quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pelos Caminhos do Mundo

O tema de hoje surgiu, perante a passagem da Alemanha à final da Copa do Mundo do Brasil 2014, já se sabe que vai defrontar a Argentina, e sobre este país falarei noutro post. Aqui fica um pouco da Alemanha neste post.

Alemanha

Bandeira Alemã
A Alemanha está localizada na Europa central. Limitado a norte pelo Mar do Norte, Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suiça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.
Mapa da Alemanha
O território abrange 357 021km quadrados. Com 81,8 milhões de habitantes (2010), tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia e é o destino da terceira maior população de migrantes internacionais de todo o mundo.
População alemã
A capital, Berlim, fica localizada no nordeste do território alemão.
Berlim, Alemanha
O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, G8, G20, da OCDE e da OMC.
Organização das Nações Unidas
É a quarta maior economia do mundo, é o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias
Moedas alemãs - EURO
As maiores crenças religiosas na Alemanha são o Luteranismo e o Catolicismo, respetivamente com 32,9% e 32,3% de fiéis.
Luteranismo
Cristianismo

Alguma História Recente

Após o sucesso da Revolução alemã em novembro de 1918, uma república foi proclamada. A Constituição de Weimar entrou em vigor com a assinatura do Presidente Friedrich Ebert a 11 de agosto de 1919.
Constituição de Weimar
Presidente Friedrich Ebert
O Partido Comunista Alemão foi criado por Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht em 1918.
Rosa Luxemburgo
Karl Liebknecht
E o Partido dos Trabalhadores Alemães, mais tarde conhecido por Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazista, foi fundado em janeiro de 1919.
Partido Nazi
Sofrendo as consequências das duras condições ditadas pelo Tratado de Versalhes e uma longa sucessão de governos mais ou menos instáveis, faltava cada vez mais identificação às massas políticas na Alemanha com o seu sistema político de democracia parlamentar.
Tratado de Versalhes
Os paramilitares intimidavam eleitores e semeavam a violência e a raiva entre o povo, que sofria uma elevada taxa de desemprego e de pobreza. Depois de uma série de gabinetes frustrados, o Presidente Paul Von Hindenburg, vendo poucas alternativas e empurrado pelos seus assessores de direita, nomeou Adolf Hitler como Primeiro-Ministro da Alemanha a 30 de janeiro de 1933.
Presidente Paul Von Hindenburg
Uma Lei de plenos poderes deu a Hitler o governo e o legislativo. Apenas o Partido Social-Democrata da Alemanha votou contra ele, os comunistas não foram capazes de apresentar oposição, pois os seus representantes já tinha sido assassinados ou presos.
Adolf Hitler
A centralização totalitária estadual foi criada por uma série de jogadas e de decretos políticos, tornando a Alemanha num Estado de partido único. Houve queima de livros de autores considerados contra a nação e perseguição a artistas e cientistas, sendo que muitos deles emigraram, principalmente para os Estados Unidos.
Fogueira para queimar os livros na Alemanha
A indústria fortemente regulamentada com cotas e requisitos, a fim de mudar a economia para uma base produtiva de guerra. Em 1936, as tropas alemãs entraram na desmilitarizada Renânia, e as políticas de apaziguamento do primeiro-ministro Neville Chamberlain revelaram-se insuficientes.
Neville Chamberlain
Entusiasmado, Hitler, a partir de 1938, seguiu adiante com a sua política de expansionismo e de estabelecimento da Grande Alemanha, começando em março do mesmo ano pela Anschluss, a anexação da Áustria.
Anschluss - a anexação da Áustria
Em 1939, as crescentes tensões de nacionalismo, militarismo e questões territoriais levaram os alemães ao lançamento da Blitzkrieg (Guerra Relâmpago), a 1 de setembro, contra a Polónia, seguido dois dias depois pelas declarações de guerra da Grã-Bretanha e da França, marcando o início da Segunda Guerra Mundial.

A Alemanha rapidamente ganhou o controlo direto ou indireto da maioria da Europa. A 22 de junho de 1941, Hitler quebrou o pacto com a União Soviética, abrindo a Frente Oriental e invadindo a União Soviética. Pouco tempo depois, o Japão ataca a base americana em Pearl Harbor, e a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos.
Ataque a Pearl Harbor
Embora inicialmente o exército alemão tenha avançado de forma rápida sobre a União Soviética, a Batalha de Stalingrado marcou uma viragem importante na guerra. Depois disso, o exército alemão começou a recuar a Frente Oriental.
Tropas alemãs em Stanlingrado
O Dia-D foi o marco de uma importante mudança sobre a Frente Ocidental, quando as forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia e avançaram rapidamente sobre o território alemão.
Desembarque na Normandia - Dia D
A derrota da Alemanha ocorreu em seguida, a 8 de maio de 1945, as forças armadas alemãs entregaram-se após o Exército Vermelho ocupar Berlim.
Tomada de Berlim pelo Exército Vermelho
No que mais tarde ficou conhecido como o Holocausto, o regime Nazi elaborou políticas governamentais que subjugavam diretamente muitas partes da sociedade - judeus, comunistas, ciganos, homossexuais, dissidentes políticos, padres, pregadores, adversários religiosos, deficientes, entre outros.
Holocausto
Durante a Era Nazi, cerca de onze milhões de pessoas foram assassinadas, incluindo seis milhões de judeus. A Segunda Guerra Mundial e o genocídio feito pelos nazistas foram responsáveis por cerca de 35 milhões de mortos na Europa.
Vala comum - Holocausto
A guerra resultou em milhões de mortos de soldados e civis alemães, grandes perdas territoriais, a expulsão de cerca de 15 milhões de alemães dos antigos territórios orientais e de outros países e a destruição de várias grandes cidades. O restante território nacional e Berlim foram divididos com a ocupação militar dos Aliados em quatro zonas.

Os setores controlados pelos Aliados foram fundidos a 23 de maio de 1949 para formar a República Federal da Alemanha, a Alemanha Ocidental, a 7 de outubro de 1949, a Zona Soviética criou a República Democrática da Alemanha, a Alemanha Oriental.
Alemanha dividida
O Muro de Berlim, foi construído em 1961, para impedir a fuga dos alemães do leste para a Alemanha Ocidental, tornou-se o símbolo da Guerra Fria.
Muro de Berlim
Face a uma crescente migração de alemães do leste para a Alemanha Ocidental através da Hungria e de manifestações em massa durante o verão de 1989, as autoridades do Leste alemão inesperadamente facilitaram as restrições nas fronteiras em novembro, permitindo que cidadãos do leste alemão pudessem viajar para o ocidente.
Queda do Muro de Berlim
Queda do Muro de Berlim
Queda do Muro de Berlim
Queda do Muro de Berlim

Curiosidades/Cultura

Os alemães adoram carne suína, a carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos, as batatas e as salsichas também são muito consumidas.
Vários tipos de salsicha disponíveis na Alemanha 
Alguns dos pratos típicos da Alemanha é o Chucrute - conserva de repolho; Eisbein - joelho de porco assado ou frito, entre outros.
Chucrute
Eisbein
A bebida alcoólica mais consumida é a cerveja, existem cerca de 1200 cervejarias no país. O maior festival de cerveja do mundo ocorre na cidade de Munique - Oktoberfest.
Uma variedade de cervejas disponíveis na Alemanha
Festival Oktoberfest
Festival Oktoberfest
Festival Oktoberfest
A montanha Zugspitze é o ponto mais alto do território alemão, com 2963 metros de altura.
Montanha Zugspitze
A igreja mais alta do mundo fica na Alemanha - a Catedral de Ulm com 161,5 metros de altura.
Exterior da Catedral de Ulm - Alemanha
Interior da Catedral de Ulm - Alemanha
Com os donos, os cães têm livre acesso a restaurantes, mercados, cafés e outros locais públicos.
Pastor Alemão - Raça originária da Alemanha
É considerado um dos países com maior número de invenções úteis da História, como o motor a diesel, aspirina, insulina, imprensa, entre outros.
Rudolph Diesel
É o quinto melhor país do mundo para se viver, de acordo com o IDH de 2012, em função da alta qualidade de vida.

O futebol é o desporto número um na preferência do povo alemão.
Símbolo da Seleção da Alemanha
A Alemanha possui o maior parque gerador de energia eólica do mundo, também é um dos maiores produtores de energia solar do mundo.

Adoram automóveis, e conduzir a altas velocidades. Uma das principais estradas do país é a Autobahn, onde não há limite de velocidade, exeto em curvas apertadas e proximidades a zonas urbanas.
Autobahn - Alemanha
Embora o alemão seja a língua oficial do país, existem diversos dialetos na Alemanha, que variam de região para região.

Os principais rios são o Elba, Reno e o Danúbio.
Rio Elba
Rio Reno
Rio Danúbio
No inverno, a Alemanha é um dos países mais frios da Europa, chegando até aos -15ºC.
Inverno na cidade de Berlim
São duas horas a mais que Portugal continental.

Personalidades
A Banda Scorpions originária de Hanôver, Alemanha, fundada em 1965.
Scorpions
Albert Einstein, nasceu em Ulm, a 14 de março de 1979.
Albert Einstein
A banda Tokio Hotel, fundada em Magdeburgo em 2001.
Tokio Hotel
A banda Eloy, fundada em Hanôver, em 1969.
Eloy
Papa Bento XVI, de nome Joseph Aloisius Ratzinger, nascido a Marktl am Inn, na Alemanha, a 16 de abril de 1927.
Papa Bento XVI
Angela Merkel, nascida em Hamburgo a 17 de julho de 1954.
Angela Merkel
Bruce Willis, nascido em Idar-Oberstein a 19 de março de 1955.
Bruce Willis

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário