108 Anos de Sporting Clube de Portugal
O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Gavazzo. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Footbal Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação.
Foi fundado em Lisboa a 1 de julho de 1906 e é historicamente um grande no futebol em Portugal.
José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num "grande clube, tão grande como os maiores da Europa". No desejo de abrir caminho numa altura em que o deporto em Portugal, era ainda uma atividade em desenvolvimento e de características muito elitistas, os primeiros "Sportinguistas" conseguiram fundar aquele que se tornou no Sporting Clube de Portugal.
Conhecido também por Sporting, Sporting C.P. ou S.C.P.
É um clube multidesportivo. Apesar de competir em diversos desportos, o Sporting é sobretudo conhecido pela sua equipa de futebol.
Andebol, um dos desportos do S.C.P |
Tem a sua sede em Lisboa no Estádio de Alvalade XXI.
Estádio de Alvalade XXI |
Com mais de 100 000 sócios registados. Os seus sócios, equipas, atletas e adeptos são apelidados de Leões pelos seus fãs.
Anúncio para adeptos tornarem-se sócios |
O seu emblema, ostenta um leão rampante de cor branca, e dourado a partir de 2001, sobre fundo verde, foi oficialmente adotado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube.
Evolução dos Emblemas do S.C.P |
Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores". O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.
A partir de 1920 o emblema passou a ter um leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas.
Em 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso. O leão apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado pela cor dourada.
Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema atual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bipartido onde se destacava o verde, as datas de 1906 e 2006 e ainda a expressão "Sporting 100".
As camisolas iniciais eram brancas. A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo.
Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa de rugby, tendo sido adotado pelo futebol em 1928. Até à época 1997/98, foram também usadas camisolas alternativas ou todas verdes ou todas brancas. A partir de 1998/99, todos os anos são apresentadas camisolas alternativas diferentes de várias cores.
Uma das mais recentes camisolas do S.C.P |
A 3 de fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 2-1 na partida contra o Sport Lisboa e Benfica.
O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país. Em 1907/08, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional.
A 25 de outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez com o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos atuais pretos em 1915.
Em 1910, José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à vara, lançamento do peso e salto em comprimento.
No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencida numa modalidade muito em voga na época, a luta de tracção à corda.
Ciclista Laranjeira Guerra |
No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915, vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa jogavam símbolos do clube como Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais.
Jorge Vieira |
O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis consecutivos, até à extinção da prova em 1947.
A 20 de fevereiro de 1932, foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo e a 5 de outubro de 1935 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência.
José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Seleção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre pela sua alcunha de "Zé da Europa".
José Travassos |
A 10 de julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, no Campo Grande, demolido aquando da construção do novo Estádio Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros eventos.
Estádio José Alvalade |
Estádio Alvalade XXI |
Em 1957 e 1958, Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.
Em 1960 é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.
Manuel Faria |
Desde 1960, o título mais significativo alcançado no Futebol foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTL Budapest (3-3 e 1-0). A caminho da final, venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado maia avultado numa competição europeia.
No futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último de 2001/2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007/2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Porto após prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007/2008, vencendo o F.C. Porto por 2-0, num jogo realizado no Estádio do Algarve.
No Hóquei em Patins o Sporting foi considerada a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS. Mais tarde, a modalidade extingui-se, tendo sido retomada em 2010.
Vencedores da Taça das Taças 1981 - Hóquei em Patins do Sporting |
O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984/85 e 1994/95, num total de 30 campeonatos conquistados, 20 Taças de Portugal e 5 Supertaças, entre muitos outros troféus conquistados pelos seus atletas a título individual e de pares.
Ténis de Mesa S.C.P |
No Ciclismo, foi do Sporting C.P. o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, o qual obterve o 3º lugar na Volta à França em Bicicleta por três vezes.
Ciclismo S.C.P |
Em Atletismo possuí 215 títulos Nacionais e 89 Internacionais. A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo. Carlos Lopes, foi o primeiro atleta português a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, ganhando também uma de prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, sendo a de ouro na Maratona.
Atletismo S.C.P. |
Em Bilhar, o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.
A 2 de junho de 1981 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
Atualmente a equipa de futebol joga no Estádio Alvalade XXI, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo é um dos mais modernos estádios do Mundo.
Interior do Estádio de Alvalade XXi |
O novo Estádio foi inaugurado a 6 de agosto de 2003, apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P. Este estádio tem 50.049 lugares todos sentados e cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, a final da Taça UEFA que teve o Sorting C.P. como finalista na temporada 2004/2005.
Imagem da inauguração do Estádio de Alvalade XXI a 6 de agosto de 2003 |
Conta ainda com a Academia Sporting em Alcochete, utilizada como centro de estágio e preparação da Seleção Portuguesa de Futebol. A Academia Sporting é a primeira e única na Europa a receber o certificado de qualidade que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação.
Academia Sporting em Alcochete |
A Academia é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e uma das melhores do mundo, na atualidade, sendo o clube que mais jogadores cedeu à Seleção Nacional em fases finais da Copa do Mundo de Futebol. Novos talentos saem todos os anos, como os consagrados Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
Luís Figo |
Cristiano Ronaldo |
Sendo uma das equipas mais populares de Portugal, o S.C.P, conta com as seguintes claques:
Claque Juventude Leonina |
- Juventude Leonina - a maior e mais antiga claque organizada em Portugal, fundada pelos filhos de um Presidente do clube em 1976, tendo cerca de 5000 membros.
- Directivo Ultras XXI - criada por um líder anterior da Juve Leo, conta com 3000 membros.
- Torcida Verde - formada em 1984.
- Brigada Ultras - formada em 2004.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário