sábado, 8 de novembro de 2014

Um Pouquinho de História

Antes de mais, quero dizer que EU não sou apologista deste regime político, nem nada que pareça, apenas tenho curiosidade em descobrir o porquê e as justificações para coisas que foram feitas. Nunca tive a mínima ideia de apoio aos Nazistas, no entanto, acho que é essencial sabermos a História para não a repetirmos, especialmente os dramas...

O Lado Menos Negro do Nazismo


A Alemanha Nazista foi o primeiro país a proibir a dissecação de animais vivos no mundo, decretando a proibição nacional em abril de 1933. A medida foi proibir a dissecação era uma preocupação enorme e foi apresentada ao Reichstag já em 1927
As leis mais atuais na Alemanha e até mesmo no mundo, são derivadas das leis apresentadas pelo Partido Nazi.

Quando chegaram ao poder em 1933, as suas preocupações não só tinham relação com as pessoas, mas como com os animais nativos da Alemanha. Em 1934, uma lei de caça nacional foi passada para regular o modo como muitos dos animais poderiam ser mortos por ano.
Esta lei era conhecida como Das Reichsjagdgesetz, a Lei de Caça Reich.
Adolf Hitler

Há rumores de que Hitler era contra o tabaco que era incapaz de permanecer no mesmo ambiente com um pessoa a fumar, e muitas vezes defendeu a oposição como desperdício de dinheiro.
Assim, começou um dos movimentos anti-tabaco mais caros e eficazes da História. Enquanto durante os anos 1930 e 1940, outros movimentos fracassaram noutros países, este foi levado a sério na Alemanha Nazi.

Os nazis proibiram o tabaco em restaurantes e sistemas de transporte público, citando a saúde pública, e severamente regulamentou a publicidade de fumo e cigarros. Houve também um imposto sobre o tabaco de alta, e os suprimentos de cigarros para a Wehrmacht foram racionadas.

As estatísticas de consumo de cigarros per capita anual a partir de 1949, na Alemanha, eram de apenas 749, enquanto os americanos fumaram mais de 3.000.

A Alemanha Nazi teve um dos maiores programas de bem-estar público da História, baseada na filosofia de que todos os alemães devem compartilhar um padrão de vida.
Família ideal Ariana

Um dos mais famosos foi o Programa de Assistência de Inverno, onde nazistas de alto escalão, assim como cidadãos comuns, saíam às ruas para coletar donativos para os mais necessitados. Esta não era apenas uma jogada de propaganda extremamente inteligente, mas também um ritual para gerar uma boa relação social em geral para aqueles que tinham necessidades.
Haviam cartazes que pediam às pessoas para doar ao programa invés de dar diretamente aos pedintes.
Propaganda ao Programa de Assistência de Inverno: "O Povo ajuda-se!"

A palavra Volkswagen, significa "Carro do Povo". Este veículo foi apresentado como um carro que todo o cidadão alemão podia se dar ao luxo de adquirir. Foi com base no parecer de Hitler ao projetista, que a aparência do carro devia-se assemelhar a um besouro.
Hitler e o Volkswagen

O carro foi um enorme sucesso, disponibilizada aos cidadãos do Terceiro Reich através de um regime de poupança de 990 Reichsmark, mas no final da guerra os recursos eram baixos e a disponibilidade pública diminuiu.
Hitler e uma miniatura do Volkswagen

Embora não fosse uma ideia concebida pelos nazistas, Hitler era grande entusiasta da ideia, e impulsionou o país para a maior rede de estradas a ser construída.

Estabelecido como o sistema de auto-estrada em primeiro lugar no mundo, as rodovias deram um salto revolucionário de engenharia, mudando para sempre a maneira dos seres humanos viajarem. Milhares de países adotaram o sistema de Hitler, pondo-o em prática, incluindo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

Quem inventou os foguetes, como os conhecemos atualmente, foi Wernher Von Braun, um membro do partido nazi e Diretos Schutzstaffel comissionado. Ajudou a Alemanha e os Estados Unidos no uso dos foguetes durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Wernher Von Braun

Os nazistas estavam muito interessados em cinema e música, como técnicas de propaganda e como pilares essenciais para a cultura. A gravação em fita magnética foi primeiramente conhecida num discurso feito por Hitler, por Joseph Goebbels e proporcionou diversos métodos mais complicados de gravação de filmes a partir deste.
Joseph Goebbels

Por exemplo, o "Triunfo da Vontade" o filme de propaganda, a sequela de "O Triunfo da Fé" o filme de propaganda antiga, considerada como uma das peças mais importantes da história cinematográfica.
Filme "O Triunfo da Vontade"

O estilo nazista dos uniformes eram ousados. Botas com grossas solas de couro, chapéus desabados, sobretudos, casacos de couro e chapéus de pico foram alguns dos lançamentos na moda nazista, bem como tons de cores suaves, muitas vezes em cinza, bege e preto.
Exemplo de uniformes nazistas
Exemplo de uniformes nazistas

O fundador da Adidas, Adolf Dassler, produziu sapatos para a Wehrmacht durante a guerra, fornecendo ao mesmo tempo para os atletas norte-americanos e nazistas durante os Jogos Olímpicos de Berlim.
O seu irmão, Rudolf Dassler, passou a fundar outra marca de desporto, a Puma.
Hugo Boss, a partir de 1934, fornecia os uniformes oficiais à SA, SS, Juventude Hitlerista, NSKK entre outras organizações nazistas.
Adolf Dassler
Rudolf Dassler

Ilustração: Hugo Boss e os uniformes nazis

Através das práticas menos aconselhadas, tomada por decisões imorais, irresponsáveis e perigosas, levando a atrocidade indivisíveis, criando uma das maiores controvérsias éticas na História. Através destas práticas, uso de tortura, descobriram informações que hoje são usadas por médicos e cientistas.

Um exemplo, foi o estudo da hipotermia nos campos de concentração de Dachau, submetendo os condenados a torturas severas, submergindo as vítimas em cubas com água gelada ou deixando-os exposto ao frio no inverno, monitorando mudanças na temperatura corporal, frequência cardíaca, resposta musculares e urina.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário