Quedas de Aviões
Com as últimas noticias do avião que caiu na Ucrânia decidi falar aqui de outros acidentes que aconteceram ao longo dos tempos.
Casos de Desaparecimentos e Quedas de Aviões mais Bizarros da História
Amelia Earhart desaparece ao dar a volta ao Mundo: Amelia foi talvez uma das mulheres mais inovadoras que já existiu. Ativista, escritora e pioneira na aviação. Desapareceu a bordo do seu Lockheed Electra em 2 de julho de 1937, juntamente com o seu navegador Fred Noonan ao tentarem dar a volta ao Mundo, desaparecendo perto de Howland Island no Pacífico.
|
Amelia Earhart |
Teorias sobre o que aconteceu fascinam investigadores, desde então. Algumas pessoas simplesmente acreditam que terá ficado sem combustível e caído ao mar, embora isso seja difícil, pois tratava-se de uma piloto experiente. Outros defendem que ela era uma espia de Franklin D. Roosevelt e foi capturada pelas autoridades japonesas, outros ainda defendem a teoria de ter caído numa ilha onde viria a morrer à fome.
|
Franklin D. Roosevelt |
Glenn Miller e o Avião da Força Aérea: o legendário líder de Big-Band dos anos 40 fez uma série de apresentações para as forças aliadas ao Exército dos EUA durante o verão de 1944. A sua última apresentação ao vivo foi em Milton Ernest, perto de Bedford a 14 de dezembro de 1944. No dia seguinte apanhou um voo para Paris para se apresentar aos militares franceses, partiram de RAF Tinwood Farm e desapareceram algures no Canal Inglês.
|
Glenn Miller |
Muitas teorias foram criadas sobre o destino, como de bombardeios, mas a jornalista Udo Ulfkotte, escreveu no jornal alemão "Bild", surgiu com uma teoria mais interessante, de que Miller tinha aterrado em França, mas morreu de ataque cardíaco num bordel parisiense e o incidente teria sido ocultado pela família.
|
Jornalista Udo Ulfkotte |
O mistério do voo 191: uma das mais terríveis quedas da história foi a do voo 191 da American Airlines em 1979, que caiu minutos depois de descolar do Aeroporto internacional de O'Hare Chicago, matando todos os seus 258 passageiros e 13 tripulantes. Outro famoso 191 inclui o experimental X-15 191 que caiu em 1967 matando o seu piloto e o voo 191 da JetBlue Airways de 2012 no qual o capitão teve um ataque de pânico e teve que ser rendido pelos passageiros.
|
Avião da JetBlue |
Voo 447 da Air France: um avião A330 saído do Rio de Janeiro com destino a Paris levando 288 passageiros e tripulantes desapareceu no Oceano Atlântico em 2009. Apesar do grande mistério inicial o relatório final sobre o acidente sugeriu que cristais de gelo obstruíram tubos de ventilação do avião, fazendo com que o piloto automático fosse desligado.
|
Destroços do avião A330 da Air France |
A tripulação tentou resolver o problema, mas não conseguiu a tempo. 50 corpos foram resgatados do mar nos meses que se seguiram. Os gravadores das caixas negras do avião foram encontradas em maio de 2011, juntamente com mais 104 corpos, 74 passageiros ainda permanecem desaparecidos.
Casos de Sobrevivência a Acidentes Aéreos
Cecilia Cichan: tinha quatro anos quando o avião em que viajava caiu em Detroit, nos Estados Unidos, em agosto de 1987. Dos 155 passageiros a bordo, foi a única sobrevivente, a equipa de resgate encontrou-a ainda no assento, a muitos metros dos restos do avião, próxima dos corpos dos pais e do irmão de seis anos. Os investigadores não encontraram explicação para ela ter sobrevivido.
|
Cecilia Cichan após o acidente, com quatro anos |
|
Cecilia Cichan mais recentemente |
Vesna Vulovic: a janeiro de 1972, uma mala-bomba colocado por separatistas croatas explodiu num voo da companhia lugoslava perto de Hermsdorf, na Tchecoslováquia. Vesna, de 22 anos, hospedeira, foi a única sobrevivente das 28 pessoas que estavam a bordo. Acordou numa montanha coberta de neve depois de uma queda de 33.000 pés com o crânio, as pernas e a coluna fraturados, ela tem o recorde mundial de sobrevivência da maior queda sem pára-quedas.
|
Vesna Vulovic hospitalizada após a queda do avião em 1972 |
|
Vesna Vulovic tornou-se um ícone |
Erika Delgado: a janeiro de 1995, um avião que seguia para Cartágena caiu em Maria La Baja, na Colômbia, Erika foi a única sobrevivente, aos dez anos, um agricultor local ouviu-a chorar e resgatou-a. A menina, estava consciente, ferida apenas num braço, contou que a sua mãe conseguiu empurrá-la para fora do avião, que pegava fogo, os seus pais e o seu irmão estavam entre os 52 mortos.
Juliane Köpcke: a história desta menina alemã deu origem a filmes. Juliane tinha 17 anos quando o avião em que estava caiu na floresta peruana, a 24 de dezembro de 1971, matando 97 pessoas. Ela juntamente com a mãe iam de viagem para passarem o Natal com o pai. O avião desmontou-se no ar e ela foi lançada para o topo das árvores da floresta, o que amorteceu a queda, passou dez dias na selva até ser salva por madeireiros peruanos.
|
Juliane Köpcke recentemente |
Sergei Petrov: o copiloto salvou-se do acidente de um voo charter que vinha do Tajiquistão e caiu no deserto dos Emirados Árabes em 1997, matando 85 ocupantes. Petrov sobreviveu graças à cabine, que foi a parte menos danificada do avião. O seu assento foi o único que não saltou com o impacto.
Phai Bun: em novembro de 1997, o voo 815 da Vietnam Airlines caiu quando aproximava-se do aeroporto de Phnom Penh, n Camboja, matando 66 pessoas, o único sobrevivente foi o rapaz vietnamita, minutos após o acidente, dezenas de pessoas cercaram o avião à procura de coisas de valor para levar e Bun foi resgatado.
Mohammed al-Fatih: com três anos foi o único sobrevivente de um avião que caiu no Sudão em julho de 2003, matando 115 pessoas. Al-Fatih sofreu queimaduras graves e perdeu a perna direita, terá sido lançado para fora do avião em chamas, caído num arbusto.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário