do seu corte, já que é fundamental que a extremidade livre fique direita e não em semicírculo.
Assim, o crescimento da unha provocaria a sua penetração nas extremidades ungueais e o aparecimento de um problema muito incómodo como a unha encravada, cujo principal fator de predisposição corresponde precisamente a um corte inadequado.
Mary
Sem comentários:
Enviar um comentário