Superstições do Teatro
Todos os atores têm superstições, nem que seja apenas quando desejam "Muita merda" antes do espetáculo.
Existem vários rituais que servem para dar boa sorte ao espetáculo ou que são indicadores de que o espetáculo irá correr bem.
No Teatro o ator jamais poderá dizer a palavra "azar" nem "desgraça", em cena ou dentro de um teatro.
Quando sobe da plateia para o palco pela primeira vez, deverá fazê-lo com o pé direito.
Não se assobia dentro do teatro, dá azar. Acredita-se que provoca os assobios do público. Esta superstição vem da época em que os diretores da peça usavam assobios codificados para comunicarem sobre as mudanças de cenários. Caso outras pessoas assobiassem, poderiam confundir e atrapalhar o bom desenvolvimento da técnica do espetáculo.
A frase "boa merda" ou "parte uma perna" são frases para desejar boa sorte, e nunca se agradece.
Pode-se espalhar açúcar na entrada do teatro na abertura da semana para atrair dinheiro para a bilheteira.
Não se deve contar os bilhetes vendidos antes de começar o espetáculo.
Não se pode dizer "Macbeth", é talvez a mais conhecida tradição de teatro, é proibida nos bastidores de quase todos os teatros de Londres. Dizer esta palavra em voz alta é convidar o desastre na produção
A cor azul é particularmente infeliz e nunca deve aparecer no palco, a menos que a má sorte seja combatida com a prata.
Oferecer cravos não é bom, isto deve-se a um costume do século XIX, quando os artistas tinham contratos anuais. Quando o diretor mandava entregar rosas a uma atriz, isto queria dizer que ele renovaria o seu contrato, no entanto, se recebesse cravos, flores mais baratas, significava que tinha sido demitida.
A tradição diz que o teatro deve ser fechado pelo menos uma noite por semana para permitir que os fantasmas representem as suas próprias peças. Geralmente isto é feito às segundas-feiras. Deve-se deixar uma luz acesa no teatro. Muitos acreditam que esta luz teria o poder de afastar os fantasmas, enquanto outros acreditam que lhes permitiria ver melhor.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário