quinta-feira, 19 de junho de 2014

Novidades / Gente Importante

Trono Espanhol #2

Felipe VI Proclamado Rei de Espanha

Duas semanas depois da abdicação do seu pai, Felipe VI foi proclamado hoje, dia 19 de junho de 2014, quinta-feira, Rei pelas Cortes de Espanha, numa cerimónia austera e sem a presença de nenhum representante das famílias reais europeias.
A Coroa Real no hemicíclico, antes da proclamação do Rei perante o Parlamento

Aos 46 anos, Felipe torna-se o segundo monarca da democracia espanhola, 39 anos depois de Juan Carlos, naquela mesma sala ter assumido o trono.
Felipe VI discursa
Felipe VI com a mulher Letizia



Da então família real, apenas Sofia, a agora Rainha-Mãe, e a irmã mais velha Elena testemunharam a proclamação.
Rainha Letizia, Princesa Leonor, Princesa Sofia, Rainha-Mãe Sofia, Infanta Elena e o filho, Felipe de Marichalar

No entanto, Juan Carlos foi lembrado logo no início da cerimónia pelo Presidente do Congresso dos Deputados, Jesus Posada, que afirmou a "sincera e profunda gratidão" de Espanha "com aquele que foi até hoje Rei de Espanha". Felipe chegou vestido com uniforme militar, acompanhado de Letizia e pelas duas filhas do casal, Leonor e Sofia.

À meia-noite em Espanha (23 horas em Lisboa) entrou em vigor a lei da abdicação, assinada ontem durante a tarde por Juan Carlos. Felipe VI herda não só o trono mas também um país em plena crise económica e de autonomias, e onde a monarquia está a perder popularidade.

Hoje o dia começou às 8h30 (hora de Lisboa) quando Juan Carlos deu a Felipe VI a faixa vermelha de capitão general, a mais alta patente militar em Espanha. Uma hora depois, o Rei prestou juramento perante ambas as Câmaras do Parlamento, no Congresso de Deputados.
Momento em que Juan Carlos deu a faixa vermelha a Felipe VI

Depois do juramento, Felipe e Letizia cumprimentaram-se com dois beijinhos. No discurso introdutório, houve um agradecimento à Rainha Sofia que motivou um fortíssimo aplauso dos deputados. Nem todos aplaudiram os novos reis. Deputados de esquerda mantiveram-se em silêncio.
Juramento de Felipe VI
Os agora Reis cumprimentam-se

Às 10h30 decorreu uma parada militar e o desfile por Madrid, que termina com o Rei e a Rainha Letizia a saudar a multidão na varanda do Palácio Real.
Desfile por Madrid dos agora Reis de Espanha

Ao longo do percurso, cerca de sete mil polícias foram destacados para o evento tiveram ordens para impedir a presença de pessoas com bandeiras e símbolos republicanos.
Multidão nas ruas da cidade de Madrid
Momento em que fazem as saudações ao espanhóis:
Reis de Espanha a caminho da varanda
Os Reis saúdam os espanhóis 
Os Reis saúdam os espanhóis 

O Rei saúda os espanhóis 

Os Reis e as filhas saúdam os espanhóis
Rainha-Mãe Sofia beija Juan Carlos, Infanta Leonor e os Reis de Espanha
Carinho por parte de Juan Carlos a Felipe VI

No Palácio decorreu uma receção para cerca de dois mil convidados, entre os quais o embaixador português em Espanha, José Tadeu da Costa Soares.

Só no centro da capital, nas lojas de recordações, aparecem objetos para turistas com a imagem do novo casal real impressa sobre a bandeira espanhola. Ou a figura de Felipe VI estampada nos mais diversos objetos, Nas pastelarias estão à venda bolachas comemorando o início do novo reinado.
Um dos objetos vendidos nas lojas de recordações: bandeira de Espanha com a imagem dos novos Reis

É um cenário pobre, nada comparável ao de maio de 2004, quando Felipe e Letizia se casaram por entre o aplauso popular, com uma vasta representação da classe dirigente mundial e uma forte dose de emoção nacional.

Felipe VI

De rosto grave, sorridente, embora mais reservado do que o pai, o novo rei sofreu durante muito tempo a comparação com Juan Carlos, numa Espanha onde muitos se declaram mais "juancarlistas" do que monárquicos.
Felipe VI de Espanha

Mas os diversos problemas de saúde de Juan Carlos, a sua polémica numa viagem em abril de 2012 para caçar elefantes em Botsuana e a investigação por corrupção contra a sua filha mais nova, a Infanta Cristina e o marido Iñaki Urdangarin, derrubaram a popularidade do então rei.
Iñaki Urdangarin com a Infanta Cristina, irmã de Felipe VI

Felipe fez o seu primeiro discurso público perante as Cortes Espanholas, quando foi nomeado Príncipe das Astúrias e Herdeiro da Coroa, com apenas 9 anos, em 1977.

Depois de estudar no Canadá entre 1985 e 1988, integrou as academias militares espanholas de Terra, Mar e Ar, seguidas por outros cinco anos na Universidade Autónoma de Madrid, onde estudou Direito e disciplinas de Economia. Nos Estados Unidos, fez um mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetownn, em Washington.

Ao voltar a Espanha, começou a intensificar a sua presença em atos oficiais, principalmente no exterior, graças ao seu bom domínio do inglês. 

De olhos azuis e quase dois metros de altura, Felipe se esforçou para passar uma imagem de proximidade e modernidade. Também contribuiu para isso o seu casamento em 2004 com Letizia Ortiz, uma plebeia, divorciada e jornalista, algo inédito na história da monarquia espanhola.
Casamento dos agora Reis de Espanha em 2004

Aqui ficam algumas das fotografias deste dia que certamente irá mudar a História da Espanha

Momento em que Felipe VI recebe a faixa vermelha


Povo nas ruas de Madrid


Os Reis de Espanha acompanhados das filhas, Leonor e Sofia
Mariano Rajoy , Felipe VI, Letizia e as Infantas Leonor e Sofia


Aplausos à Família Real 
Felipe VI recebe aplausos
Reis de Espanha: Letizia e Felipe VI, Infanta Sofia, Infanta Leonor, Rainha-Mãe Sofia e Juan Carlos





Desfile pelas ruas de Madrid dos Reis de Espanha

Desfile pelas ruas de Madrid


Reis de Espanha


Infanta Sofia, Leonor e Felipe VI
Momento na varanda em que os novos Reis saúdam os espanhóis na companhia das filhas

Os novos Reis de Espanha com as filhas, Leonor e Sofia

Duas gerações de Reis de Espanha: Juan Carlos e Sofia; Felipe VI e Letizia e ainda a Princesa das Astúrias Leonor e a Infanta Sofia

A Rainha Letizia

Letizia sabia que Espanha ia colocar todos os olhos sobre ela, esperando a primeira foto como esposa do chefe de Estado.
Rainha Letizia de Espanha

Num modelo de Felipe Varela, o seu "verdadeiro" Felipe em matéria de estilo e de maneira de a deixar confortável. O resultado tem sido muito correto. O modelo escolhido é bonito, discreto e favorece e dá a imagem de austeridade que Letizia pretende transmitir, com detalhes mínimos de um colarinho bordado.
Rainha Letizia de Espanha

De casaco e vestido de cor branca com bordado no pescoço, com cristais de diversas cores. Os sapatos são da empresa de Alicante Magrit.
Rainha Letizia de Espanha
A maquilhagem é de acordo com o seu vestido, muito natural e nada berrante. E o penteado não pode ter mais espaço, alisamento japonês, apenas de lado uma mínima trança.
Rainha Letizia de Espanha
Letizia e as filhas lançaram uma mensagem de simplicidade e harmonia com o guarda-roupa escolhido.
Rainha Letizia, Infanta Leonor e Sofia
A agora Princesa das Astúrias, Leonor e a Infanta Sofia, tem o mesmo vestido, mas em cores diferentes.
Infanta Sofia e Infanta Leonor

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário