sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia Mundial da Diabetes


É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.

A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas.

Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas de visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentro de outras complicações.

Embora não haja, ainda, uma cura definitiva para a diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

A diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e a norte da Europa, atingindo cerca de 7,6% da população adulta entre os 30 e os 69 anos e 0,3% das grávidas.

Alterações da tolerância à glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas.

Estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.

Existem três sintomas centrais da diabetes:

  • Poliúria - aumento do volume urinário

  • Polidipsia - sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos

  • Polifagia - apetite aumentado

Outros sintomas podem incluir:
  • Perda de peso
  • Visão turva
  • Cetoacidose diabética
  • Síndrome hiperosmolar hiperglicémica não cetótica
Estes sintomas podem desenvolver-se bastante rápido no tipo 1, particularmente em crianças, ou pode ser subtil ou completamente ausente, assim como pode desenvolver muito mais lentamente no tipo 2.

Os problemas de visão atingem 40% dos diabéticos insulinodependentes e em 20% dos diabéticos não insulinodependentes. Sendo mais comum em mulheres entre os 30 e os 65 anos. Depois dos dez anos de doença, problemas de visão atingem 50% dos pacientes e depois de 30 anos atingem 90%.

Os principais fatores de risco para a diabetes são:
  • Idade acima dos 45 anos
  • Obesidade
  • Historial familiar de diabetes em parentes de 1.º grau
  • Diabetes gestacional ou macrossomia prévia
  • Hipertensão arterial sistémica
  • Colesterol HDL abaixo de 35 mg/dl e ou triglicerídeos acima de 250mg/dl
  • Alterações prévias da regulação da glicose
  • Indivíduos membros de populações de risco




Famosos com Diabetes

Gary Hall - em 1999 o nadador americano foi diagnosticado com diabetes tipo 1 e os médicos disseram que a sua carreira tinha chegado ao fim, no entanto em 2000, nos Jogos Olímpicos em Sydney, depois do diagnóstico, ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Gary Hall

Halle Berry - descobriu que tinha diabetes tipo 1 aos 23 anos, quando se sentiu mal numa gravação e chegou a entrar em coma, desde aí, tem mantido a sua glicemia sob controlo. Em 2008 engravidou e teve uma filha sem nenhum tipo de complicação.
Halle Berry

Angelina Jolie - a atriz teve diabetes gestacional, na sua segunda gravidez, a de gémeos, conseguiu controlar a doença e teve os gémeos saudáveis.
Angelina Jolie

Nick Jonas - da banda Jonas Brothers, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 13 anos. Controla a glicemia com uma bomba de infusão contínua de insulina e participa em eventos para a consciencialização dos jovens sobre a diabetes.
Nick Jonas

Salma Hayek - atriz de 47 anos, desenvolveu a diabetes gestacional durante a sua primeira gravidez, em 2007, o problema já tinha ocorrido anteriormente noutras mulheres da sua família.
Salma Hayek

Sharon Stone - atriz sofre de diabetes de tipo 1.
Sharon Stone

Díego Maradona - luta contra a diabetes tipo 2 desde 2000.
Diego Maradona

Elvis Presley - adorava doces, porém sofria de diabetes.
Elvis Presley

Aretha Franklin - é uma inspiração para muitas pessoas no mundo pela sua condição de diabética. Ela decidiu manter a sua vida privada e confidencial nunca comentou sobre a especulação sobre a sua condição médica.
Aretha Franklin

Thomas Edison - o criador da lâmpada sofria de diabetes
Thomas Edison

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário